Translate

20 de setembro de 2016

A voz do Rock!!!

David Lee Roth

David Lee Roth, também conhecido como Diamond Dave (Bloomington (Indiana), 10 de outubro de 1954), é um compositor musical, ator, autor, personalidade do rádio e um vocalista de rock, que se tornou notório por seu trabalho no Van Halen. Filho de Nathan Roth, um proeminente oftalmologista judeu, David foi morar em Pasadena (Califórnia, Estados Unidos) na adolescência após morar em Swampscott (Massachusetts, Estados Unidos). Manny Roth, tio de David, é proprietário de um influente clube noturno em Nova York. Os avós de David são imigrantes de Portugal e da Ucrânia que vieram morar no estado de Indiana.

Na adolescência, começou a cantar em várias bandas underground de Los Angeles, onde a que mais David se estabeleceu foi a The Red Balls Jets. Nesta época, David Lee Roth já era um "amigo" dos irmãos Van Halen, e por eles eventualmente alugarem um sistema de som com o David, para economizar dinheiro, eles decidiram colocar o David como vocalista da banda que eles estavam formando, que na época ainda se chamava Mammoth. Mais tarde, após descobrirem que existia uma outra banda chamada Mammoth, David sugeriu que a banda passasse a se chamar Van Halen, enxergando que o nome poderia funcionar como o do grupo do guitarrista Carlos Santana, que se chamava Santana. Além disso, o famoso logotipo da banda, foi uma criação dele. No início de 1985, o primeiro disco da carreira solo de David Lee Roth, Crazy from the Heat, foi lançado enquanto ele ainda era um membro do Van Halen. As canções "California Girls" e "Just a Gigolo/I Ain't Got Nobody" (esta, famosa nos anos 50 ao ser gravada por Louis Prima.) tiveram relativo sucesso, que se deram em grande parte devido aos vídeos musicais inovadores, que apresentavam personagens ridículos criados por Roth e o diretor de arte, Pete Angelus.

Em abril de 1985 David saiu do Van Halen, embora algumas fontes digam que na verdade ele foi mandado embora da banda. Segundo foi dito, as maiores discordâncias vinham de David com Eddie Van Halen, já que Eddie queria incorporar ao som da banda teclados, sintetizadores e baladas. Em sua autobiografia lançada em 1988, Crazy From the Heat, David caracterizou a música do Van Halen logo antes da sua partida como "tediosa". Dizem que David queria gravar um álbum rapidamente e logo depois sair em turnê, e então lançar um filme, mas seus companheiros de banda estavam apáticos, letárgicos e afundados em drogas. Teria sido por isso que David lançou Crazy from the Heat sem a banda. Além disso, David também não gostou da participação de Eddie na música Beat It, gravada por Michael Jackson em 1983. Eddie nunca contou a David que iria participar da gravação, por medo de que David tentasse impedi-lo.
Apesar disso, as razões exatas pelas quais David deixou a banda continuam não-totalmente esclarecidas. Desde 1985, David e seus antigos companheiros de banda isolaram-se. A gota d'água aconteceu quando Eddie fez uma aparição no programa Late Night with David Letterman tocando "Panama" com a banda do programa em 1984. Ou seja, sem os outros membros do Van Halen. Em 2006, David volta ao Van Halen para realizar turnê nos EUA após 20 anos de separação. Esta turnê se tornou o maior sucesso na história da banda e um das maiores bilheterias daquele ano. Em 2015, Van Halen lançou o ao vivo Tokyo Dome Live in Concert, que foi gravado na apresentação ocorrida na capital do Japão em 2012 durante a turnê do CD A Different Kind of Truth. Este foi o primeiro ao vivo do Van Halen contendo o David nos vocais.
As características mais marcantes de David são suas performances acrobáticas, com golpes de artes marciais, sua voz e seu senso de humor.
É considerado um dos maiores vocalistas de todos os tempos, aparecendo na 19a posição da revista Hit Parader entre os 100 melhores vocalistas de heavy metal do mundo. Além disso, foi considerado pelo site "VVN Music" como o 4o maior cantor da história pela ordem de alcance vocal.
Em 2007, ele foi induzido ao Rock and Roll Hall of Fame.


Nascimento: 10 de outubro de 1954 (61 anos)

Ficheiro:David Lee Roth Smashbox 2008.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário