Translate

22 de abril de 2022

TARJA TURUNEN e SHAMAN - Tokio Marine Hall - São Paulo – SP

Fotos: Ramires Almeida



TARJA TURUNEN e SHAMAN - Tokio Marine Hall - São Paulo – SP - 16 de abril de 2022



Por Daniel Bianchi / Ramires Almeida (AM Produtora)

Fotos: Ramires Almeida


A noite fria do último sábado (16/04) não foi obstáculo para a legião de fãs de Tarja Turunen lotarem o Tokio Marine Hall e proporcionarem mais um capítulo emocionante na história da cantora com o Brasil. Santo Graal e Shaman, promovendo seu recém lançado álbum “Rescue”, completaram o line-up da noite. E a AM Produtora em parceria com a Big Rock’n’roll também não poderiam ficar de fora dessa.

Foto: Ramires Almeida


SANTO GRAAL:

A banda paraense Santo Graal já está na estrada há mais de 20 anos e mostrou-se pronta para a grande responsabilidade do open act para dois ícones do metal mundial. Músicas inspiradas em After Forever, Within Temptation e, é claro, Nightwish, caíram muito bem no gosto da galera, que aplaudiu muito ao final de cada canção. Natália Fay (vocais), Paulo Jr. (guitarra), Ka Storm (baixo), Soares Jr. (teclados), Rebeca Montanha (cello) e Thiago Prando (bateria) foram extremamente competentes e com certeza conquistaram muitos fãs neste show. São a prova de que o metal brasileiro segue firme e forte.

Foto: Ramires Almeida


Aproveitamos a oportunidade para bater um papo com a banda: 

AM: Como foi a preparação para o show? Qual o sentimento de abrir os shows do Shaman e Tarja?

Natália Fay: Nós passamos toda a pandemia lançando material e ensaiando para deixar tudo perfeito. Nós não só queríamos mandar bem pelo nosso próprio sucesso, mas também para honrar tantos anos de admiração pelos artistas que tocaram no mesmo palco que a gente sábado. Para nós Shaman e Tarja sempre foram grandes influências, seja a carreira solo da Tarja, seja a carreira dela com o Nightwish, e isso tb vale pro Shaman (com André e com Alirio).

Paulo Jr.: Por sermos uma banda independente foi necessário dividir as atividades, produção de palco , equipamentos, divulgação, souvenir e criação de arranjos nas passagens das músicas. Ensaiamos muito pra não haver erros.

Com o adiamento resolvemos compor uma música nova pra apresentar no show, a “Black Swan” e a correria começou 1 mês antes do show. Somos todos fãs da Tarja e do Shaman, são referências, mas a experiência mais gratificante foi a receptividade do público, foi fantástico, e permitiu que doássemos tudo de nós no show.

Ao final ficou o sentimento de dever cumprido e de repetir o contato com esse público maravilhoso o mais rápido possível.


AM: Quais são os planos da banda? O que os fãs podem esperar para 2022?

Natália Fay: Como dito no show, vamos lançar a live de “Black Swan”. Decidimos fazer o lançamento dia 04 de maio! Queremos também fazer alguns shows em SP, dos quais ainda não temos datas mas já estamos conversando com algumas casas (fiquem de olho nas nossas redes sociais @santograalband). Vamos também fazer o lançamento da live de “Sunshine II” no nosso canal do YouTube. 


AM: Tem alguma mensagem para os fãs que foram prestigiar o show. E pra quem ainda não conhece o Santo Graal, como a galera pode achar vocês?

Natália Fay: Nós agradecemos imensamente o carinho de todos que estavam no Tokio Marine Hall. O carinho e reconhecimento de vocês é nosso combustível para continuarmos nossa jornada! Para quem ainda não conhece nosso trabalho, temos o álbum “Dark Roses'' e o single “Lesser Evil” no Spotify. Temos também diversos vídeos no nosso canal do YouTube. Basta procurar por Santo Graal Band que vocês já terão acesso aos clipes, lyric videos e lives. Caso tenham interesse em adquirir os produtos da banda, temos links disponíveis no linktree, na descrição do Instagram @santograalband .

Foto: Ramires Almeida


SHAMAN:

Na sequência veio o Shaman com um setlist repleto de sucessos, além de duas músicas do recém lançado disco “Rescue”. Na verdade, o show foi um marco, um misto de encerramento da última turnê “Nagual Fly Tour”, e início da tour do novo álbum. Uma celebração à obra do maestro André Mattos e o resgate de uma das maiores bandas que este país já produziu. Alírio Netto impressiona! Um dos melhores cantores da atualidade, é extremamente carismático com o público e sua performance é avassaladora. Não há ninguém melhor para o posto de frontman do Shaman. Hugo (guitarra) e Luis (baixo) dão um show à parte com a simbiose entre os irmãos Mariutti. Ricardo Confessori (bateria) segue pesado e preciso, sustentando todo poderio da banda.

Durante todo o set o público se emocionou, seja pelas lembranças, saudades ou mesmo a beleza das canções que Alírio conduziu brilhantemente ao piano, vide a emblemática “Innocence” que quase inundou o Tokio Marine de lágrimas. “The “I” Inside”, single do recente álbum, mostra um Shaman forte e revigorado. A música é intensa, melódica e pesada, como uma música do Shaman deve ser. Sem dúvidas essa nova fase da banda será espetacular!

Foto: Ramires Almeida


Foto: Ramires Almeida


Setlist:

1. Turn Away

2. Distant Thunder

3. For Tomorrow

4. Reason

5. Innocence

6. The “I” Inside

7. More

8. Brand New Me

9. Fairy Tale

10. Ritual

11. Pride


Foto: Ramires Almeida


TARJA TURUNEN:

O Tokio Marine estava lotado, esperando ansiosamente pela grande estrela da noite. O show promovido pela Top Link Music, do empresário Paulo Baron, deveria ter acontecido em 2020, mas foi adiado para a noite do último sábado. Talvez venha daí parte de tamanha empolgação do público. As luzes se apagam, os músicos entram no palco e começa a gritaria!

Ao entrar no palco Tarja Turunen esbanja sorrisos. É nítida a alegria da cantora por estar de volta aos braços do público brasileiro, desta vez promovendo seu último disco “In The Raw” de 2019, na “Raw Tour”. O show é empolgante e energético desde o início, contrapondo com momentos de pura emoção, como “The Gold Chamber” em que Tarja toca um piano e canta em sua língua mãe. Ótima escolha de repertório, passando por toda sua carreira solo.

Foto: Ramires Almeida


Claro que não poderia faltar algum hit do Nightwish e ele veio pesado. “Planet Hell” levou o público a um verdadeiro frenesi. É interessante perceber como Tarja conseguiu arrebatar diferentes gerações, tanto que ela mesma lembrou no palco que estava comemorando 22 anos de sua primeira passagem ao Brasil. “Until my last breath” encerrou o espetáculo de forma primorosa, os suspiros de Tarja ao final da música arrepiou a todos.

Mais uma vez Tarja mostrou o motivo de ser tão querida e amada no Brasil. Um show emocionante, onde a sintonia da artista com o público foi impressionante. Com certeza deixou em todos os presentes um gostinho de “quero mais” para as próximas turnês.

Foto: Ramires Almeida

Foto: Ramires Almeida



Foto: Ramires Almeida


Setlist:

1. Serene

2. Demons in You

3. My Little Phoenix

4. Anteroom of Death

5. Diva

6. Goodbye Stranger

7. Falling Awake

8. Planet Hell (Nightwish cover)

9. The Golden Chamber (Loputon Yö)

10. Oasis

11. Undertaker

12. Tears in Rain

13. Victim of Ritual

14. Innocence

15. I Walk Alone

16. Dead Promises

17. Until My Last Breath



Um obrigado especial para Felipe Martinez (Miriam Martinez Assessoria de Imprensa) e Top Link Music por toda atenção e suporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário