Translate

17 de junho de 2022

Necropolítica é tema de nova música do Dysnomia

Foto: Divulgação


Há alguns anos o termo necropolítica poderia passar despercebido, mas, na história recente, a palavra passou a integrar o cotidiano. Ela é inspiração da banda Dysnomia em seu novo single - 'Necropolítica' - já disponível nos apps de música e clipe no YouTube e que abre os trabalhos do próximo álbum, 'A Queda do Céu', com lançamento em 11 de julho e pré-venda disponível em bit.ly/dysnomia-store.

Necropolítica é um termo cunhado pelo filósofo e teórico político camaronês Achille Mbembe para explicar discursos e ações de Estado guiados para definir quem tem ou não direito à vida prejudicando e vitimando minorias e vulneráveis em suas decisões.    

 

Ouça Necropolítica — Dysnomia

Spotify: https://spoti.fi/3xSEkgE

Deezer: https://bit.ly/3twVTA4


Assista Necropolítica — Dysnomia

https://bit.ly/3QlORYN


"O conceito pode ser, grosso modo, explicado como a vida subjugada pelo poder da morte, perpetrado pelo poder político que dita quem são as vidas “descartáveis” e quais são aquelas que valem a pena serem mantidas, confluindo muitas vezes na eliminação sistemática e controlada de grupos sociais específicos, tais quais os mais pobres, os negros e os indígenas", explica o vocalista do Dysnomia João Jorge Pereira.

Composta no ano passado, inspirada pelas influências da pandemia de Covid-19 na política interna e externa, Necropolítica será a sétima faixa em ‘A Queda do Céu’. Outras bandas têm se baseado na mesma temática, como Ratos de Porão que lançou recentemente álbum também intitulado Necropolítica.


Sobre ‘A Queda do Céu’:

O álbum ‘A Queda do Céu’ costura temáticas já abordadas pelo Dysnomia em seus discos anteriores, com influência de escritores, filósofos e pensadores diversos. Existem músicas de cunho mais politizado, como a própria ‘Necropolítica’, outras de teor introspectivo, como ‘Insomnio’ e ‘Memento’ que discorrem sobre a existência e a mortalidade do ser humano, outras sobre a vaidade e a ignorância da humanidade escravizada pelas redes sociais, como em ‘Os próprios Deuses’, e ainda faixas que são um alerta sobre o processo auto-destrutivo da humanidade pela ótica de um dos povos indígenas mais importantes do país, os Yanomami, localizado no coração da floresta Amazônica, que como tantos outros, são vítimas da ganância e do extermínio infligido pelo homem branco. 

Adquira "A Queda do Céu" na pré venda: bit.ly/dysnomia-store


A faixa ‘A Queda do Céu’, título do álbum, foi inspirada no livro homônimo, de autoria do xamã Yanomami Davi Kopenawa em conjunto com o antropólogo francês Bruce Albert. 

Temos grandes expectativas em relação a esse disco, nos empenhamos muito em todas as fases de sua feitura, desde a composição, passando pela pré-produção e pelas artes, para que pudéssemos ter um resultado ainda melhor que em seus antecessores. Acrescentamos alguns elementos e temos várias surpresas para o público. Esperamos que esta obra seja bem recebida por quem escutá-la e também pela crítica, mas, sobretudo, que soe especial aos fãs de metal, que é a música e o meio de vida e expressão que tanto amamos e que nos motiva a continuar nessa jornada a despeito das dificuldades”, explica o vocalista João Jorge Pereira.

A capa de ‘A Queda do Céu’ é criação do artista Thiago Del Ponte. A produção é assinada pela banda e por Gabriel do Vale, responsável também pela gravação, mixagem e masterização, no Gabriel do Vale Estúdio, e a orquestração é de Marcelo Liam.

Foto: Vitor Bido


Sobre Dysnomia:

Inspirando seu trabalho em bandas como Death, Krisiun, Morbid Angel, Carcass, At the Gates, Opeth, Dysnomia está na estrada há 15 anos. Dysnomia, filha de Éris, a deusa da discórdia na mitologia grega, era uma espécie de divindade menor, os chamados daemons, ligada à conceitos de desobediência civil e desordem. O EP 'As Chaos Descends' (2013) surge como o trabalho de estreia que trouxe produção de Luciano Matuck, no Matuck Studio, e importante assinatura de Heros Trench na masterização, pelo Mr. Som Estúdio.

O trio, posteriormente iniciado como quarteto, tem como um dos pontos de destaque a composição das letras que sempre miram  referências na literatura. Esse processo ocorreu de maneira natural e em grande parte pelo interesse do vocalista João Jorge, que é grande consumidor de literatura e formado em Letras pela Unesp (Universidade Estadual Paulista).

Na sequência chega 'Proselyte' (2016), álbum que trata do proselitismo e aborda o significado e as problemáticas deste termo e joga luz à complexa relação entre o indivíduo e os vieses ideológicos que definem as visões de mundo de cada um de nós. Segundo textos bíblicos, "Proselyte", a princípio, era a denominação dada aos recém convertidos à religião judaica e é a origem do termos proselitismo que posteriormente passou a adjetivar sectários de qualquer ideologia, relacionada ou não às religiões, que tentam o convencimento do outro de seu ponto de vista como único válido e verdadeiro.

Depois, Dysnomia surge com o lançamento de 'Anagnorisis' (2018), trabalho que despertou curiosidade por tratar, entre outros assuntos, do tema da mitologia grega, além de trazer alusões a obras literárias e filosóficas. Em "Anagnorisis" a banda explorou a criação de suas letras no YouTube lançando série que explica o significado das canções para quem gosta ou é curioso sobre lírica do rock.

A proposta sonora do Dysnomia consiste em um som agressivo, que passeia pelas mais diversas variantes e subgêneros do metal, concentrando-se no death e thrash, somando a vasta gama de diferentes influências apresentadas por seus integrantes e a bagagem adquirida através da passagem por diversos outros projetos e bandas locais como Witch Hunter, The Trash, Neuro-Visceral Exhumation, Baruyo, Straightdown, Kriptya e Ludhiam.

Dysnomia tem passagens por importantes palcos e festivais do Brasil como Araraquara Rock, Live CEMAC, Rock na Estação (São Carlos), Alternatal (Araraquara), Grito Rock e Roadie Crew - Online Festival" – 19ª Edição. Também possui uma turnê internacional sul americana para o disco "Anagnorisis" que passou por Colômbia, Equador e Peru.


Dysnomia é:

João Jorge Pereira (vocal e guitarra)

Denilson Sarvo (baixo)

Érik Robert (bateria)


Discografia Dysnomia:

Promo Demo (2009)

As Chaos Descends (2013 EP)

Proselyte (2016)

Anagnorisis (2018)

A Queda do Céu (2022)


Siga Dysnomia

www.dysnomia.com.br

facebook.com/dysnomiabr

youtube.com/Dysnomiabr

instagram.com/dysnomiabr

https://linktr.ee/dysnomiabr


Agradecimento: Agência 1 A 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário