Translate

15 de março de 2024

Tarja Turunen e Marko Hietala, Nostalgia e a verdadeira representação de “A Bela e a Fera” na terra da Garoa

Foto: Rogério Talarico


Tarja Turunen e Marko Hietala - Tokio Marine Hall - São Paulo/SP - 08 de março de 2024


Por Karina Paula

Fotos gentilmente cedidas por: Rogério Talarico


E mais uma vez nossa rainha do soprano lírico, Tarja Turunen, volta ao Brasil, só que desta vez na companhia de seu ex-colega de banda, Marko Hietala, fazendo a cidade cinza viver uma explosão de nostalgia e emoção.

São Paulo é a primeira cidade a prestigiar essa união no país, e mesmo com um pé d'agua que começa a cair no final da tarde, da tão famosa cidade da garoa, não impediu os fãs de perderem essa união tão aguardada. 

Os portões se abrem e ainda com a pista um pouco vazia (devido as fortes chuvas), às 20h15, a banda paulistana Allen Key, entra ao palco para começar esquentar a noite, deixando os fãs ainda mais ansiosos para o que estava por vir. 

Foto: Rogério Talarico


Logo após a apresentação da banda, os instrumentos são retirados e pontualmente as 21h, nosso queridíssimo Marko Hietala e Tuomas Wäinölä (seu parceiro de composição), entraram ao palco para se apresentarem em um estilo acústico. Os dois formam uma dupla incrível tocando clássicos como DIO, Ozzy. 

Holy Diver, soou perfeitamente bem na voz distintiva e poderosa de Marko, deixando os fãs ainda mais impressionados.

A presença de palco de Marko é sempre muito carismática e chega a ser uma marca registrada de suas apresentações. Ele não poupa tempo e sempre que pode, interage com os fãs de uma forma muito carinhosa e expressiva.

Não podemos deixar de notar também, sua tranquilidade a cada música tocada, trazendo ali um ar confortável e ao mesmo tempo de intensidade ao público. Aqueles 30 minutos de apresentação pareciam ter durado mais de 1h.

As 21h30 eles se despedem do público e agora o palco vai sendo preparado para receber a nossa querida Tarja. 

A casa vai enchendo, os fãs vão ficando ainda mais ansiosos porque em poucos minutos o sonho de todo fã raiz de Nightwish estava prestes a acontecer. 

Foto: Rogério Talarico

Foto: Rogério Talarico

Foto: Rogério Talarico

Foto: Rogério Talarico


As 22h05 as notas de "Eye of the Storm", são tocadas e eis que surge nossa Diva, Tarja Turunen em um lindo vestido preto de couro. Neste momento, todos se arrepiam porque ali, ela mostra sua impactante presença de palco de um jeito inexplicável. Ao final da música, gritos e palmas enchem a casa de show Tokio Marine, e Tarja agradece aos fãs e diz que está muito feliz por voltar a São Paulo. Agora a banda puxa "Demons in You", canção que dá um ar mais animado seguido de um peso intenso em sua composição. O público intensifica animação a cada nota tocada e eles partem para "Die Alive" e em seguida a favorita "Diva", que resume um pouco do que a Tarja representa para os fãs.  

Agora Tarja assume os teclados tocando "Shadow Play". Ver ela tocando e cantando é bem emocionante, pois é algo que traz calmaria e ao mesmo tempo um arrepio junto de um "quentinho no coração". É ver o quanto ela evoluiu muito seguindo sua carreira sozinha. 

E então, o clima de nostalgia se espalha, pois Marko Hietala e Tarja (com um novo figurino brilhante), surgem ao palco cantando "Dead to the World", canção de Nightwish, e a galera vai literalmente ao delírio, todos cantando a letra como se estivessem voltado ao passado em segundos. Foi extremamente emocionante, e ao término da música, um show de gritos alucinados, assobios e palmas ainda mais altos enchem os músicos de muita alegria e satisfação. Para eles, aquele retorno demonstrou ser muito gratificante. Agora eles seguem com a música "Dark Star" canção do album "What Lies Beneath", uma canção de hard rock, adaptada como um dueto entre Tarja e o cantor americano Philip Labonte, porém conta com a participação de Marko substituindo os vocais de Philip. 

Agora ouvimos o single que ainda não tinha sido lançado, "Left On Mars" e antes de tocarem, Marko conta que quando estava em processo de composição desta música ele pensou em convidar Tarja e então, deu certo. Antes de tocarem, acontece uma falha na guitarra de Tuomas e Tarja brinca dizendo que pode ter sido ela que pisou nos fios. A plateia aguarda a resolução do problema gritando "Ole Ole Ole Ole, Tarja, Tarja!" Ela responde dizendo que nos ama muito. Em seguida eles iniciam a música. 

Foto: Rogério Talarico

Foto: Rogério Talarico


Dead Promises é tocada e mais uma vez Marko ajuda com os vocais. 

A Nostalgia retorna trazendo "Planet Hell" praticamente um hino do Nightwish. E mais uma vez a galera pira cantando a letra e espalhando emoções junto de uma animação imensurável. E mais uma porrada vem por aí, "Wish I Had and Angel" inicia e ninguém segura mais de tanta emoção. 

Após nossos corações estarem saltitantes de ver aquelas apresentações nostálgicas, voltamos a processar o momento da Tarja pós saída Nightwish. Marko sai do palco e ela inicia cantando (com um vestido todo prata brilhante) "I Walk Alone" canção da qual resumiu todo seu processo. Foi muito emocionante, porque ela seguiu, firme e forte e passou por cima de tudo pra viver essa jornada linda que construiu sozinha.

Agora ela segue com a animadíssima "Victim of Ritual". Os músicos saem e então voltam com "Innocence" e "Until my Last Breath".  

Para a surpresa de todos Marko volta ao palco e Tarja aparece vestindo uma camiseta do Brasil.  A galera grita "Phanton, Phanton" pedindo para que eles cantem "The Phantom of the Opera" mas, eles iniciam com "Over the Hills and Far Away" e todos se animam muito novamente cantando a letra do começo ao fim. 

Eles anunciam o fim do show, depois de 2h de apresentação. A galera ainda na esperança gritam "Phanton, Phanton" mas Tarja diz que infelizmente acabou e aparenta estar triste por não poder cantar a canção aos fãs.

Ainda na esperança, mesmo com a foto final da banda pós apresentação, alguns fãs continuaram ali, mas infelizmente, tinha acabado. 

O que dizer desse show? Lindo, perfeito do começo ao fim e aquele gostinho de quero mais.

Será que já podemos contar com Marko em sua banda nas próximas apresentações de nossa querida Tarja? Assim, nós fãs, esperamos mais e mais momentos como esse.

Foto: Rogério Talarico

Foto: Rogério Talarico

Foto: Rogério Talarico


Setlist:

Eye of the Storm

Demons in You

Die Alive

Diva

Shadow Play

Dead to the World (Nightwish) (com Marco Hietala)

Dark Star (com Marco Hietala)

Left on Mars (com Marco Hietala)

Dead Promises (com Marco Hietala)

Planet Hell (Nightwish) (com Marco Hietala)

Wish I Had na Angel (Nightwish) (com Marco Hietala)

I Walk Alone

Victim of Ritual


Encore:

Innocence

Until My Last Breath

Over the Hills and Far Away (Gary Moore cover) (com Marco Hietala)



Agradecimento à Top Link Music pelo credenciamento e Miram Martinez Assessoria de Imprensa e Tokio Marine Hall pela atenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário