Translate

23 de agosto de 2016

A voz do Rock!!!

Dave Grohl

David Eric Grohl (Warren, 14 de janeiro de 1969) é um músico e compositor norte-americano. Ex-baterista das bandas Nirvana, Queens of the Stone Age e Them Crooked Vultures. Também é o fundador, vocalista e guitarrista da banda Foo Fighters.

Desde cedo tocou bateria em muitas bandas punk, e aos dezesseis anos, no começo da década de 1980, entrou para a banda Scream. A primeira vez que Dave viu o grupo Nirvana atuar, foi durante uma turné europeia do Scream. Depois, com a turné cancelada, o fim da banda Scream e ainda alguns problemas financeiros, ligou para Buzz Osborne, um amigo dele que conhecia Kurt e Krist, arranjou o número de telefone de Krist, ligou-lhe e foi para Seattle. Quando chegou, tocou com os dois, que na época tocavam, provisoriamente, com Dan Peters, baterista dos Mudhoney. Kurt e Krist perceberam que ele era o baterista que eles estavam à procura e Dave entrou para a banda.
Em 1992, Grohl gravou a demo Pocketwatch com algumas das suas composições, sob o pseudônimo de Late!
Em 1994, com a morte de Kurt Cobain, a banda acabou. Logo em seguida ele se juntou a Tom Petty & the Heartbreakers para uma série de apresentações onde foi convidado para assumir as baquetas. Dave inicialmente aceitou o convite, mas depois de uma conversa com Tom Petty onde Dave falou sobre algumas músicas que tinha composto desde os tempos do Nirvana, então o próprio Tom Petty admitiu que ele perderia seu tempo ali com os "velhos" Tom Petty and the Heartbreakers e disse que ele tinha um belo futuro pela frente liderando uma banda.
Tom Petty estaria certo e assim Dave, junto com seu amigo Barret Jones entrou num estúdio profissional e gravou algumas coisas que, mais tarde, dariam origem ao primeiro CD do Foo Fighters. Ele gravou todos os instrumentos, fez cem cópias da fita e mandou para amigos. Logo, várias gravadoras se interessaram e, junto com Nate Mendel (baixo), William Goldsmith (bateria), Pat Smear (guitarra), Dave assumiu os microfones e formou o Foo Fighters.
Dave apesar do sobrenome alemão, também tem ascendência eslovaca e irlandesa. Envolveu-se no início dos anos 90 com a Riot Grrrl Kathleen Hanna, da banda Bikini Kill, e com a baixista da banda L7, Jennifer Finch. Dave Grohl casou-se duas vezes. A primeira vez foi com a fotógrafa Jennifer Youngblood de 1993 a 1997. Depois do divórcio, Grohl teve relacionamentos com Louise Post de Veruca Salt, com a artista solo e também com a baixista da banda Hole, Melissa Auf der Maur, e com uma snowboarder profissional, chamada Tina Basich.
Finalmente ele casou-se com sua segunda esposa, uma produtora da MTV chamada Jordyn Blum em 2 de Agosto de 2003, em Los Angeles. Dave Grohl tem três filhas: Violet Maye, Harper Willow e Ophelia Saint.

Nascimento: 14 de janeiro de 1969 (47 anos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário