Translate

3 de maio de 2024

Richard Tandy, tecladista da Electric Light Orchestra, morre aos 76 anos

Foto: Fin Costello


O tecladista da Electric Light Orchestra, Richard Tandy, morreu aos 76 anos.

O líder da banda, Jeff Lynne, confirmou a notícia em um breve comunicado em homenagem ao seu parceiro musical. “É com grande tristeza que compartilho a notícia do falecimento do meu colaborador de longa data e querido amigo Richard Tandy”, escreveu ele. “Ele era um músico e amigo notável e guardarei com carinho a vida inteira de memórias que tivemos juntos. Enviando todo o meu amor para Sheila e a família Tandy.” A causa da morte não foi mencionada.

Nascido em 1948 em Birmingham, Inglaterra, Tandy conheceu o futuro baterista do ELO, Bev Bevan, enquanto estudava na Moseley School. Os dois trabalharam juntos pela primeira vez no Move  - que incluía os futuros membros do ELO, Lynne e Roy Wood - quando Tandy contribuiu com teclados para o hit de 1968 da banda, "Blackberry Way". Tandy também atuou como tecladista em turnê do Move e, mais tarde, baixista em turnê enquanto Trevor Burton se recuperava de uma lesão no ombro.

Em 1970, Wood, Lynne e Bevan formaram a ELO, com Tandy logo entrando no baixo. Quando Lynne se tornou a líder do grupo após a saída de Wood, Tandy mudou para os teclados, posição que manteria pelo resto de seu tempo com a banda. Seu vasto arsenal de instrumentos incluía piano, Minimoog, Clavinet, piano elétrico Wurlitzer e Mellotron, entre outros. Tandy tocou em todos os álbuns do ELO, desde 'ELO 2' de 1973 até 'Balance of Power' de 1986 , após o qual o grupo se desfez. Ele também fez contribuições especiais em 'Zoom' de 2001 e 'From Out of Nowhere' de 2019, que foram essencialmente empreendimentos solo de Lynne.

Descanse em paz, Richard Tandy...

Nenhum comentário:

Postar um comentário