Translate

25 de novembro de 2022

Prong - Fabrique Club - São Paulo - SP

Foto: Roberio Lima


Prong - Fabrique Club  - São Paulo - SP - 12 de outubro de 2022


Por Roberio Lima

Fotos: Roberio Lima


Um dia emblemático para quem compareceu ao Fabrique Club no dia 12/10/22. Como todos já sabem, a data em que se celebra o dia dos pequeninos, teve também um efeito simbólico para quem esteve presente na prestigiada casa de shows que fica localizada nas imediações da Barra Funda. Falo isso, pois a espera por esse evento se estendeu por mais de trinta anos, e muitos que ali estiveram, pareciam verdadeiras crianças quando recebem o tão sonhado brinquedo.  

A única apresentação do Prong agendada no país, teve um grande significado para aqueles que esperaram por essa oportunidade pelas últimas três décadas. Mesmo os que não conhecem a banda, muito provavelmente já se depararam com os clássicos “Beg to Differ” (1990) ou “Prove you Wrong”(1991), quando ainda era comum ir até a Galeria do Rock ou a outras lojas especializadas, para comprar LPs, CDs e afins. A turnê sul-americana, que também passou por Uruguai, Argentina, Chile, Peru e Colômbia, teve como ‘open act’; os paulistas do Válvera em todas as datas programadas. 

Com enorme expectativa, me desloquei até a região em que ocorreria o evento para conferir mais um momento histórico. Digo isso, pois estamos falando de uma atração cultuada e prestigiada como poucas no universo da música pesada. Aliás, não podemos falar do Prong, sem mencionar seu mais emblemático personagem; - Tommy Victor, que além de fundador, é o único integrante original na formação atual. Além disso, o músico também deixou sua marca em bandas como Ministry e Danzig, o que definitivamente não é pouca coisa. 

Foto: Roberio Lima


O Válvera, como era previsto, abriu os trabalhos com um público ainda pequeno, mas isso não tirou o ânimo dos caras, pois certamente estavam muito ansiosos por aquele momento, e esse sentimento se materializou em uma boa performance, que teve um set list executado com muita energia. “Glow of Death” deu início ao set, e foi seguida por “O.S. 1977” e “The Damn Colony”. 

 A falha no equipamento de Rodrigo Torres não foi suficiente para atrapalhar a apresentação, e mesmo quando o músico se ausentou do palco para resolver o problema, o som continuou rolando solto. Mais uma prova de que os anos de estrada fazem muita diferença  nessas horas. A formação do Válvera conta com Glauber Barreto (guitarra e vocal), Rodrigo Torres (guitarra), Gabriel Prado (baixo) e Leandro Peixoto (bateria). Com a aprovação do público presente, os rapazes encerraram o set com “Demons of War”, e saíram aplaudidos do palco,  muito provavelmente com a sensação de dever cumprido! 

Foto: Roberio Lima


Sem tempo a perder, e com o senso de urgência sempre presente nesse tipo de evento, a equipe técnica e roadies já preparavam o palco e os equipamentos para a atração principal. Isso em muitas ocasiões é acrescido de muita tensão  e expectativa, mas o que se viu no palco do Fabrique foi algo um pouco diferente. Enquanto a equipe realizava os acertos, o próprio Tommy Victor aparece no palco para fazer os últimos ajustes em sua guitarra. Pouco tempo depois, e até de forma inesperada – e sem qualquer sintoma de  estrelismo - o músico já estava “mandando ver” com “Test”, música que está presente no álbum “Cleasing”(1994). A empolgação do público a partir de então, só aumentou a medida em que a banda despejava os clássicos de sua discografia como “Beg to Differ” e “Unconditional” - que foram recebidas com enorme empolgação. Com um set list que impôs respeito, e que visivelmente foi aprovado de forma unânime entre o publico presente, Tommy Victor e seus comparsas não tiveram muito trabalho em corresponder a expectativa dos mais afoitos. A trinca final foi mortífera e veio em forma de “Close The Door”, “Prove You Wrong” e “Third From The Sun” – cover do Chrome. Era perceptível ali que muitos marmanjos entre os presentes, certamente acordaram no dia seguinte com fortes dores musculares, tamanha a disposição em extravasar a adrenalina reprimenda. A formação do Prong, que se completa com Jason Christopher (baixo) e Griffin McCarthy (bateria), muito provavelmente não esquecerá essa passagem por aqui, pois o que se viu entre os que compareceram ao Fabrique foi uma devoção testemunhada em raras oportunidades, basta ver a velocidade em que o merchandising se esgotou! Essa foi provavelmente uma

Experiência única, e muito provavelmente ainda é difícil acreditar que realmente aconteceu – o que não é de todo ruim – pois os bons sonhos também são inesquecíveis! 


Setlist Prong: 

Test

Whose Fist is This Antway

Disbelief

Beg to Differ

Lost and Found 

Unconditional

Ultimate Authority

Cut-Rate

Rude Awakening

Broken Peace

Cut and Dry

Another Wordly Device

Snap your Fingers, Snap Your Neck

However it May End

Revenge... Best Served Cold

Close The Door 

Prove You Wrong 

Third From the Sun 



Setlist Válvera: 

Glow Of Dearh

O.S. 1977

The Damn Colony

Nothing Left to Burn

Bringer Of Evil

Cycle Of Disaster 

Born On The Dead Planet 

The Trabeller 



Um agradecimento especial à Tedesco Comunicação e Midia / Powerline / Venus Concert pelo credenciamento e Fabrique Club por toda atenção e suporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário