Translate

4 de novembro de 2021

The Baggios une África e Nordeste brasileiro em disco solar Tupã-Rá

Foto: Reprodução

Disco do power trio sergipano encerra trilogia iniciada em Brutown (2016) e Vulcão (2018), que receberam indicações ao Grammy Latino



Existem diversas conotações para o verbo ‘iluminar’ e o The Baggios transita por algumas delas para dar vida ao quinto álbum de estúdio, Tupã-Rá, que chega às plataformas de streaming no dia 4 de novembro por meio do selo Toca Discos.

Link para o streaming: https://links.altafonte.com/tupara.


O disco, que traz referências ao ato de clarear inclusive no título (Tupã é o deus trovão; Rá é o deus sol), traz contemplações e reflexões sobre como o homem se relaciona com o espaço/tempo em meio à abordagens e sonoridades vibrantes, positivas e dançantes.

Tupã-Rá encerra com festa e alegria a trilogia que se iniciou com Brutown (2016) e transitou pelo Vulcão (2018), terceiro e quarto disco, respectivamente na sólida discografia de 17 anos de carreira do The Baggios – e dois discos que levaram a banda a ser indicada ao Grammy Latino.

Enquanto em Brutown o The Baggios trazia revoltas e angústias de um cenário urbano tomado pelo caos sócio político (reflexo de um Brasil em frangalhos com o impeachment de Dilma Rousseff, a tragédia de Brumadinho, por exemplo), o disco, seguinte, Vulcão, representava a fuga para o campo em busca de autoconhecimento e paz por meio de caminhos menos conturbados.

Nesta nova obra, gravada entre março e julho deste ano nos estúdios Maca Records e Peixú Estúdio (ambos em Sergipe), e produzida pelo vocalista/guitarrista Julio Andrade, a banda compartilha os frutos colhidos das imersões e reflexões daqueles tempos.

Tupã-Rá traz 12 faixas que oferecem mensagens positivas, de ode à coletividade, da alegria em festejar entre amigos, ser resiliente com esperança e fala em acreditar nas mudanças em dias ainda tão repletos de desafios, preconceitos e ganâncias.

Dentre as faixas, ‘Digaê’ é a primeira música 100% composta à distância pelo The Baggios, com contribuição de todos os músicos. A canção é um abraço de conforto no amigo, uma mensagem de força e preocupação para as pessoas queridas.

É, ainda, um álbum com participações emblemáticas. Tem Siba em ‘Baggios encontra Siba’ e Chico César e Cátia de França em ‘Barra Pesada’.

O álbum ‘solar’ e com uma latente maturidade de um The Baggios há anos já enraizado na nova safra criativa e talentosa da música nacional, também se legitima pelas influências de sonoridades africanas (afrobeat e música da Etiópia) e nordestinas, misturadas ao vigoroso blues rock com brasilidades executado por Julio Andrade na companhia de Gabriel Perninha (bateria) e Rafael Ramos (teclados).

A citada – e swingada – Chegança, com referências à música tradicional da Etiópia, é inspirada em uma manifestação popular de São Cristóvão, cuja dança representa o embate entre os mouros, vindo do norte da África, e cristãos que estavam no Nordeste brasileiro.

Outra música chave de Tupã-Rá é Espelho Negro, que traz em sua sonoridade algo até então inédito na música do Baggios: o samba. Na parte lírica, junto à canção Barra Pesada, são os momentos mais reflexivos e politizados do álbum. Criticam o preconceito e a ganância, dois problemas da (des)estrutura da sociedade brasileira.

São dois momentos bem delineados em Tupã-Rá, como um Lado A e Lado B. Na primeira parte, que começa em ‘Chegança’ e segue até ‘Clareia Trevas’, o The Baggios ilustra tudo aquilo que absorveu e refletiu nos últimos anos sobre o que é estar vivo e como estar em constante evolução espiritual e mental no mundo.

Do outro lado, de ‘Baggios encontra Siba’ até Sun-Rá, o momento é de sentir as vibrações positivas e mexer o corpo, com músicas dançantes, que exaltam sentimentos brilhantes e coloridos, além de resgatar o passado por meio de lembranças afetivas.

Foto: Marcelinho Hora


Ficha técnica

Produzido por Julio Andrade

Gravado entre março e julho de 2021 nos estúdios Maca Records e Peixú Estúdio, ambos em Aracaju (Sergipe)

Mixagem e Masterização por Leo Airplane

Arte da capa: concepção de Julio Andrade, fotografia de Marcelinho Hora e esculturas de Marlon Delano

Selo: Toca Discos

Assessoria: Tedesco Mídia

Booking: Brain Productions Booking


Todas as músicas compostas por Julio Andrade, exceto "Barra Pesada" (Julio Andrade e Chico César), "Baggios Encontra Siba" (Julio Andrade e Siba), "Chuva" (Julio Andrade e Gabriel Perninha) e "Digaê" (Julio Andrade, Rafael Ramos e Gabriel Perninha).


Participações especiais: Siba, Chico César e Cátia de França


Metais nas músicas "Deixa Raiar", "Chuva" e "Espelho Negro":

André Lima (Trompete)

Mario Augusto (Saxofone e flauta)

Jeovane Lima (Trombone)


Percussão nas faixas "Chuva", "Espelho Negro" e "Deixa Raiar": Rodrigo Pacato


Acompanhe mais novidades da banda:

https://linktr.ee/thebaggios.


Agradecimento: Tedesco Comunicação e Midia

Nenhum comentário:

Postar um comentário