Translate

28 de maio de 2024

Doug Ingle, vocalista fundador do Iron Butterfly, morre aos 78 anos

Foto: Michael Ochs Archives

Doug Ingle, vocalista, organista e compositor principal da banda Iron Butterfly, morreu aos 78 anos.

O falecimento do roqueiro foi confirmado por seu filho, Doug Ingle Jr., nas redes sociais.

É com o coração pesado e grande tristeza que anuncio o falecimento de meu pai Doug Ingle. Papai faleceu pacificamente [sexta-feira] à noite [24 de maio] na presença da família”, escreveu ele. "Obrigado por ser pai, professor e amigo. Caríssimas lembranças amorosas que levarei pelo resto dos meus dias avançando nesta jornada da vida. Te amo pai".

Ingle nasceu em Omaha, Nebraska, mas mudou-se para San Diego ainda jovem. Seu pai, Lloyd, era organista de igreja, expondo o futuro astro do rock à música desde cedo.

Ingle foi cofundador da Iron Butterfly em 1966, começando em San Diego antes de se mudar para Los Angeles um ano depois. O grupo de rock psicodélico lançou seu álbum de estreia, 'Heavy', em janeiro de 1968. Seis meses depois, eles alcançariam o estrelato com seu segundo LP.

Lançado em junho de 1968, 'In-A-Gadda-Da-Vida' tornou-se um triunfo multiplatinado, passando 81 semanas no Top 10 dos EUA. O álbum é mais lembrado por sua faixa-título, uma explosão de rock psicodélico - escrita por Ingle – que originalmente durou mais de 17 minutos. A versão de rádio da música, reduzida para três minutos, se tornou um hit Top 40 e continua sendo uma das músicas mais influentes de sua época. Nas décadas desde seu lançamento, "In-A-Gadda-Da-Vida" foi regravada por todos, desde Slayer até Os Simpsons.

Descanse em paz, Doug Ingle...

Nenhum comentário:

Postar um comentário