Translate

10 de agosto de 2023

Robbie Robertson, líder da The Band, morre aos 80 anos

Foto: Carolyn Cole


O guitarrista, compositor e cantor Robbie Robertson , que levou o grupo canadense-americano The Band à proeminência do rock na década de 1970 e trabalhou extensivamente com Bob Dylan e Martin Scorsese, morreu. Ele tinha 80 anos.

De acordo com um anúncio de sua assessoria, Robertson morreu nesta quarta-feira (09), em Los Angeles, após uma longa doença.

Robbie estava cercado por sua família no momento de sua morte, incluindo sua mulher, Janet, sua ex-mulher, Dominique, seu parceiro Nicholas e seus filhos Alexandra, Sebastian e Delphine. Robertson completou recentemente seu décimo quarto projeto musical em filme com o colaborador frequente Martin Scorsese, 'Killers of the Flower Moon'. Em vez de flores, a família pediu que doações fossem feitas às Six Nations of the Grand River para apoiar um novo Centro Cultural Woodland”, afirmou em comunicado o empresário de Robertson, Jared Levine.

Arquiteto e principal compositor do The Band, Robbie Robertson, homenageado em 1994, mudou o curso da música popular no final dos anos 1960. Embora nascido e criado no Canadá, Robertson encontrou a poesia na história e mitologia da América, e com uma fusão de blues, rock, folk, R&B e country, suas composições incorporaram o gênero que veio a ser conhecido como Americana. Músicas como “The Weight”, “The Night They Drove Old Dixie Down” e “Up On Cripple Creek” se tornaram monumentos culturais, fundindo tematicamente o passado com o presente e deixando um impacto imensurável. As guitarras afiadas de Robertson foram uma parte crítica do som do The Band, e depois que a formação original do grupo terminou com o épico show e filme The Last Waltz, ele seguiu para uma aclamada carreira solo e um extenso trabalho de trilha sonora para filmes, incluindo parcerias com o diretor Martin Scorsese.

Descanse em paz, Robbie Robertson...

Nenhum comentário:

Postar um comentário