Translate

19 de janeiro de 2023

Van Conner, co-fundador do Screaming Trees, morre aos 55 anos

Foto: Steve Eichner

Van Conner, baixista co-fundador da banda de rock alternativo Screaming Trees, morreu aos 55 anos.

O irmão e colega de banda de Conner, Gary Lee Conner, compartilhou a notícia em um comunicado nas redes sociais. “Van Conner, baixista e compositor do Screaming Trees, morreu ontem à noite de uma doença prolongada aos 55 anos”, escreveu ele. “Foi a pneumonia que o pegou no final. Ele foi um dos amigos mais próximos que já tive, e eu o amava imensamente. Vou sentir falta dele para todo o sempre.

Nascido em 1967 em Apple Valley, Califórnia, e criado em Ellensburg, Washington, Conner formou a banda Explosive Generation no colégio com seu irmão, que tocava guitarra, e o baterista Mark Pickerel. O trio logo recrutou o cantor Mark Lanegan e renomeou-se Screaming Trees. O quarteto lançou vários álbuns por selos independentes ao longo do final dos anos 80, misturando hard rock e neopsicodelia para se tornarem progenitores do som de Seattle junto com bandas como Melvins, Mudhoney e Green River.

Screaming Trees assinou com a Epic Records em 1990, e sua estreia em uma grande gravadora, Uncle Anesthesia, chegou no ano seguinte, gerando o hit de rádio alternativo Top 40 "Bed of Roses". Seu sucessor, Sweet Oblivion , de 1992, tornou-se a primeira entrada da banda na Billboard 200, alcançando a posição 141 e rendendo o hit de rádio alternativo nº 5 "Nearly Lost You" e o Top 40 "Dollar Bill". Após um intervalo de quatro anos, a banda lançou Dust em 1996, entrando em um hiato prolongado após sua turnê de apoio e se separando oficialmente em 2000. Uma continuação arquivada de Dust chegou em 2011 sob o nome Last Words: The Final Recordings.

Descanse em paz, Van Conner...

Nenhum comentário:

Postar um comentário