Translate

19 de setembro de 2022

De Papo Com... Avatar

Foto: Divulgação


Avatar – os desafios da pandemia e a turnê com ídolos.


Os suecos do Avatar vieram ao Brasil pela primeira vez em 2022, abrindo os shows do Iron Maiden. 

Via Zoom, do escritório da BMG Music, os músicos Johannes Eckerström (vocal), Jonas Jarlsby (guitarra), John Alfredsson (bateria), Tim Öhrström (guitarra e Henrik Sandelin (baixo) conversaram com a Big Rock N' Roll sobre a turnê e outros assuntos.


Big Rock N Roll - Em mais de 20 anos de existência, essa é a primeira oportunidade do Avatar vir ao Brasil, e é abrindo para o Iron Maiden. Como tem sido toda essa experiência para a banda? 

John - Acho que já fizemos uns 1080 shows, e só dois deles foram no Brasil e só dois deles foram com o Iron Maiden. Então levaram apenas 1080 shows para chegar aqui! É incrível, nós crescemos ouvindo Iron Maiden! Quando começamos a banda em 2001, fomos para Estocolmo ver o Iron Maiden, tínhamos 15 anos, em nossa sala de ensaio tínhamos o poster do DVD Iron Maiden - Rock in Rio, assistíamos esse show toda hora. Ter a oportunidade de vir e só tocar com o Iron Maiden é um sonho que se tornou realidade. Vir ao Brasil também é um sonho que se tornou realidade! São muitos sonhos se tornando realidade ao mesmo tempo.


Big Rock N Roll - Acho que toda vez que vocês sobem no palco, se lembram dos garotos de 15 anos com o poster na sala de ensaio.

Henrik - Com certeza. Principalmente o primeiro show, foi muito emotivo para todos, trouxe de volta memórias de quando começamos, de quando éramos garotos. Foi muito especial. O segundo show também, nos lembrou que temos que relaxar mais e fazer um show como sempre fazemos.

John - Mas com certeza nos sentimos velhos antes de vir ao Brasil. Vamos voltar para casa 15 anos mais jovens!!! 


Big Rock N Roll - No canal do YouTube da banda, vocês aparentam estar nervosos tocando com o Iron Maiden. Mas recentemente vocês tocaram no Hellfest com outras grandes bandas, como Metallica, Mercyful Fate, Bring Me The Horizon e outros. Tem uma sensação diferente por tocar com o Iron Maiden? Talvez um momento de fã se sobressaindo? 

John - Sim! Provavelmente porque em um festival, sempre tem bandas grandes, que é como festivais funcionam. Você permanece muito mais “anônimo” em um festival, tem muita coisa acontecendo. Quando tocamos no Hellfest, sabemos que todo mundo que foi nos ver são fãs do Avatar, podemos relaxar quanto a isso. Mas quando você é uma banda de apoio direta como nesse caso com o Iron Maiden, como somos agora, você fica nervoso porque não sabe como será a reação dos fãs, porque eles são forçados a ver você.

Henrik (interrompendo) - Espacialmente para nós, já que é nossa primeira vez na América do Sul. Não sabíamos o que esperar.

John - As pessoas são forçadas a nos verem, e isso nos deixa nervosos. Eu acho que a banda em comum que todos no Avatar amam é o Iron Maiden. Tem muitas bandas que, sabe, um membro gosta e os outros acham ok, mas todos no Avatar amam o Iron Maiden. É isso que nos deixou mais nervosos, principalmente no primeiro show. Mas uma vez que voltamos à nossa rotina de fazer vários shows, no último show eu fiquei bem menos nervoso. Até que eu olhei pro meu lado esquerdo e vi Nicko McBrain (baterista do Iron Maiden) acenando e sorrindo! Então me lembrei “Oh, estamos tocando com o Iron Maiden de novo!”.

Foto: Divulgação


Big Rock N Roll - Acho que sua visão escureceu nessa hora!

Avatar (todos) - SIM 

Tim - Ele estava lá curtindo o som. 

John - E fazendo joinha! 


Big Rock N Roll - Seu último álbum, “Hunter Gatherer” (2020) foi lançado durante a pandemia. O quão difícil foi escrever, gravar e ensaiar durante esse período?

John - Ele foi gravado um pouco antes da pandemia, deveria ter sido lançado antes e deveríamos ter saído em turnê com o Iron Maiden antes. Mas a pandemia aconteceu e tudo mudou. Decidimos só lançar o álbum de qualquer forma, porque já estava pronto e não podemos deixar um vírus decidir quando podemos ou não podemos lançar. Tivemos que nos adaptar como muitas bandas, fizemos live streams e coisas assim. E começamos a escrever de novo porque tínhamos muito tempo livre. Então temos um novo álbum para lançar, Hunter Gatherer já parece notícia velha agora! É um álbum que temos muito mais orgulho agora. Toda banda sempre diz isso, mas falamos sério quando dizemos que o próximo álbum será o melhor que já fizemos. Sairá no próximo ano.


Big Rock N Roll - O que podemos esperar do próximo álbum, já que Hunter Gatherer se destacou no cenário mundial como um dos melhores lançamentos de 2020? Vocês pretendem seguir o que fizeram no álbum anterior ou vão procurar novas influências? 

John - Com certeza não vamos seguir o que fizemos no “Hunther Gatherer”, nunca fazemos isso. Nosso primeiro álbum de sucesso foi The Black Waltz (2012). E todos ao nosso redor, gravadora, empresários, todos dizem “vocês precisam fazer isso de novo”. Mas ele já existe, certo? O mundo não precisa de Black Waltz II ou III. Pegamos tudo que fizemos, jogamos pela janela e construímos algo diferente do que já fizemos. Hunther Gatherer é bem diferente do álbum anterior. O novo álbum vai te fazer ver o diabo e vai te fazer dançar!


Big Rock N Roll - Sempre caminhando em frente, nunca para trás.

John - Esse é o único jeito!


Big Rock N Roll - O Avatar tem muito apelo teatral junto com a música pesada. Vejo muitas influências de Alice Cooper até Kiss, Mercyful Fate e outros. Quando estão compondo, vocês pensam em como a música vai encaixar com a performance visual, as roupas e vídeos que serão lançados para promover o som? 

Jonas - Acho que o foco é fazer coisas que gostamos, mas quando juntamos todas as partes para completar as músicas, o aspecto visual também faz parte. Como será quando tocarmos ao vivo, quando tocarmos na frente de milhares de pessoas. 


Big Rock N Roll - Minha pergunta é um pouco diferente. Vimos muitas pessoas lutando contra questões internas durante a pandemia. Acho que o caso mais famoso foi quando o Marko Hietala saiu do Nightwish. Ele divulgou uma carta aberta aos fãs e acendeu um alerta sobre problemas de saúde mental, depressão e outros problemas que podem aparecer quando somos forçados a quebrar a rotina. No caso de vocês, quando precisaram parar de tocar. Essas circunstâncias permitiram uma pausa para reflexão? Isso mudou de alguma forma a banda ou sua abordagem na música? 

Avatar (todos) - Sim!

John - Acho que é impossível para todos não entenderes que o mundo estava em uma pausa de 2 anos. Falando por mim, eu acho que minha grande sacada foi não tomar nada como certo, e acho que para nós como para muitas outras bandas, isso é um negócio. Tem sido um negócio por décadas e temos que mantê-lo girando como uma roda que não para. E foi nosso plano ao lançar Hunter Gatherer, manter a roda girando. Como realmente não reflete tomar como certo que lançaríamos o álbum e sairíamos em turnê, faremos isso e aquilo. De repente tudo foi embora por 2 anos. Acho que foi uma boa experiência de certa forma, porque agora eu não tomo nada como certo, e isso me faz muito mais feliz por ter a oportunidade de fazer o que faço. 

Sobre as questões de saúde mental, acho que a pandemia de muitas formas levou as pessoas ao extremo. Foi um teste muito difícil para todos. Acho que falo por todos aqui, mas estamos em uma posição melhor que outras bandas, porque estamos fazendo isso há tanto tempo e passamos por perrengues com essa banda. Nós amamos fazer tudo isso mesmo quando as coisas estavam difíceis, quando dormíamos no chão, em vans, sempre nos divertimos fazendo isso. Somos muito amigos, e acho que isso ajudou. Infelizmente nem toda banda é formada por bons amigos.


Big Rock N Roll - É muito bom ter o apoio dos amigos, fico feliz por ouvir isso de vocês.


Big Rock N Roll - o Brasil tem muitas outras cidades para vocês conhecerem, como o Rio de Janeiro, onde estou agora. O que podemos esperar na próxima turnê por aqui? 

John - vamos ao Rio de Janeiro!!! (Risos)

Henrik - Adoraríamos tocar em quantas cidades pudermos no Brasil, e, claro, em outras partes da América do Sul também. Queremos fazer tudo, vamos ver o que conseguimos. 


Big Rock N Roll - Vocês experimentaram a culinária local?

Henrik - Somos veganos, então tivemos que dispensar o churrasco! Mas fomos em ótimos restaurantes veganos e também provamos ótimas caipirinhas.

John - Vocês tomam muita Heineken aqui, não entendemos porquê! 

Henrik - Skol é melhor, significa “saúde” em sueco! 

John - Heineken é uma cerveja bem ruim (risos)


Big Rock N Roll - É isso, pessoal! Obrigado por terem me recebido. Queria muito que vocês tocassem no Rock in Rio amanhã, vou estar lá! 

John - Estamos esperando alguém cancelar. Somos amigos do stage manager, ele tem nosso número e se alguma banda infelizmente cancelar por qualquer motivo, esperamos receber uma ligação amanhã! 


Big Rock N Roll - vou estar na primeira fila se isso acontecer! 

John - Incrível! Nos vemos no Rio na próxima vez que voltarmos, não deve demorar mais 20 anos! No máximo mais 1 ano e voltaremos! 


Não teve nenhum cancelamento em cima da hora no Rock in Rio, mas os fãs do Avatar puderam vê-los nas demais datas com o Iron Maiden, sendo 27/08 em Curitiba, 30/08 em Ribeirão Preto e 04/06 em São Paulo.

Esperamos que a promessa seja cumprida e a banda retorne ao Brasil no lançamento do próximo álbum!


Por: Gustavo Momberg

Agradecimento: Catto Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário