Translate

9 de agosto de 2021

Renato, o Russo - Livro de Julliany Mucury investe em abordagem inédita sobre o legado poético de Renato Russo

Foto: Divulgação

Livro de Julliany Mucury investe em abordagem inédita sobre o legado poético de Renato Russo


Por Yasmin Lisboa

"Renato é poeta?" Foi justamente esse o questionamento que inspirou a pesquisa de Julliany Mucury. O livro Renato, o Russo mergulha de maneira inédita na trajetória de um dos maiores poetas e cancionistas da história da música brasileira, desvendando as múltiplas qualidades e significados que formaram as personalidades do jovem Renato Manfredini Jr. e do artista Renato Russo. Depois de dez anos de pesquisas, coletas de dados e análises da obra do vocalista da Legião Urbana, a pesquisadora apresenta em detalhes o legado das poesias de Renato e a sua contribuição para a cultura e o pensamento do país. Editado pela Garota FM Books, o livro está em uma campanha de financiamento coletivo pelo Catarse e vai celebrar o legado de Renato Russo em outubro, quando sua morte completa 25 anos.

Link da campanha: https://www.catarse.me/renatoorusso 

Entre as recompensas estão o próprio livro, que tem capa assinada por outro brasiliense, o artista plástico Alex Moraes, e será impresso em três cores (laranja, roxa e preta), e os outros títulos da editora ("Discobiografia Legionária" e "Discobiografia Mutante", de Chris Fuscaldo, e "Jimmy Page no Brasil", de Leandro Souto Maior). O nome na lista de apoiadores é por tempo limitado, pois o livro precisa passar pela diagramação para ir para a gráfica. Empresas ou marcas que quiserem sua logo em uma página de apoiadores culturais também podem adquirir esse espaço nesse mesmo período. 


O livro:

Renato, o Russo dialoga com os relatos biográficos já publicados sobre o cantor e compositor, cuja carreira se iniciou em Brasília. No entanto, o livro vai por um viés diferenciado, analisando a fundo as canções de Renato Russo, bem como o contexto musical, histórico e poético em que elas foram produzidas. Inspirada pelo termo "cancionista", usado pelo músico e linguista Luiz Tatit em um de seus livros, a brasiliense Julliany Mucury afirma que Renato foi muito mais do que um poeta e que sua obra merece estar entre os cânones da música brasileira.

"O Renato Manfredini Jr. escreve para nós. E o que ele quer nos dizer? Para responder a isso, eu fui em busca de 29 letras de autoria exclusiva do Renato, algumas delas descobertas há pouco tempo, e que dizem muito. Dá para a gente traçar um grande legado poético do Renato e o legado que ele quis deixar como mensagem, algo importante para ele, que se preocupava muito com as palavras", complementa Julliany.

Como o livro de Julliany revela, as canções representaram uma parte fundamental na vida de Renato Manfredini Jr. e o ajudaram a compreender melhor o seu lugar no mundo, liberando um lado seu que até então era reprimido. Por isso, as músicas de Renato o acompanharam em suas transformações, falando de questões típicas de sua geração e das mudanças individuais na vida do poeta, atravessando a própria Legião Urbana a partir da década de 1990. Entre elas, a AIDS, doença que vitimou Renato em 1996.

Renato, o Russo surge para celebrar a trajetória de Renato, resgatando a sua memória e a relevância da obra artística deixada por ele. O livro é um presente aos fãs do poeta, mas também uma oportunidade para que novas gerações de amantes da música brasileira possam conhecer o seu legado. 


Sobre a autora:

Nascida em Brasília e vivendo em Berlim, Julliany Mucury é mestre e doutora em Literatura Brasileira pela Universidade de Brasília (UnB) e pesquisadora do sujeito contemporâneo. Em 2019, Julliany defendeu a sua tese de doutorado intitulada Renato Russo: um eu em colisão consigo mesmo. O trabalho é agora adaptado para o livro Renato, o Russo. 


Sobre a editora:

Garota FM Books é uma editora de publicações voltadas para o mercado da música. Seu primeiro lançamento, Discobiografia Mutante: Álbuns que revolucionaram a música brasileira, conquistou para a editora e para a autora - a jornalista e idealizadora da Garota FM Chris Fuscaldo - o Prêmio Profissionais da Música (PPM), em 2019, na categoria Livros Musicais: foi a primeira vez que esta categoria foi contemplada em uma premiação de música no Brasil, rendendo muita exposição na mídia para a editora e os trabalhos de Chris Fuscaldo, também autora de Discobiografia Legionária.

O livro sobre a banda Mutantes, bilíngue, foi lançado em 2018 no Brasil e, em 2019, nos Estados Unidos, tendo sua distribuição alcançado até o Japão. Em 2020, a Garota FM Books lançou o título bilíngue (Português/Inglês) Jimmy Page no Brasil, escrito pelo jornalista e músico Leandro Souto Maior e que narra a relação de amor que o guitarrista do Led Zeppelin construiu com o país.


Agradecimento: Ana Paula Romeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário