Translate

19 de dezembro de 2023

Novas músicas e show de reunião marcam 40 anos da banda Tonelada

Foto: Gustavo Diakov


A banda paulistana de rock Tonelada, formada por amigos de classe do crítico musical e ex-VJ da MTV, Fábio Massari, retorna pontualmente neste fim de 2023 que celebram 40 anos desde que surgiu, entre amigos, lá nos idos de 1980: recém-lançaram as plataformas digitais o single Malte, com as músicas ‘Maneh’ e ‘79’, e realizaram um show de retorno, que preencheu o Morrison Rock Bar (Vila Madalena/SP) no último dia 5/12, com setlist repleto de hits do primeiro e único disco homônimo.

Ouça o single Malte aqui: http://tratore.ffm.to/singlemalte.


O single reúne boa parte do Tonelada, como Fernando Moro (voz), Tuco Marcondes (guitarra), René Parise (guitarra), Renato “Bêlla” Parente (baixo e teclado), Hugo Hori (sax) e José Vicente Frascino (bateria). As duas músicas foram gravadas nos estúdios PinkZebra e Markondz Studio, com mixagem de Tiago PinkZebra, masterização de Leonardo Nakabayashi e produção de Bêlla.

São as primeiras faixas inéditas depois 33 anos, com letras perspicazes e músicas com arranjos de bom gosto.

‘Maneh’ é um pop punk que faz uma crítica às redes sociais e ao ecossistema que habita nelas com seus jargões, pensamentos rasos e cancelamentos.

Esta faixa também ganhou um lyric video, com motion design: de Weslan Barros, confira: 



Já ‘79’ tem o jeitão de um rock da década de 70, mas com uma sonoridade bem atual. A letra traz reflexão sobre a maturidade e as motivações da geração ‘baby boomer’, que agora chega aos 60 anos de idade.

Há 40 anos, o Tonelada é sobre amigos que se reúnem para fazer música. A banda é formada por advogados, economista, publicitário e músicos profissionais, todos bem sucedidos em suas carreiras, e a música é só uma das coisas que nos une.

Assim, este é um lançamento que reforça laços de amizade e reafirma a música como o elo crucial da longevidade do Tonelada, que além de banda, significa um estado de espírito alegre e livre.

Lançar canções inéditas depois de tantos anos tem um significado diferente. Elas nasceram durante a pandemia, quando, como todo mundo, precisávamos nos apegar a pequenos projetos pessoais para superar aquele momento terrível”, comenta o frontman e vocalista, Fernando Moro. “O Tonelada é um estado de espírito. Nada pode ser mais alegre e leve”, acrescenta.

A banda tem influências que vão de Rita Lee a bandas como Joelho de Porco, The Police, Dire Straits, Língua de Trapo, Yes, Deep Purple e Led Zeppelin.

A formação do Tonelada no show do dia 5/12,contou com Fernando Moro (voz), Lico Moro (voz), Tuco Marcondes (guitarra), René Parise (guitarra), Bêlla Parente (baixo e teclado), Hugo Hori (sax), José Vicente Frascino (bateria), Paulo Neme (teclado) e Fernando Yazbek (flauta transversal), além de músicos convidados.

Acompanhe o Tonelada nas redes: https://www.instagram.com/tonelada1980.

Foto: Gustavo Diakov


Depoimento:

Fábio Massari

"A banda Tonelada é minha banda da escola; mais que isso, é a banda da minha classe! Quando já estávamos todos devidamente obcecados pelo bom e velho rock'n'roll, Renatão, Moro e comparsas deram aquele passo além e montaram uma banda. E fizeram shows. E acho que fiz até uns backing vocals em algum evento perdido na memória daqueles tempos distantes. Que estejam firmes, fortes, na ativa e, muito importante, com o mesmo peso hoje em dia, é motivo para muita celebração"


Agradecimento: Tedesco Comunicação e Midia

Nenhum comentário:

Postar um comentário