Translate

11 de janeiro de 2022

Imagens de shows dos Rolling Stones em Altamont, são encontradas nos arquivos da Biblioteca do Congresso

Foto: Biblioteca do Congresso


Quando o especialista em filmes da Biblioteca do Congresso, Mike Mashon, ouviu falar sobre os rolos recém-encontrados de filmagens de shows dos Rolling Stones, ele pensou que fossem cópias de um show que a banda fez em Londres em 1969.

Mas quando o filme mudo e colorido foi enviado para ser digitalizado, seus técnicos o contataram e disseram: “Você precisa vir ver isso”, disse ele.

A filmagem não era do show em Londres naquele mês de julho. Era do notório show cinco meses depois no Altamont Speedway perto de San Francisco, onde um fã foi morto, outros três morreram e, muitos acreditam, a revolução social dos anos 1960 começou seu fim.

De vez em quando, em um arquivo de filmes, você tem a emoção da descoberta”, disse Mashon.

Os filmes nunca foram vistos publicamente antes, disse ele.

O concerto gratuito em 6 de dezembro de 1969, contou com outras estrelas do rock, como Santana, Jefferson Airplane e Crosby, Stills, Nash e Young. O Grateful Dead deveria tocar, mas desistiram quando souberam da violência.

O filme de 8 mm está em duas bobinas, provavelmente filmado com uma câmera doméstica por alguém no palco. A filmagem tem 26 minutos de duração. Quem quer que tenha filmado depois o levou para ser revelado e nunca o pegou, disse Mashon.

O primeiro rolo, filmado durante o dia, apresenta Santana, o Jefferson Airplane, Crosby, Stills, Nash and Young e os Flying Burrito Brothers. Há closes de membros-chave dessas bandas, e Jagger e o guitarrista dos Rolling Stones Keith Richards podem ser vistos assistindo ao fundo. O segundo rolo, filmado à noite, apresenta os Rolling Stones.

Nenhum comentário:

Postar um comentário