Translate

26 de junho de 2024

Kool Metal Fest - Vip Station - São Paulo/SP

Foto: Divulgação


Kool Metal Fest - Vip Station - São Paulo/SP - 09 de junho de 2024


Por Roberio Lima

Fotos gentilmente cedidas por André Santos


Muitos dos que estiveram na última edição do Kool Metal Fest em fevereiro desse ano, ainda não se recuperaram do impacto causado pela avalanche thrash metal, encabeçada pela banda estadunidense Vio-Lence. No entanto, de forma impiedosa, os organizadores do festival anunciaram dias depois, que realizariam ainda em 2024 - mais precisamente no dia 09 de junho - a edição que ficará marcada para sempre na história do evento como a mais satânica de todas já realizadas até o momento. Com a confirmação de Possessed e Venom Inc. como headliners, a exaltação ao 'capiroto' seria uma das características mais marcantes dessa edição, e para deixar o clima mais infernal, o cast do evento contou com representantes de peso do cenário nacional:  Facada, Cemitério, Velho e Vulcano. 

Com a abertura dos portões marcada para as 14h, uma grande concentração de headbangers já aguardava em frente ao Vip Station.  Não demorou muito para que o Facada subisse ao palco para realizar sua apresentação, e a pista do recinto naquele momento, já estava tomada por um público sedento por sonoridades mais extremas. O trio de Fortaleza (CE) não se fez de rogado e despejou um repertório repleto de pedradas grindcore. Entre as pérolas do setlist, figuraram “Apocalipse Agora” e “O Cobrador”. Uma apresentação brutal e necessária, como de costume! 

Foto: André Santos


Foto: Roberio Lima (Big Rock N' Roll)


O Cemitério capitaneado pelo ‘faz tudo’ Hugo Golon, tomou o palco de assalto e com o publico na mão, fez uma das apresentações mais energéticas do dia. Agora no formato ‘power trio’ a banda se mostra mais coesa e visceral. Douglas Gatuso (guitarra), era um dos mais empolgados no palco com a resposta do publico. As já clássicas “A Volta dos Mortos Vivos”, “Sexta-feira 13” e “Holocausto Canibal” foram algumas das canções responsáveis por impulsionar as rodas e ‘stage dives’. Hugo Golon em certo momento pergunta ao público “que dia é hoje?” e já emenda a fala com “O Dia de Satã” - somente para não haver dúvidas de que o dia realmente seria dedicado ao “inominável”. Ao final, os caras deixaram o palco ovacionados pele público que já estava ensandecido. 

Foto: André Santos


Assim que o Cemitério finalizou a apresentação, rapidamente os integrantes da atração seguinte ocuparam o palco para ajustar os equipamentos, enquanto isso, já era possível ouvir certos ruídos nefastos clamando pela aparição do Velho. Diretamente do “Hell” de janeiro (me perdoe o raríssimo leitor, mas é impossível não utilizar esse tipo de trocadilho em situações como essa!), eis que a máquina de moer “almas puras”, inicia a aula de adoração ao macabro. As pérolas profanas foram apresentadas com requintes de crueldade, e não poderia ser menos que isso, pois o publico já tinha muita familiaridade com a mensagem da banda, e as letras foram cantadas em alto e bom tom:  “Senhor de Tudo”, “Perto dos Portais da loucura” e a mais caótica do set; - “Satã, apareça!” foi o golpe de misericórdia em uma plateia já totalmente possuída por forças ocultas. 

Foto: André Santos


Vi o Vulcano ao vivo pela última vez um 2011, quando abriram o show dos alemães do Assassin no Manifesto Bar. Naquela época Zhema Rodero já era uma lenda, e vendo-o de perto hoje, é inacreditável testemunhar esse respeitável senhor a frente dessa histórica banda santista em plena atividade. A abertura foi especial, e contou com a tradicional narração de Angel (vocalista da formação original) “Os portais do inferno se abrem...”, o que aguçou nos presentes a possibilidade de o histórico vocalista fazer uma participação mais abrangente, como aconteceu no festival Setembro Negro de 2023. Com um set baseado no clássico álbum “Blood Vengence” não havia como errar. O Vip Station naquela altura do campeonato já estava abarrotado de gente! Luiz Carlos Louzada (vocal) fala sobre o novo disco lançado esse ano (Epilogue), mas que naquela noite a prioridade ficaria por conta dos clássicos. E tome “Witches Sabbath”!  O final se materializou com “Guerreiros de Satã” (Olha ele aí novamente!), e o Vulcano deixou o terreno muito bem preparado para as duas atrações internacionais da noite. 

