Translate

11 de novembro de 2022

Epica: Já disponível 'The Alchemy Project', novo EP da lendário banda holandesa de metal sinfônico

Foto: Divulgação


Sempre para frente, sempre mirando mais alto. Nos 20 anos de carreira, o EPICA nunca fugiu dos desafios nem evitou as reviravoltas, resistindo a todas as tormentas e levando o Metal Sinfônico a níveis em que nenhuma outra banda se atreveu a atingir. Desde 2002, a banda – liderada pelo ícone internacional Simone Simons (vocal) e seu parceiro musical de longa data Mark Jansen (guitarra, vocal) – vem lançando álbuns altamente inovadores e cinematográficos, fazendo turnês pelo mundo e deixando sua marca como uma das histórias de sucesso mais prolíficas, queridas e admiradas da cena Metal. 

Com sua marca registrada, que inclui seis artistas comprometidos, grandeza majestosa, embelezamento clássico e peso progressivo, eles provam repetidamente serem um dos maiores baluartes do Metal Sinfônico. Depois de usar seu tempo "livre" durante a pandemia para criar o explosivo evento online "Omega Alive", o EPICA terminou seu exclusivo trabalho cooperativo intitulado "The Alchemy Project" que pode ser considerado o ápice de sua história de sucesso pessoal ao transformar metal em ouro. Com este trabalho, eles estão prestes a lançar algumas de suas melhores e mais impressionantes músicas até agora. 

Com uma arte vívida e espirituosa feita pelo mago dos gráficos Heilemania, seu parceiro visual no crime por mais de 15 anos, o EPICA embarca em uma jornada através de sete novas e extraordinárias músicas. Coescrito e tocado ao lado de diversos convidados que vão desde artistas extremos como Fleshgod Apocalypse, Niilo Sevänen (Insomnium) e Björn 'Speed' Strid (Soilwork, The Night Flight Orchestra) passando por mestres da cena melódica como Tommy Karevik (Kamelot), a lenda dos teclados Phil Lanzon (Uriah Heep) e Roel van Helden (Powerwolf). E o resultado de toda esta colaboração é um alucinante EP que consegue superar o usual e amplo escopo de um registro da banda. 'The Great Tribulation' é uma música feroz e profunda graças à participação do Fleshgod Apocalypse, a bela, épica e na veia do Rainbow 'Wake The World' apresenta o virtuoso teclado de Phil Lanzon e a exorbitante voz de Tommy Karevik, enquanto que 'Sirens – Of Blood And Water' reúne o excelente e sobrenatural talento vocal de Simone Simons, Charlotte Wessels e Mykur pela primeira vez, nascendo assim um novo clássico do Metal Sinfônico, unindo três das vozes mais importantes do metal na atualidade.

 

A natureza livre deste projeto e a colaboração de todos esses talentos da música parece ter desbloqueado um novo nível de criatividade no acampamento chamado EPICA: "Ao trabalhar com tantos talentosos e ótimos músicos de todas as bandas que já conhecemos há muito tempo e que encontramos repetidamente nas estradas, ficamos muito inspirados e conseguimos compor com eles músicas que nunca teríamos escrito de outra forma", afirma Mark Jansen com um grande sorriso. Além de gravar um monte de impressionantes petardos juntos, Jansen também enfatiza o componente empático de "The Alchemy Project": "A ideia principal por trás desse conceito é a cooperação. No mundo de hoje, com todo o caos e os desafios que surgem, nós, como seres humanos, precisaremos trabalhar juntos para resolver e superar os problemas, a fim de criar um novo mundo onde todos possamos brilhar novamente. Estamos todos conectados e quando uma parte da humanidade está sofrendo, todos nós também estamos sofrendo com isso". 

Assim como na alquimia, o EPICA dissolve diferentes materiais em seu enorme caldeirão de cobre, tornando-os em algo novo e alucinante com uma pequena ajuda de seus amigos. A primeira faixa que eles escreveram para este extravagante EP foi 'The Final Lullaby', um confronto intenso e em ritmo acelerado entre o EPICA e o rock de vanguarda das lendas norueguesas Shining (que inclui um... saxofone!) e que apresenta um dos maiores refrães já ouvidos até agora. "Sou um grande fã de Shining desde que os ouvi pela primeira vez", diz o baixista Rob van der Loo. "Nossa intenção com 'The Final Lullaby' era fazer um mash-up entre o Epica e o Shining, então pensamos que seria uma boa ideia se eu criasse alguns riffs típicos do Shining e eles fizessem o oposto". Missão cumprida com sucesso. Mas, mais longe do que qualquer coisa que o EPICA já fez dentro do seu universo em expansão está o trabalho que eles fizeram com o veterano do hard rock Phil Lanzon do Uriah Heep. "Como um grande fã do Uriah Heep, devo admitir que isto é um sonho feito realidade", sorri Rob. "Aparentemente, Phil ficou muito impressionado com nosso DVD 'Retrospect' e me disse que um dia ele adoraria fazer esse mesmo tipo de música. Isso foi algo que eu sempre guardei no fundo da minha cabeça". 

Fechando com chave de ouro, temos o épico, progressivo e atmosférico de sete minutos 'The Miner' com Roel van Helden, Asim Searah (Damnation Plan) e Niilo Sevänen (Insomnium).

 

E para comemorar o lançamento de "The Alchemy Project", o EPICA apresenta outra joia do álbum na forma de vídeo. Desta vez, é para a assustadoramente sombria música com um refrão majestoso: 'Sirens - Of Blood And Water'. Ela foi composta em parceria com a rainha do Metal Melódico Charlotte Wessels e com a pioneira do Folk/Black Metal Myrkur que, junto a Simone Simons, formam a trindade mais espetacular deste ano. 

"Charlotte e eu nos conhecemos há muitos anos, mas nunca trabalhamos juntas. Desde que ela começou a lançar suas músicas solo, me tornei uma admiradora de seu trabalho e entrei em contato com ela para compor uma música para 'The Alchemy Project'", relembra Simone Simons. "Essa colaboração resultou na bela e sombria música, 'Sirens - Of Blood And Water'. Nós duas temos um fascínio por sereias, o conto de fadas de H.C. Andersen e queríamos escrever uma música desde a perspectiva das irmãs da pequena sereia. Adorei como nossas mentes criativas fluíram na música e ter Myrkur, que por acaso é dinamarquesa como o autor do conto, adicionando sua voz única foi a combinação perfeita que precisávamos para completar a história". 

Se esta não é a melhor maneira possível de concluir as comemorações pelo 20º aniversário da banda, então não sabemos qual é. Seja atraído para as águas profundas e assista 'Sirens - Of Blood And Water', dirigido por Patric Ullaeus, aqui:


Com "The Alchemy Project", o EPICA, mais uma vez, nos entrega um material explosivo contendo músicas que pertencem, sem dúvida, à mesma primeira divisão onde estão outros clássicos de sua célebre carreira. 

Um lançamento da parceria SHINIGAMI RECORDS/ATOMIC FIRE RECORDS em duas versões: ACRÍLICO & DIGIPACK. Adquira sua cópia no seguinte link: https://bit.ly/3TiwDaG.  


Agradecimento: Reverbera Music Media

Nenhum comentário:

Postar um comentário