Translate

10 de dezembro de 2023

Dave Evans - Santo Rock Bar - Santo André/SP

Foto: Alexandre Veronesi



Dave Evans - Santo Rock Bar - Santo André/SP - 24 de novembro de 2023


Por Alexandre Veronesi

Fotos: Alexandre Veronesi


Muito embora não seja um personagem tão conhecido pelo público rockeiro "médio" do Brasil, Dave Evans foi o primeiro vocalista do lendário AC/DC, no qual participou de diversas composições dos primórdios, além de ter gravado as vozes de seu primeiro single, "Can I Sit Next To You, Girl", lançado em Julho de 1974. O frontman agora retorna à América do Sul para uma série de shows comemorativos em homenagem aos 50 anos de sua ex-banda, sendo que o pontapé inicial da turnê ocorreu na última sexta-feira, dia 24/11, no Santo Rock Bar, tradicional casa de shows localizada em Santo André/SP.

Por volta das 22h30, o evento teve início com a apresentação do HeyGod, um dos mais requisitados covers de Bon Jovi de nosso país. Rafael Antony (vocal), Paulo Marcio (guitarra), Adriano Reis (baixo), Jean Ferreira (bateria) e Jeferson Fernandes (teclado) trouxeram um repertório relativamente enxuto, mas recheado de clássicos do Hard Rock oitentista. Abrindo com "You Give Love A Bad Name", e fechando com a dobradinha "I'll Be There For You" e "Livin' On A Prayer", o grupo destilou, durante cerca de 1 hora, canções do calibre de "Blaze Of Glory", "It's My Life", "Misunderstood", "Wanted Dead Or Alive", "Bad Medicine", "Runaway", "Blood On Blood" e, é claro, "Always". A atuação do quinteto foi digna de aplausos, cumprindo muito bem a proposta, com destaques para o cantor Rafael - que em muito se assemelha ao próprio Jon Bon Jovi, nos quesitos voz e postura - e os certeiros backing vocals, especialmente por parte do baixista Adriano. Ótimo aquecimento!

Foto: Alexandre Veronesi


Menos de 30 minutos depois, Dave Evans subiu ao palco do Santo Rock - que inexplicavelmente não alcançou nem a metade de sua lotação - tendo como banda de apoio o BIG/GUN, renomado tributo brasileiro à AC/DC. O veterano vocalista, nascido em País de Gales e radicado na Austrália, iniciou seu explosivo set com a versão original de 1974 de "Can I Sit Next To You, Girl", sucedida pelas dançantes "Rockin' In The Parlour" (também parte integrante do supracitado single de estreia) e "Sunset Strip" (música "perdida" que nunca chegou a ser gravada pelo grupo de Angus Young), mais duas boas releituras de Little Richards, as atemporais "Tutti Frutti" e "Lucille". Evans mencionou, por diversos momentos, o primeiro show da carreira do AC/DC, realizado em 31 de Dezembro de 1973 no Checkers Nightclub, em Sydney, Austrália, e metade da seleção de músicas foi baseada justamente nesta apresentação histórica. Dito isso, tivemos na sequência as porradas "Rock N' Roll Singer" e "Baby, Please Don't Go", com "Heartbreak Hotel", de Elvis Presley, encerrando (ao menos por ora), o momento nostalgia. O cantor então apresentou, na sequência, quatro sons de sua subestimada carreira solo: "Sold My Soul To Rock N' Roll", "Revenge", "Put Up Or Shut Up" e "Only The Good Die Young", muito bem recebidas pela diminuta audiência.

Dave Evans é um senhor de 70 anos que esbanja atitude, carisma e simpatia. Sua performance de palco, mesmo um tanto quanto piegas se faz contagiante, e a voz, que é o elemento principal, permanece afiada e poderosa. Sobre a banda de apoio, composta pelos instrumentistas Fábio Young (guitarra), Bruno Young (guitarra), Fernando Willians (baixo) e Will Rudd (bateria), pouco tenho a declarar, pois a execução foi irretocável, e o quarteto, naturalmente, se porta de maneira muito similar aos próprios músicos do AC/DC.

Adentrando a reta final do show, tivemos nada além de hinos absolutos do gênero. Primeiro, "T.N.T.", que dispensa apresentações, precedendo a catártica "Highway To Hell", aquele tipo de hit que rompe a bolha e transporta todos ao estado de mais absoluto êxtase. "Let There Be Rock", em roupagem mais pesada, encerrou o set regular, mas aos gritos de "Dave, Dave, Dave", o frontman rapidamente voltou ao palco para uma última dança: "Whole Lotta Rosie", que veio para lavar de vez a alma de todos os presentes, pondo fim em uma noite regada ao mais puro e saboroso Rock N' Roll.

Foto: Alexandre Veronesi

Foto: Alexandre Veronesi


SETLIST:

01 - Can I Sit Next To You Girl (AC/DC)

02 - Rockin' In The Parlour (AC/DC)

03 - Sunset Strip (AC/DC)

04 - Tutti Frutti (Little Richard)

05 - Lucille (Little Richard)

06 - Rock N' Roll Singer (AC/DC)

07 - Baby, Please Don't Go (AC/DC)

08 - Heartbreak Hotel (Elvis Presley)

09 - Sold My Soul To Rock N' Roll

10 - Revenge

11 - Put Up Or Shut Up

12 - Only The Good Die Young

13 - T.N.T. (AC/DC)

14 - Highway To Hell (AC/DC)

15 - Let There Be Rock (AC/DC)

16 - Whole Lotta Rosie (AC/DC)



Agradecimentos à Santo Rock Bar pelo credenciamento e atenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário