Translate

11 de maio de 2022

Metallica / Greta Van Fleet / Ego Kill Talent - Estádio Couto Pereira - Curitiba – PR

Fotos: Flavio Santiago


Metallica / Greta Van Fleet / Ego Kill Talent - Estádio Couto Pereira - Curitiba – PR - 07 de maio de 2022 


Por Murilo Hornburg / Revisão: Luiz Fernando Hoepers

Fotos: Flavio Santiago (Onstage)



Após dois adiamentos, um adiamento em meio a uma pandemia que gerou o caos mundial, finalmente chegou o grande dia - 07/05/2022, um dia para ficar marcado. Um dos maiores ícones do Metal/Trash e uma das referências mundiais da música pousou em Curitiba no estádio Couto Pereira. Sim, e chegou a hora de conferir o show do Metallica e sua grandiosa turnê World Wired Tour, que além de todo seu aparato impressionante, ainda contou com a abertura de outros dois destaques do Rock mundial atual: Ego Kill Talent e Greta Van Fleet.

Foto: Flavio Santiago


Ego Kill Talent, banda brasileira que vem conquistando nome em território internacional, iniciou a noite para aquecer o público que há muito tempo esperou pelo “novo normal” e pela oportunidade de voltar a assistir grandes shows. O quinteto destilou grandes riffs de seus dois álbuns e impressionou o público pelo peso, carisma e vocal marcante de Jonathan Dörr.

Foto: Flavio Santiago


A próxima banda que subiu ao palco foi a famosa e polêmica Greta Van Fleet, formada pelos três irmãos Josh, Jake e Sam Kiszka e por Danny Wagner. Polêmica não por se meterem em confusões ou escândalos, como tanto vemos no mundo do entretenimento, mas pela sua semelhança com Led Zeppelin. Há quem ame e há quem odeie. Aos que odeiam, fica minha sugestão: assista os jovens em um show ao vivo! Greta mostrou por que é a banda que acompanha o Metallica em sua tour mundial. Com o domínio vocal impressionante de Josh Kiszka, a banda de rock setentista chama atenção pelo seu entrosamento. Os longos solos de guitarra de Jake Kiszka e a cozinha bem estruturada de Danny Wagner (bateria) e Sam Kiszka fazem o público embarcar em uma viagem nostálgica aos anos 70, em que a música era puro feeling, pouco importando se já se passou mais de quatro minutos ou não, como acontece na maioria das bandas atuais. Liberdade musical, feeling e muita sede de estar naquele palco, foi o que os irmãos Kiszka e Danny Wagner demonstraram naquele momento. Para mim a noite já tinha valido a pena. Apesar de conhecer o trabalho do Greta, não tinha visto um show ao vivo do quarteto e sim, virei fã! Se são semelhantes ao Led Zeppelin, ótimo.... Precisamos de novas bandas de destaque e com referências relevantes.

Foto: Flavio Santiago


Ao final do show do Greta Van Fleet, as luzes se apagam. Um longo período de espera se inicia, mas ninguém dá bola, todos estão focados no momento que está por vir, pois sabem que Metallica é uma banda que pega fogo. Após os momentos de espera, eis que surge a inconfundível e linda “Ecstasy of Gold”, clássico de Ennio Morricone e clássico nos shows de abertura do Metallica. Além da música, cenas do filme “The Good, The Bad and The Ugly” são exibidas no enorme telão no estádio Couto Pereira. Sabemos que restam poucos minutos para que a banda pise ao palco e a longa espera chegue ao fim. Ao final das cenas do filme o telão se apaga e linhas vermelhas são exibidas nele com um som cortante de bateria que ecoa no estádio. O público vai ao delírio! Os gigantes estão ali. Whiplash inicia.... Que energia pura! Ride the Lightining, The Memory Remains, Seek and Destroy, que sequência…. O público está em êxtase! A banda está em plena forma e percebe-se claramente pelos sorrisos e pela simpatia de que eles estão felizes em estar ali.

Foto: Flavio Santiago


Moth Into Flame, música do ultimo trabalho de inéditas da banda é tocada em seguida. A linda e introspectiva “One” é executada em seguida. Depois disso, mais paulada.... A clássica Sad But True é tocada em coro com o publico cantando com a banda. Aproveitando o clima festivo, “Whiskey in the Jar” – famosa música do Thin Lizzy e ainda mais popularizada pelo Metallica, dá o tom comemorativo do momento.

Em “Fade to Black” James dá um recado ao público, dizendo que “Eu sei que você está lutando por dentro. Se você não está bem, conte aos seus amigos, aos seus familiares, conte agora para mim. Peça ajuda”. Disse e ainda que os problemas não devem ser guardados e que se você precisa de ajuda, você deve buscar e que a família e seus amigos estarão lá por você. Foi um momento comovente que claramente e corajosamente faz menção ao problema recente que o guitarrista e vocalista teve, tendo que cancelar inclusive a turnê do Brasil para se tratar de problemas com álcool.

O show termina com as clássicas e sensacionais “Battery”, “Nothing Else Matters” e o bis ficou por conta de “Enter Sandman”.

O Metallica vem envelhecendo bem. Tocar em alta performance músicas tão rápidas e complexas exige um preparo que muitas vezes o público acaba não tendo ideia. O que se viu foi um espetáculo de tecnologia, pirotecnia e uma execução musical sem igual. Lars, que no começo dos anos 90, tinha uma imagem que até mesmo passava certa arrogância, hoje parece ser um dos mais simpáticos e tranquilos da banda. Sempre interagindo com o público e fazendo caretas para as câmeras. 

Foto: Flavio Santiago

Foto: Flavio Santiago


Ficou claro é que a banda estava realmente feliz por estar ali, por terem a oportunidade de retomar o trabalho interrompido por problemas pessoais e por uma pandemia. Após “Enter Sandman” os músicos ficaram um longo período interagindo com o público, jogando palhetas e baquetas. Eles não queriam sair dali e nem nós. Como admirador e músico, já tive a oportunidade e a felicidade de ir em inúmeros shows de rock, mas o simbolismo por trás desse foi diferente. Foi a resistência de uma banda que se recusa a deixar de ser relevante, foi a superação diante das adversidades de um grupo que, mesmo após 40 anos na estrada e mesmo seu estilo não sendo o mais aceito no mainstream atual, continua enchendo estádios e levando fãs fiéis a histeria. Foi uma noite para ficar na memória. Três shows de três excelentes bandas em uma noite, e sendo fechada com chave de ouro.

Quanto a mim, quando será o próximo show do Metallica mesmo?



Setlist Ego Kill Talent:

Now!

Sublimated

We All

The Call

Heroes, Kings and Gods

Lifeporn

Last Ride



Setlist Greta Van Fleet:

Built by Nations

Black Smoke Rising

Caravel

My Way, Soon

Lover, Leaver (Taker, Believer)

The Weight of Dreams

Highway Tune



Setlist Metallica:

It's a Long Way to the Top (If You Wanna Rock 'n' Roll) (AC/DC song)

The Ecstasy of Gold (Ennio Morricone song)


Whiplash

Ride the Lightning

The Memory Remains

Seek & Destroy

Moth Into Flame

One

Sad but True

Whiskey in the Jar ([traditional] cover)

The Unforgiven

For Whom the Bell Tolls

Creeping Death

Fade to Black

Master of Puppets


Encore:

Battery

Nothing Else Matters

Enter Sandman



Um agradecimento especial para Live Nation Brasil e Motisuki PR por toda atenção e suporte.

Outro agradecimento especial para Flavio Santiago (Onstage) que gentilmente cedeu as fotos dos shows.

Nenhum comentário:

Postar um comentário