Paul McCartney - Allianz Parque - São Paulo/SP - 7 de dezembro de 2023
Por Juliana Carpinelli
Fotos gentilmente cedidas por Marcos Hermes
Cantor, compositor, multi-instrumentista, empresário, produtor musical, cinematográfico, ativista dos direitos dos animais britânico, o compositor musical de maior sucesso da história da música pop mundial de todos os tempos, segundo o Livro Guinness dos Recordes, e integrante de uma das maiores bandas de todos os tempos: The Beatles. Acho que dá para perceber de quem vamos falar neste review, não é? Sir Paul McCartney, que está no meio de uma turnê mundial e que passa pelo Brasil em uma série de oito shows. Nossa equipe foi conferir a primeira apresentação de McCartney em São Paulo, no dia 07 de dezembro, no Allianz Parque.
O show, iniciou com um pequeno atraso de 30 minutos, às 20h30, devido a chuva que atingiu a capital paulista, mas que não tirou o brilho naquela noite. Confesso que estava com borboletas no estômago de ansiedade para assistir ao show, pois foi minha primeira vez no show deste gênio. Sim, gênio, pois suas canções, habilidades musicais e história na música são diferente de tudo que já vi e ouvi na vida.
Após uma contagem no telão com a imagem do clássico baixo de Paul, a apresentação iniciou com um dos clássicos dos Beatles, "Can’t Buy Me Love", e ao fim, saudou o público com um "Boa noite, mano", derretendo os corações dos 48 mil fãs. Na verdade, Paul conversou com o público, praticamente todo o show, em português e o que faz crescer ainda mais a admiração pelo empenho em aprender o idioma local para se comunicar.
Foto: Marcos Hermes |
Foto: Marcos Hermes |
A canção "My Valentine", uma das mais bonitas das gravações recentes, Paul dedicou à sua esposa, Nancy Shevell, e que estava na plateia. Durante a performance o telão apresentava os atores Natalie Portman e Johnny Depp interpretando língua de sinais da canção. Este foi apenas um dos momentos emocionantes da noite. "Love Me Do", "Lady Madonna" e "Obla Di Obla Da" fizeram o público dançar como se não houvesse amanhã...afinal, não é sempre que escutamos os clássicos do Beatles ao vivo. "Jet", anunciou que canções da era de Paul McCartney com Wings estava apenas no início. "Band on the Run" foi outro momento de bastante emoção (inclusive para esta que vos escreve) a canção foi apresentada com perfeição e cantada à plenos pulmões pelos fãs...que momento mágico.
Em outro momento da noite, Paul falou, em português mais uma vez, que gostaria de dedicar uma canção ao seu grande amigo George Harrison e, na sequência o clássico dos clássicos "Something" - escrita por George e lançada na época com os Beatles - apenas Paul, um ukulele e o público que acompanhou emocionado.
"Get Back", "Let It Be" e "Live and Let Die", esta com direito a fogo de artifício e Paul ao piano, transformando o momento em um verdadeiro espetáculo. "Hey Jude" contou com um coro incrível no momento "na na na" e que foi de arrepiar. Paul interagiu pedido hora para os homens cantarem e hora as mulheres...um verdadeiro frontman, além de sua simpatia. A canção encerrou a primeira parte do show, que teve um breve pausa para o retorno triunfal do bis.
Foto: Juliana Carpinelli |
Foto: Juliana Carpinelli |
Foto: Marcos Hermes |
Quem não se lembra da clássica apresentação dos Beatles, Rooftop Concert, no terraço do edifício da Apple Corps, em 1969? Pois foi exatamente este momento que Paul retratou com "I’ve Got A Feeling" com a presença de John Lennon no telão cantando ao lado dele. Este foi outro ponto emocionante da noite...era de arrepiar ver e escutar Lennon e McCartney juntos, ali na nossa frente. "Sgt Pepper/"Helter Skelter" e "Golden Slumbers" encerraram a noite de forma extraordinária. Eu, já com lágrimas nos olhos, fiquei por alguns momentos apenas admirando aquela pessoa...um ser humano incrível, com um coração e carisma fora de série e que eu ficaria por horas e horas escutando suas canções...um Beatle!
Paul McCartney se apresentou com a banda que o acompanha há vários anos - Paul "Wix" Wickens (teclados), Brian Ray (baixo/guitarra), Rusty Anderson (guitarra) e Abe Laboriel Jr (bateria) - que é um show a parte de simpatia.
Paul McCartney ainda realizou mais dois shows em São Paulo - dias 09 e 10 dezembro - antes de encerrar sua tour pelo Brasil com shows em Curitiba (13 de dezembro) e Rio de Janeiro (16). A Disney +/Star + irão disponibilizar a apresentação no Maracanã ao vivo, dia 16.
Só tenho que dizer obrigada Paul McCartney por tudo...pelas lindas canções, pelo carinho, pela dedicação com seu público e por ser parte da minha história de vida, afinal, cresci escutando suas músicas e com certeza será repassado para muitas gerações.
Foto: Marcos Hermes |
Foto: Marcos Hermes |
Setlist:
Can’t Buy Me Love
Juniors Farm
Letting Go
She’s A Woman
Got To Get You Into My Life
Come On To Me
Let Me Roll It
Getting Better
Let Em In
My Valentine
1985
Maybe I’m Amazed
I’ve Just Seen A Face
In Spite Of All The Danger
Love Me Do
Dance Tonight
Blackbird
Here Today
New
Lady Madonna
Jet
Mr Kite
Something
Obla Di Obla Da
Band on the Run
Get Back
Let It Be
Live and Let Die
Hey Jude
Bis:
I’ve Got A Feeling
Birthday
Sgt Pepper reprise/Helter Skelter
Golden Slumbers
Agradecimentos à FleishmanHillard, Bonus Track e 30E pelo credenciamento e Allianz Parque pela atenção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário