Translate

30 de dezembro de 2022

Vivienne Westwood, rainha do punk que virou dama da moda, morre aos 81 anos

Foto: Divulgação


A estilista britânica Vivienne Westwood, que fundiu música e moda para ajudar a definir o punk e trouxe a política rebelde para a passarela, morreu nesta quinta-feira (29), aos 81 anos. A notícia foi confirmada pela família da estilista.

Westwood transformou a própria provocação em uma forma de arte - desde o traje de escravidão de couro que ela popularizou na década de 1970 até a época em que foi sem calcinha ao Palácio de Buckingham para receber seu título de dama da falecida rainha Elizabeth II.

"Vivienne Westwood morreu hoje, pacificamente e cercada por sua família, em Clapham, no sul de Londres. O mundo precisa de pessoas como Vivienne para fazer uma mudança para melhor", disse comunicado na conta no Twitter de sua grife.

Em um comunicado citado pela agência de notícias PA, seu marido e parceiro criativo, Andreas Kronthaler, disse: "Trabalhamos até o fim e ela me deu muitas coisas para fazer. Obrigado, querida".

O Victoria and Albert Museum de Londres descreveu Westwood como uma "verdadeira força revolucionária e rebelde na moda", enquanto a secretária da Cultura, Michelle Donelan, disse que ela era uma "figura imponente".

"Seu estilo punk reescreveu o livro de regras na década de 1970 e (ela) foi amplamente admirada por permanecer fiel a seus próprios valores ao longo de sua vida", escreveu Donelan no Twitter.

Descanse em paz, Vivienne Westwood...

Nenhum comentário:

Postar um comentário