Translate

19 de julho de 2016

Histórias da Guitarra!!!

Histórias dos maiores guitarristas no mundo do rock. Essa semana: Nuno Bettencourt


Nuno Bettencourt (20 de setembro de 1966, Praia da Vitória, Terceira, Açores) é um virtuoso guitarrista Português, membro da banda Extreme, e que ficou famoso por seus solos extremamente técnicos, sendo a sua maneira de tocar muito influenciada por Eddie Van Halen.
Nuno Bettencourt nasceu na Praia da Vitória, Terceira, Açores, Portugal, em 1966. Mudou-se, com a sua família, para Hudson, Massachusetts aos 4 anos.
Nos EUA não tinha grande interesse por música. Preferia o desporto, principalmente hóquei e futebol. O primeiro instrumento que tocou foi bateria, até que o seu irmão, Luís Gil Bettencourt, começou a ensinar-lhe a tocar guitarra, mas aprendeu sobretudo como autodidata.
Em 1985 Bettencourt juntou-se à banda Extreme. No dia 5 de agosto de 1987 fizeram um concerto em Boston com presença de executivos de grandes gravadoras e, em novembro, assinaram com a A&M Records.
Por volta de março de 1988, os Extreme fizeram a sua primeira grande apresentação ao público, abrindo um concerto dos Aerosmith (banda também de Boston). O single "More Than Words" alcançou o primeiro lugar em vários países, entre eles: Estados Unidos, Holanda, Portugal e Israel. Durante a turnê tocaram em vários festivais e com vários grupos e cantores famosos, entre eles o ex-Van Halen David Lee Roth. Nuno foi convidado para tocar no “Guitar Legends”, em Sevilha, Espanha. Tocou ao lado de Brian May, Steve Vai, Joe Satriani, entre outros. A turnê de ‘Pornograffitti’ terminou em Honolulu, no dia 15 de dezembro de 1991. Foi premiado em todas as categorias a que foi indicado no “Guitar For The Practicing Musician readers’ poll” e ainda ganhou os prêmios:“Top Of The Rock”, “Songwriter of the Year”, “Solo of the Year” (pelo solo de guitarra que fez, chamado “Flight of the Wounded Bumblebee”) e também “Guitar LP of the Year”. Em 1996 saiu da banda para iniciar uma carreira a solo. Nuno Bettencourt lançou seu CD ‘Schizophonic’ que surpreendeu a todos os fãs que esperavam um CD ao estilo Steve Vai ou Eddie Van Halen. Schizophonic demorou cinco anos a ser concluído. Em 16 de dezembro de 1997, Bettencourt forma a banda Mourning Widows (o nome foi inspirado por uma escrita que tinha visto na parede de uma igreja em Portugal) que lançaram no Japão, através da Polydor, um álbum auto-intitulado. o disco vendeu 45.000 no primeiro mês. O segundo álbum da banda, "Furnished Souls for Rent" foi lançado originalmente no Japão em 2000. Como guitarrista e compositor, Bettencourt consegue retirar uma variedade de estilos e influências. Os seus trabalhos mais importantes foram no campo do rock e heavy metal mas os seus maiores sucessos foram canções acústicas. Bettencourt é considerado como um guitarrista técnico e é influenciado por muitos guitarristas diferentes como Eddie Van Halen, Al Di Meola ou Jimmy Page. Consideram ainda que seus solos são influenciados por Brian May dos Queen.

Nascimento: 20 de setembro de 1966 (50 anos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário