Translate

17 de junho de 2022

Single "Starman (Top Of The Pops Version 2022 Mix)", de David Bowie, comemora aniversário

Foto: Divulgação


Com o 50º aniversário de lançamento do álbum “THE RISE AND FALL OF ZIGGY STARDUST AND THE SPIDERS FROM MARS” de David Bowie, a Parlophone Records tem o orgulho de abrir as comemorações com o lançamento nas plataformas digitais de um single especial para marcar o Jubileu de Ouro do álbum, “STARMAN (TOP OF THE POPS VERSION 2022 MIX)”. 

A performance de David Bowie de “STARMAN” no programa “Top Of The Pops” é, sem dúvidas, uma das peças mais essenciais da televisão musical já transmitida. Ela influenciou gerações de músicos, artistas e compositores que a assistiram na época, além de muitos outros que a assistiram ao longo das décadas, desde em cópias piratas em VHS até em vídeos do YouTube.

Ouça "Starman (Top Of The Pops Version - 2022 Mix)":


A gravação da transmissão do “The Top Of The Pops”, retirada do master da BBC, foi lançada no disco de 7 polegadas “STARMAN”, em 2012, e agora muda de dono por centenas de libras. Em 1972, as regras do Sindicato dos Músicos afirmavam que, para aparecer no “Top Of The Pops”, o artista deveria regravar sua faixa e, nesse caso, cantar ao vivo por cima. Essa nova versão de “STARMAN” traz a faixa de apoio (gravada no Trident Studios em 29 de junho) e os backing vocals, com uma improvisação única de Bowie gravada para o show, na qual ele adiciona os vocais principais da versão do álbum (gravado no Trident Studios em 4 de fevereiro). Essa nova mixagem foi criada por Ken Scott, co-produtor de diversas faixas de ZIGGY STARDUST,  no começo do ano. 

THE RISE AND FALL OF ZIGGY STARDUST AND THE SPIDERS FROM MARS é o álbum de estreia que catapultou David Bowie aos holofotes internacionais. Ao longo dos últimos 50 anos, ele se manteve como uma gravação histórica, crescendo em estatura a cada ano que passa. Agora está enraizado na cultura pop, sua inegável influência abrange músicos desde Arcade Fire a Lady Gaga, do senso fashion andrógino de Harry Styles às camisetas de Noel Fielding em The Great British Bake-Off, até aos desafios de maquiagem de Ziggy no Tik Tok. 

David Bowie enterrou a persona de Ziggy Stardust em 3 de Julho de 1973, em seu infame último show com o Spiders From Mars no Hammersmith Odeon em Londres, mas o impacto de Ziggy reverbera até hoje. Filmagens nunca vistas do seu lendário show estão presentes em “MOONAGE DAYDREAM”, filme por Brett Morgen, que será lançado nos cinemas em Setembro.


Agradecimento: Warner Music Brazil

Nenhum comentário:

Postar um comentário