Translate

25 de fevereiro de 2025

Dica de Cinema: Desconhecidos Somos Nós


Por: Pedro Pellegrino 


Fomos convidados pela Searchlight Pictures para participar da cabine de imprensa do filme 'Um Completo Desconhecido', que conta a história de Bob Dylan. 

James Mangold é um excelente diretor. "Copland", "Garota Interrompida" são dois filmes do começo de carreira do diretor americano. E dois filmaços. "Garota Interrompida" deu o primeiro (e único) Oscar para Angelina Jolie, em uma atuação primorosa.

"Um completo desconhecido" é seu 13° trabalho. E sua verdadeira obra-prima. A cinebiografia de Bob Dylan. 

Confesso que não estava muito animado com esse filme. Realizar uma obra sobre o gênio Dylan assusta muita gente. Não vou muito com a cara de Timothée Chalamet.

Ainda bem que fui surpreendido.


Logo no começo do filme, presenciamos o jovem cantor indo visitar o seu ídolo Woody Guthrie (atenção para o ator da série True Detective). Dentro do quarto do hospital também estava o ícone folk Peter Seeger, interpretado brilhantemente por Edward Norton. 

Seeger vai ser importantíssimo no início de carreira de Dylan, dando oportunidades para o cantor mostrar todo o seu talento. 

Sua personalidade fica latente desde as suas primeiras composições. Onde não existem concessões para a nova música que ele estava criando. Suas canções vinham sempre em primeiro lugar, não importando suas relações com belas garotas. Entre elas a grande cantora Joan Baez. 

Sua namorada na época (a que aparece na capa do álbum "The Freewheelin" -1963), atuação muito madura de Ellen Fanning, aos poucos começa a entender que está convivendo com um gênio e dificilmente irá domá-lo. Seu espírito livre irá amaldiçoá-lo a vida inteira. 

Johnny Cash também tem um belo destaque no filme. Mangold já tinha feito magistralmente a película "Walk in The Line- Johnny and June", cinebiografia de Johnny Cash. Num momento chave do filme, é o cantor furioso que manda um verdadeiro "foda-se" para Dylan entender em relação aos seus empresários. 

"Um completo desconhecido" está disputando o Oscar em oito categorias: Filme, Direção, Ator (Chamalet) Ator coadjuvante (Edward Norton), Atriz coadjuvante (Monica Bárbaro interpretando Joan Baez), Roteiro Adaptado, Som e Figurino.


Assisti no Imax do shopping Eldorado e fui totalmente impactado com o filme. Nós que somos escritores, músicos, cineastas, pintores, desenhistas, fotógrafos, artistas, sabemos como é difícil tentar viver de nossa arte.

O início normalmente é tortuoso, cheio de morteiros, mas muitas vezes atingimos a glória. E o sucesso, fama, dinheiro, normalmente não é nada daquilo que imaginamos. Kurt Cobain sofreu com isso também.

É belíssimo assistir um gênio trabalhando. 

Um filme comovente, onde um artista nasceu no meio do furacão e mudou o mundo.


É para poucos. 

É para quase nenhum.

Desconhecido somos nós.


Obrigado, Dylan. Você colocou a poesia na música. E se hoje arrisco os meus poemas é por causa de Deuses iguais a você.


Eu saí tonto do filme

Cheio de gás 

Deixe a depressão pra trás 

Encontre a mulher de seus sonhos 

E fique com ela o resto de sua vida na cama nova.

Ouça o som 

Da mais escura lua de Saturno

Encha o peito de felicidade 

Ela dura pouco como uma boa canção de Dylan.


Nenhum comentário:

Postar um comentário