Translate

19 de abril de 2024

Dickey Betts, cofundador da Allman Brothers Band, morre aos 80 anos

Foto: Rick Diamond


Dickey Betts, que revolucionou a abordagem das guitarras gêmeas no rock antes de ajudar a tirar a Allman Brothers Band de uma tragédia indescritível, morreu aos 80 anos, em sua casa em Osprey, Flórida. Betts sofria de câncer e doença pulmonar obstrutiva crônica.

Ele nunca garantiu fama individual, apesar de ter sido uma parte tão importante da Allman Brothers Band. Afinal, Betts continuou incomodando o falecido Duane Allman até que ele finalmente recrutou o irmão mais novo, Gregg, para cantar em seu traje novato. A essa altura, ele e Duane já haviam criado um estilo colaborativo que tornou os papéis tradicionais de ritmo e guitarra solo totalmente obsoletos.

Nós sentávamos e conversávamos sobre como é uma merda que toda boa banda que você forma, os guitarristas começam a ficar com ciúmes uns dos outros e começam a tentar matar uns aos outros e estragar tudo”, disse Betts ao Sarasota Herald-Tribune em 2014. "Duane e eu tínhamos um entendimento, como um tipo de entendimento da velha alma, de vamos brincar juntos."

'Idlewild South', lançado em 1970, apresenta o primeiro single da Allman Brothers Band: "Revival", escrito por Betts. Sua instrumental "In Memory of Elizabeth Reed" proporcionou um momento chave em seu álbum inovador, 'At Fillmore East', de 1971. Em seguida a Allman Brothers Band sofreu as perdas de Duane Allman e Berry Oakley, que morreram em consecutivos acidentes de moto. Betts foi deixado como o líder de fato do grupo, em particular durante as recaídas de Gregg Allman.

A canção de Betts, "Ramblin 'Man", um sucesso número 2 em 1973, criou uma nova base para a Allman Brothers Band continuar em frente. Eles romperam no final dos anos 70 e novamente no início dos anos 80.

Descanse em paz, Dickey Betts...

Nenhum comentário:

Postar um comentário