Translate

14 de abril de 2022

"Don't Stop Believin" do Journey e "Bohemian Rhapsody" do Queen são selecionadas para inclusão no Registro Nacional de Gravações


Fotos: Divulgação


"Don't Stop Believin" do Journey e "Bohemian Rhapsody" do Queen estão entre as músicas individuais que foram selecionadas para inclusão no Registro Nacional de Gravações da Biblioteca do Congresso.

Sob os termos da Lei Nacional de Preservação de Gravações de 2000, o bibliotecário, do Conselho Nacional de Preservação de Gravações da Biblioteca (NRPB), seleciona anualmente 25 gravações que são "culturalmente, historicamente ou esteticamente significativas" e têm pelo menos 10 anos de idade. As seleções para o registro de 2022 elevam o número total de gravações no registro para 600, apenas uma parte minúscula da vasta coleção de sons gravados da Biblioteca de quase quatro milhões de itens.

"O Registro Nacional de Gravações reflete a diversidade de músicas e vozes que moldaram a história e a cultura de nossa nação", disse a bibliotecária do Congresso, Carla Hayden em comunicado. "A biblioteca nacional tem orgulho de ajudar a preservar essas gravações e agradecemos a contribuição do público. Recebemos cerca de 1.000 indicações públicas este ano."

De “Bohemian Rhapsody”, LoC (Library Of Congress) observou: "quebra quase todas as regras da cartilha para canções de rock: começa com uma suave introdução a cappella; tem uma estrutura complexa sem coro; e cronometra em quase seis minutos. No entanto, o compositor e vocalista Freddie Mercury, embora reconhecendo o risco, estava convencido de que o público o receberia com entusiasmo."

De "Don't Stop Believin'", LoC observou: "Embora nunca tenha saído das ondas do rádio - ou do setlist do Journey - a música ganhou mais permanência cultural por meio de seu uso frequente em jogos esportivos, no musical de rock da Broadway 'Rock of Ages' (onde a música foi o maior encerramento da série) e no cinema e na televisão, mais notavelmente no enigmático episódio final de 'The Sopranos' e no episódio de estreia de 'Glee'."

Nenhum comentário:

Postar um comentário