Translate

17 de agosto de 2016

Clássicos do Rock!

Guns n' Roses

Guns N' Roses é uma banda de hard rock formada em Los Angeles, Califórnia (EUA), em 1985. A banda já lançou seis álbuns de estúdio, três EP's e um álbum ao vivo.
A banda já vendeu 100 milhões de cópias em todo o mundo, sendo cerca de 43 milhões somente nos Estados Unidos. O seu álbum de estreia em 1987, Appetite for Destruction vendeu cerca de 40 milhões de cópias no mundo todo, sendo certificado 18 vezes platina pela RIAA (Associação da Indústria de Gravação da América). O grupo foi formado no início de 1985 pelos membros do Hollywood Rose Axl Rose (vocais) e Izzy Stradlin (guitarra rítmica); e membros do L.A. Guns Tracii Guns (guitarra), Ole Beich (baixo) e Robbie Gardner (bateria). A nova banda criou o seu nome a partir da combinação de dois dos nomes dos membros do grupo. Depois de pouco tempo, o baixista Ole Beich foi substituído por Duff McKagan enquanto a falta de Tracii Guns nos ensaios levou à sua substituição por Slash.
Slash tinha tocado com McKagan no Road Crew e com Stradlin durante um curto período no Hollywood Rose. A nova formação se reunira rapidamente, mas pouco antes de embarcar em uma turnê curta de Sacramento, Califórnia, para Seattle, Washington, o baterista Rob Gardner saiu e foi substituído por um amigo de Slash, Steven Adler. A banda, que continuou a ser chamada Guns N' Roses, mesmo depois da partida de Tracii Guns, estabeleceu a sua primeira linha estável até o chamado "Hell Tour".
A estreia nos palcos da nova formação aconteceu em 6 de Junho de 1986, no Troubador em Hollywood, para cerca de 150 pessoas. Após isso, a banda seguiu para Seattle onde teve a sua turnê de estreia, conhecida por Hell Tour. No caminho entre Los Angeles e Seattle, a van onde viajavam quebrou, não restando alternativa a não ser abandonar o veículo e pedir carona. E esta carona, demora mais de dois dias para chegar, atrasando seu primeiro compromisso em Seattle, causando, como consequência, o cancelamento da turnê inicial do Guns N' Roses pelos Estados Unidos, fazendo com que Axl e cia. vendessem parte do equipamento para voltar para casa.
Em 1986, contornando as dificuldades, gravaram um EP com quatro músicas. O disco, lançado de forma independente, era composto por quatro faixas de fitas demo da banda com o ruído da multidão sobreposta. Continha covers de Rose Tattoo ("Nice Boys") e do Aerosmith ("Mama Kin"), juntamente com duas composições originais: "Reckless Life" e "Move to the City", ambas coescritas pelo membro fundador do Hollywood Rose, Chris Weber.
As dificuldades não durariam muito. Appetite for Destruction foi lançado em julho de 1987 e se tornou em pouco tempo o primeiro disco de estreia de uma banda de hard rock a alcançar o primeiro lugar nas paradas e também foi o disco de estreia que mais vendeu na história do rock, com cerca de 18 milhões de cópias vendidas somente dos Estados Unidos. À medida que o disco vendia mais e mais, a banda prosseguia com seus shows, abrindo para bandas maiores como Iron Maiden e Rolling Stones, e posteriormente encabeçando seus próprios shows.
Foi aclamado pela crítica, mas o álbum e seu primeiro single, "Welcome to the Jungle", ficaram um bom tempo sem muita exposição, quase um ano, até que David Geffen pediu à MTV para transmitir o videoclipe da faixa. Apesar de inicialmente passar apenas de madrugada, logo o vídeo se tornou um dos mais requisitados da emissora. O segundo single, "Sweet Child o' Mine", foi ainda mais bem-sucedido, e quando o terceiro, "Paradise City", foi lançado, o álbum já tinha alcançado o topo das paradas. Contrastando com o sucesso cada vez maior, os componentes geram escândalos e controvérsias nos anos que se seguem: agressões a vizinhos e repórteres, tumultos constantes gerados durante os shows, brigas, abuso de drogas e bebida, prisões e dezenas e dezenas de processos em todos os países por onde a banda passava.
Em 1990, a banda começou a gravação de seu próximo álbum. Durante a gravação de "Civil War", Steven Adler não conseguia tocar bateria de tão viciado que se encontrava com cocaína e heroína, com mais de 30 takes sendo necessários. Como resultado, Adler foi demitido em julho de 1990 e foi substituído pelo baterista Matt Sorum, que havia tocado brevemente com The Cult, e quem Axl havia creditado para salvar a banda. Poucos meses antes, o tecladista Dizzy Reed se tornou o sexto membro do grupo quando ele se juntou como membro oficial. A banda despediu seu empresário, Alan Niven, substituindo-o por Doug Goldstein em maio de 1991. O Guns N' Roses acompanhou os álbuns Use Your Illusion com muitos vídeos, incluindo "Don't Cry", "November Rain" e "Estranged".
Antes e após o lançamento dos álbuns, o Guns N' Roses embarcou por 28 meses na Use Your Illusion Tour.
Em janeiro de 1991, a banda tocou para o maior público até então: 140 mil pessoas no dia 20 de janeiro e 120 mil no dia 23, no festival Rock in Rio 2 realizado no estádio Maracanã, Rio de Janeiro. Foram os concertos que marcaram as estreias de Matt e Dizzy na banda. Em maio do mesmo ano, teve início a turnê mundial dos álbuns Use Your Illusion (que seriam lançados meses depois), começando pela cidade americana de East Troy, Wisconsin, com a turnê durando 26 meses, com 192 shows em 32 países. A banda Skid Row abriu os shows.
Uma turnê se seguiu ao lançamento de Use Your Illusion I e II, e foi justamente este o motivo da saída inesperada de Izzy Stradlin, cansado da vida na estrada. A saída de Izzy ocorreu sem maiores danos à relação dele com o resto da banda. Foi substituído às pressas por Gilby Clarke e poucos meses depois lançou seu trabalho solo com a banda Izzy Stradlin and The Juju Hounds, que não obteve a repercussão esperada.
Em 1995, Slash sentou com Rose e os outros integrantes da banda para apresentar gravações e demos de músicas e riffs de guitarra compostos por ele. O estilo das gravações era semelhante ao estilo do Appetite For Destruction. Axl rejeitou o projeto de Slash, alegando que as gravações não eram fortes o suficiente para serem lançadas em um álbum e não se encaixava em seus planos para a banda. Duff McKagan também não aprovou as músicas. Slash estava organizando a sua banda, o Slash's Snakepit. Pouco tempo depois, Axl chama Slash para conversar e diz que mudou de ideia a respeito das gravações de decide gravar as músicas para lançar em um álbum, porém Slash já havia lançado as músicas com o Slash's Snakepit. O álbum foi batizado de "It's Five O' Clock Somewhere", o episódio teria deixado Rose bastante irritado.
A gravação de "Sympathy for the Devil", bem como a tensão entre ele e Rose, levou Slash a deixar a banda oficialmente em Outubro de 1996. Ele foi substituído pelo guitarrista de turnê do Nine Inch Nails, Robin Finck, em janeiro de 1997, que assinou um contrato de dois anos com a banda em agosto de 1997 tornando-o um membro oficial. Matt Sorum foi demitido em abril de 1997 e, em seguida, o baixista Duff McKagan se demitiu em agosto de 1997. Até o final de 1998, uma nova versão do Guns N' Roses surgiu: muitos músicos vieram e se foram da banda nova, mas o grupo central incluiu Rose, Stinson, o tecladista Dizzy Reed e o multi-instrumentista Chris Pitman. Em 2000, o guitarrista de avant-garde, Buckethead, entrou para o Guns N' Roses como um substituto de Finck. O baterista Josh Freese foi substituído por Bryan Mantia (ex-Primus). Robin Finck voltou para a banda no final de 2000, para complementar Buckethead na guitarra solo. Em março de 2004, o guitarrista Buckethead abandona a banda, alegando falta de interesse do Axl em lançamento de material e shows, fato que só seria oficialmente anunciado quatro meses depois. Com a saída de Buckethead, a banda cancela sua apresentação no Rock in Rio Lisboa, que aconteceria no mesmo ano. Nenhum guitarrista substituto fora anunciado. A banda anunciou em fevereiro de 2009 o guitarrista DJ Ashba para substituir o guitarrista Robin Finck, que deixou o grupo para entrar em turnê com sua ex-banda, o Nine Inch Nails.
No final de dezembro de 2015, a banda já indicava que a reunião com a formação clássica aconteceria. No dia 30 de dezembro, a Billboard confirmou o retorno da formação original e show no próximo festival Coachella de 2016.
Em 5 de janeiro de 2016, os membros originais da banda Slash e Duff McKagan confirmaram que participarão da reunião de Guns N' Roses no festival Coachella do presente ano, através das suas contas oficiais nas redes sociais.[44] O site oficial do evento, por sua vez, confirmou a banda encabeçando o line-up dos dias 16 e 23 de abril.
No dia 1 de abril de 2016, O esperado retorno aos palcos do Guns N' Roses com Slash e Duff pela primeira vez em 20 anos chegou mais cedo do que o previsto, com um show surpresa na noite de sexta-feira em Los Angeles, em espaço pequeno, mas que marcou sua carreira. A banda irá passar pelo Brasil, com a formação clássica, em Novembro.

Origem:Los Angeles, Califórnia
País: Estados Unidos
Gênero(s): Hard rock, heavy metal, glam metal (início)
Período em atividade: 1985 – presente

Nenhum comentário:

Postar um comentário