Translate

13 de agosto de 2021

História do Rock Fest: evento online celebra seis décadas de rock and roll neste domingo

Foto: Reprodução

Os alunos do curso de pós-graduação em Teoria, História e Prática de Rock da Faculdade Santa Marcelina apresentam neste domingo (15) o História do Rock Fest, às 19h, com transmissão pelo YouTube. Participam com depoimentos especiais Andreas Kisser (Sepultura), Rafael Bittencourt (Angra), João Gordo (Ratos de Porão), Rodrigo Lima (Dead Fish), Mayara Puertas (Torture Squad) e Grainne Duffy, guitarrista e cantora irlandesa.

Assista o festival e ative o lembrete de estreia aqui:

https://bit.ly/historia-do-rock-fest


O História do Rock Fest tem a missão de apresentar shows em uma linha do tempo com as diferentes fases do rock and roll ao longo das décadas desde o seu surgimento nos anos 1950 aos atuais anos 2000 através de músicas que são verdadeiros clássicos.

O repertório das bandas formadas pelos alunos gira em torno de seis grandes figuras: Jerry Lee Lewis, Etta James, The Kinks, Judas Priest, Alanis Morissette e Arctic Monkeys. Além das músicas apresentadas em formato de collabs, gravadas pelos alunos que estão espalhados por todo o mundo, os apresentadores contam um pouco da biografia desses artistas que revolucionaram o universo do rock.

O objetivo do História do Rock Fest é ainda debater a importância pedagógica da música cover na formação do músico. Os artistas, músicos de grandes bandas do mercado mundial que toparam participar do projeto, contam em depoimentos suas visões sobre a música cover e a importância do impacto que as bandas icônicas têm em inspirar o nascimento posterior do trabalho autoral de cada um. Longe da ideia do cover cumprindo uma função mercadológica, eles discutem e expõem novas discussões e visões sobre o tema.

Andreas Kisser, que acaba de ver surgir um disco do Sepultura formado apenas pela atualíssima experiência das collabs feitas por sua banda durante o isolamento social, o álbum SepulQuarta que leva o nome das sessões de quarentena que o grupo colocou no ar em 2020, conta sobre como mirou os ídolos do passado para aprender guitarra e sua experiência com o Kisser Clan, banda de covers que leva em conjunto com o filho Yohan Kisser. 

Rafael Bittencourt, do Angra, que é ex-aluno da Faculdade Santa Marcelina, deixou como depoimento a importância do cover na formação dos músicos e de seus repertórios durante a vida. Rodrigo Lima conta situações com a música cover antes de partir para a fundação do Dead Fish bem como João Gordo fala da importância do cover enquanto afirmação dos músicos em seus caminhos. A vocalista Mayara Puertas explica que muitas vezes as bandas covers são um parâmetro para as autorais em busca de músicos com características determinadas. 

O evento História do Rock Fest surge da disciplina Prática de Bandas ministrada pelo professor e guitarrista Heraldo Paarmann que, neste ano, teve ainda a missão de inserir os músicos ao novo cenário e realidade dos shows online e dos vídeos gravados à distância de forma colaborativa bem como a necessidade do domínio de novas tecnologias fundamentais para a atualidade da carreira musical bastante acelerada pelo cenário de pandemia.


Serviço:

História do Rock Fest

Quando: 15/08 (domingo)

Hora: 19h

Onde: Canal História do Rock Fest no YouTube 

Link: bit.ly/historia-do-rock-fest


Mais em instragram.com/historiadorockfest


Agradecimento: Agência 1 A 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário