Translate

2 de março de 2022

Um dos 100 artistas mais importantes da história, Edgard Scandurra, se apresenta no Blue Note São Paulo, dia 05 de março

Foto: Divulgação


Edgard Scandurra, eleito um dos 100 artistas mais importantes da história da música brasileira de todos os tempos, apresenta seu último álbum “Jogo das Semelhanças” lançado em 2021, no Blue Note São Paulo, dia 05 de março. Este super show ainda conta uma seleção de suas composições tanto na carreira solo, algumas parcerias e também canções de sua banda: o Ira! 

No seu novo álbum, “Jogo das Semelhanças - Gravações de Celular”, o músico liberta emoções e sua cultuada guitarra da correia para abraçar o violão, instrumento que foi seu brinquedo preferido por toda a infância. Em três faixas, lança mão ainda de um teclado Thomas Organ de dois andares, comprado recentemente com apenas duas teclas em funcionamento e cujo conserto custou dez vezes seu preço.

Habituado aos deslocamentos frenéticos exigidos por sua profissão, foi atingido por certeira inspiração na reconexão com seu ambiente doméstico, durante a quarentena da COVID-19. O processo de composição das novas músicas, realizado entre março e setembro de 2020, está embebido da espontaneidade genuína de compartilhar momentos íntimos em casa. Como quem se abre com uma pessoa próxima e querida, sentava no sofá, acertava o ângulo da câmera do celular e começava a tocar. Cada canção tem uma motivação emocional. Nos últimos seis meses, o violão de cordas de nylon da marca nacional Rozzini, que vive com Scandurra há menos de um ano, e o teclado revitalizado revelaram-se assíduos e honrados confidentes. Juntos elaboraram lutos, expuseram fragilidades e transmutaram emoções, num processo intenso de aproximação.



Edgard Scandurra em 40 anos de carreira - 

Em quatro décadas de dedicação à música, Edgard Scandurra contribuiu para a cena musical brasileira com mais de 90 álbuns gravados, sendo oito discos solo ou em parceria, 53 como integrante de outros projetos e bandas e 32 participações e produções. Da icônica banda paulistana IRA! ao projeto musical infantil Pequeno Cidadão, passando por Arnaldo Antunes, Paralamas do Sucesso, Cidadão Instigado, Marina Lima, Otto, Karina Buhr e As Mercenárias, o músico soma um registro musical potente. Há 40 anos, um dos mais importantes e reconhecidos artistas brasileiros ganhava seu primeiro cachê, no valor de cem cruzeiros, no clube paulistano “A Ponto“, localizado na avenida Ibirapuera.“Eu tinha 15 anos e o cachê dava para comprar um refri, um bauru e ajudar meu pai a colocar gasolina!”, diverte-se um dos fundadores da banda IRA!. Mas antes deste rito que marcou sua profissionalização artística, a aptidão musical já estava inegavelmente instalada no DNA de Edgard Scandurra. Aos 5 anos de idade (!), assistia de perto os ensaios da banda do irmão que, nas horas vagas, deixava o pequeno tocar um pouco a guitarra e o violão. Aprendeu alguns acordes e transformou o violão em seu brinquedo favorito na infância e adolescência.

Em 1977, formou sua primeira banda, um trio chamado “Subúrbio” que revelou suas primeiras composições de músicas e letras. Depois de 5 anos, a carreira musical de Scandurra foi interrompida por uma convocação pelo serviço militar (experiência que inspiraria um dos maiores sucessos do IRA!, “Núcleo Base”). O Ira! foi um salto importante na carreira profissional, em 1981, e abriu espaço para colaborações em outros projetos da cena alternativa paulistana, como a banda feminina As Mercenárias, na qual tocou bateria de 1982 a 1984; e as bandas Smack e Cabine C, nas quais tocava guitarra.

A história de Edgard Scandurra se confunde com a história da música brasileira dos últimos 40 anos, com atuações no rock, na MPB, na música eletrônica e no underground. Fundador, guitarrista e compositor do IRA!, Scandurra é consagrado por seu estilo único em riffs e solos de guitarras. Canhoto que não inverte as cordas para tocar. Gravou a guitarra de diversos álbuns do parceiro Arnaldo Antunes, colaborou com artistas como Karina Buhr, Bárbara Eugênia e Marcelo Jeneci. Em 2009 lançou o projeto Pequeno Cidadão, voltado para o público infantil, e desde 1996 está na ativa com seu trabalho de “organoeletrorock” (como ele mesmo define) chamado BENZINA. Eleito pela revista Rolling Stone um dos 100 artistas mais importantes da história da MPB de todos os tempos, transita com total desenvoltura em todos os palcos sejam alternativos ou principais, como um operário do rock, a serviço de seu instrumento e de sua arte. Em 2020, lança o trabalho “Jogo das Semelhanças - Músicas de Celular”, composto e gravado durante a quarentena da Covid 19, entre março e setembro de 2020.



Confira a programação completa do Blue Note São Paulo desta semana:  

03/03 - VANESSA MORENO & SALOMAO SOARES 

03/03 - PIANO MAN - O ESPETÁCULO 

04/03 - ALFREDO DEL PENHO - TANTOS VINICIUS  

04/03 - STEVIE WONDER TRIBUTE

05/03 - LIAH SOARES - A COR DO AMOR

05/03 - EDGARD SCANDURRA SOLO

 


Serviço:

Local: Blue Note São Paulo   

Endereço: Conjunto Nacional – Av. Paulista, 2073 (2° andar)   

Data: 05 de março (sábado)   

Horário: 22h30

Abertura da casa: 19h   

Informações/Reservas: https://bluenotesp.com/  

Ingressos online: https://www.eventim.com.br   

Valor: Setor único - R$90,00  

Central de vendas: (11) 945451511 (sem taxa de conveniência)   

De segunda à sábado das 9h às 20h30 

Domingos e feriados das 12h às 17h30


Agradecimento: Miriam Martinez Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário