Translate

13 de outubro de 2021

Quadrinista Galvão Bertazzi lança novo disco do Efeito Lavanda

Foto: Galvão Bertazzi


O desenhista Galvão Bertazzi libera mais uma vez seu lado musical ruidoso e apresenta um novo trabalho do seu projeto Efeito Lavanda. O disco O Prato de Casamento Real chega às plataformas de streaming pela Monstro Discos.

A Efeito Lavanda é uma guitar band imaginária formada desde 2010 dentro da cabeça de Galvão Bertazzi. As composições, músicas instrumentais em sua maioria, são trilhas sonoras para filmes desconexos e intermináveis, temas para histórias em quadrinhos com páginas trocadas e diálogos suprimidos. Formada por entidades astrais que se materializam esporadicamente em nossa dimensão, ensaiam num estúdio de pintura decadente e as sessões são gravadas e registradas em tempo irreal.

Os primeiros registros do Efeito Lavanda datam do início do século e muita coisa já foi perdida ou esquecida. Nas plataformas de streaming é possível encontrar outros dois registros da “banda”: Trilha sonora oficial do filme BRITA (de 2020) e Nove Temas +1 (de 2021). Agora, Galvão lança O Prato de Casamento Real, com sete novas músicas instrumentais, recheadas com muitas camadas de guitarra, ruído e referências de rock alternativo dos anos 90.

Mas o envolvimento de Galvão com a música não é recente. Ainda quando morava em Goiânia, no fim dos anos 90 e início dos anos 2000, o quadrinista também teve uma banda. E foi banda mesmo, com integrantes reais e Galvão sendo um dos guitarristas e vocalistas. O NEM chegou a gravar fitas e discos demos, integrou o cast da Monstro, tocou nos principais festivais da cidade e gravou um CD oficial, Harmonicaótica (disponível em streaming também), gravado e produzido por ninguém menos que o mutante Sérgio Dias.

Agora, Galvão mergulha nesse projeto de um homem só. Na Efeito Lavanda, ele dá vazão para temas musicais que surgem e que ficam repetindo obsessivamente em sua cabeça. No começo as músicas tinham letras e vocais. A ideia era abordar temas esquisitos e erráticos, mas a coisa foi tomando seus próprios rumos e agora quase tudo é instrumental. O prato que ele nos oferece agora é isso: música instrumental, com muita pesquisa solitária e efeitos analógicos e digitais.

A refeição está servida! Saboreie na sua plataforma de música preferida.


Spotify: https://open.spotify.com/album/4mPjoQOb1OyWd1rKsbxTw2?si=F5KQDynRS8aTqaZsC8Aj9g&dl_branch=1

Deezer: https://deezer.page.link/PodmSthSuhiw6qFB7

Apple Music: https://music.apple.com/br/album/o-prato-de-casamento-real/1587077183


Agradecimento: Razuk Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário