Translate

29 de junho de 2022

Paulo Ricardo: Rádio Pirata Ao Vivo 35 Anos - Teatro Bradesco - São Paulo – SP

Foto: Fabio Blanes


Paulo Ricardo: Rádio Pirata Ao Vivo 35 Anos - Teatro Bradesco - São Paulo – SP - 25/06/2022



Por Fabio Blanes Xavier

Fotos: Fabio Blanes Xavier


Um dos álbuns recordistas de venda da história da música brasileira está comemorando 35 anos. Rádio Pirata Ao Vivo, do RPM, vendeu mais de 3.700.000 cópias desde seu lançamento, em 1986. Para essa comemoração, Paulo Ricardo, hoje em carreira solo, saiu em turnê pelo Brasil e dia 25 de junho de 2022 seria a última apresentação em São Paulo, no Teatro Bradesco.

Trinta minutos antes do inicio do show, as máquinas de fumaça começaram a funcionar para deixar o ambiente pronto para a iluminação.

Foto: Fabio Blanes 


Paulo Ricardo e banda entraram no palco as 21h15, ao som de Revoluções Por Minuto, exatamente com o mesmo arranjo do álbum Radio Pirata Ao Vivo, que foi tocado na íntegra.

Na sequencia vieram Alvorada Voraz, Louras Geladas e Estação no Inferno.

A produção do show estava espetacular. Iluminação inspirada nos anos 80, com laser, luzes direcionais coloridas e som bastante alto, já a partir da segunda música.

Iniciando um momento mais intimista do show, vieram A Cruz e a Espada e Sob a Luz do Sol, do álbum de estreia do RPM, Revoluções Por Minuto, lançado um ano antes de RP Ao Vivo.

O áudio do álbum Rádio Pirata Ao Vivo foi gravado dos shows que aconteceram em 26 e 27 de maio de 1986, no Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo. Com direção de Ney Matogrosso, a turnê foi um sucesso absoluto e garantiu venda de 500.000 cópias antecipadas ao lançamento.

Para a música Naja, instrumental, Paulo deixa o palco para os integrantes da sua banda, Ícaro Scagliusi nas guitarras, Rafael Basso na bateria e Henrique nos teclados, brilharem.

Ele volta quando os primeiros acordes de piano de London London, de Caetano Veloso, ecoam pelo teatro. Passeando no meio da plateia, andando pelos corredores das cadeiras, os flashes dos celulares são ininterruptos.

Foto: Fabio Blanes


A última do set é Olhar 43, talvez o maior sucesso do RPM, com o público todo de pé, cantando junto, mas não querendo que o show acabasse.

A banda se despede, mas nenhuma luz do teatro se acende, indicando que o bis estava para acontecer a qualquer momento.

E ele veio, com Herói Made In Brazil, da carreira solo de Paulo Ricardo; Vida Real, tema do programa Big Brother Brasil e fechando com Rádio Pirata, novamente com o público todo de pé, cantando a plenos pulmões.

Mais um remanescente dos anos 80, provando que a década foi a mais rica da história do rock nacional, e que ainda leva os “adolescentes” da época onde quer que a banda toque.


SETLIST

Revoluções Por Minuto

Alvorada Voraz

Louras Gelada

Estacao No Inferno

A Cruz e a Espada

Sob a Luz do Sol

Pr'esse Vicio

Juvenilia

Liberdade/Guerra Fria

Naja

London London (Caetano Veloso)

Flores Astrais - (Secos & Molhados)

A Fúria do Sexo Frágil Contra o Dragão da Maldade

Olhar 43


Encore

Herói Made In Brazil

Vida Real

Rádio Pirata


Um agradecimento especial para Agência TAGA pelo credenciamento e Teatro Bradesco por toda atenção e suporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário