Translate

9 de maio de 2024

Steve Albini, produtor do Nirvana e Pixies, morre aos 61 anos

Foto: Jim Bennett/WireImage


Steve Albini, o prolífico produtor e engenheiro que trabalhou com Nirvana, Pixies e muitos outros, morreu nesta quarta-feira (08) de ataque cardíaco aos 61 anos. A notícia foi confirmada ao Pitchfork pela equipe do estúdio de Albini em Chicago, Electronic Audio.

Além de seu trabalho de produção ao longo das décadas, Albini liderou as bandas Big Black, Shellac e Rapeman. Shellac estava programado para lançar seu primeiro álbum em 10 anos, intitulado 'To All Trains', em 17 de maio.

Nascido em 1962, Albini se formou em jornalismo, mas acabou escolhendo trabalhar no cenário musical após se mudar para Chicago. Na cidade, ele começou a compor músicas para bandas locais até ajudar na formação do grupo Big Black, em 1981.

Como o Nirvana estava pronto para fazer a continuação de seu álbum 'Nevermind', que fez história, Albini enviou à banda uma proposta de quatro páginas descrevendo suas intenções para 'In Utero', de 1993. “Considero a banda a coisa mais importante”, escreveu ele.

Acho que a melhor coisa que você poderia fazer neste momento é exatamente o que você está falando: lançar um disco em alguns dias, com alta qualidade, mas com ‘produção’ mínima e sem interferência dos marcadores do front office. Isso é realmente o que você quer fazer, eu adoraria estar envolvido."

Isso representava o estilo de Albini, o que o tornou um favorito entre artistas independentes como PJ Harvey, The Stooges e Cheap Trick. Ele também gravou e projetou o álbum de 1998 de Robert Plant e Jimmy Page, 'Walking Into Clarksdale'.

Mas ele era mais conhecido por seu trabalho em 'In Utero' do Nirvana, que mais tarde criticou quando partes do álbum foram remixadas por Scott Litt, e a estreia do Pixies em 1988, 'Surfer Rosa'. Sua banda Big Black também era popular entre os fãs de música underground; 'Atomizer', de 1986, e 'Songs About Fucking' de 1987, são discos fundamentais da cena noise-rock dos anos 80.

Descanse em paz, Steve Albini...

Nenhum comentário:

Postar um comentário