Foto: Roberio Lima (Big Rock N' Roll)


Foto: André Santos


O Venom Inc. já possui uma certa familiaridade com o publico brasileiro, e principalmente o de São Paulo (não por acaso, seu frontman tem uma tatuagem com o mapa do estado em seu braço). Por isso, haviam enormes expectativas sobre o que se sucederia em mais essa aparição no país. Infelizmente Mantas não pode fazer parte dessa turnê, devido a problemas de saúde, e foi muito bem representado por Curran Murphy, que, diga-se de passassem, fez um ótimo trabalho. Assim que Tony Dolan subiu ao palco empunhando uma garrafa de Jack Daniel’s, a coisa foi ficando séria. Os caras passaram como um rolo compressor pelo palco do Vip Station. “Welcome to Hell”, “Inferno”, “In Nomine Satanás”, “In League With Satan”, “Countness Bathory” e “Sons of Satan” foram executadas com maestria e contribuíram significativamente para que, mesmo antes da aparição do Possessed, já pudéssemos incluir esse evento como um dos mais brutais dos últimos tempos. Aliás, estava chegando a hora de ficarmos frente a frente com um dos mais representativos personagens do que ficou conhecido como “metal da morte”. 

Com um certo atraso, (o que é compreensível em se tratando da logística para conduzir Jeff Becerra ao palco), sem contar que foi possível acompanhar por uma live no Instagram os momentos que antecederam a subida do frontman ao palco. Com os músicos já em suas posições e Jeff devidamente acomodado em sua cadeira de rodas, só a expectativa e ansiedade, levaram o batimento desse que vos fala as alturas! Depois de testemunhar uma apresentação histórica no “falecido” Kazebre em 2008, finalmente teria a oportunidade de ver de perto, aquilo que representa a vida em seu estado mais puro (por mais que isso possa parecer confuso, é exatamente esse o espirito!). 

Foto: André Santos

Foto: Roberio Lima (Big Rock N' Roll)


Com uma breve introdução, a senha estava dada para que “No More Room in Hell” jorrasse como larva pelos amplificadores. A voz de Jeff não apareceu por determinados momentos, mas a insanidade era tão intensa, que não foi o bastante para acalmar os ânimos dos headbangers. As rodas e o “bate cabeça”, que já estava incontrolável, beirou os limites da violência. Jeff Becerra estava visivelmente impressionado com a reação e receptividade da massa humana que ali permanecia. “Pentagram” foi a primeira a aparecer no setlist - do seminal “Seven Churches”, disco que ajudou a elevar a banda ao “status” de lenda. “The Eye of Horror” música do EP homônimo, lançado em 1987, foi recebida com euforia, pois toda a nostalgia dos tempos áureos estava sendo recontada através daqueles clássicos inesquecíveis. A introdução de “The Exorcist” foi a deixa para que as últimas forças fossem sacrificadas em prol daquele momento histórico! 

Diferentemente de 2008, quando o Sadistic Intent era a banda de apoio de Jeff Becerra, agora a banda é formada por Claudeous Creamer (guitarra), Daniel Gonzalez (guitarra), Robert Cardenas (baixo) e Chris Aguirre I I (bateria). Os caras deram conta do recado e conseguiram reproduzir o legado do Possessed com maestria. Depois de tanto caos, emoção e nostalgia, somente uma dobradinha com “Death Metal” e “Burning Hell” para encerrar essa ‘Marcha para Satã” com as devidas reverências. Se ainda faltava algo para que o Kool Metal Fest integrasse o rol de festivais mais importantes do país, agora não falta mais! Foi simplesmente histórico!! 

Para esse senhor que vos escreve, só restou chegar em casa e mandar goela abaixo todas as cervejas encontradas na geladeira e depois tomar um bom banho, pois normalmente o verdadeiro ‘inferno’ sempre tem início nas segundas-feiras... 


Setlist Venom Inc.: 

Witching Hour

Bloodlust

Come to Me 

War 

Welcome to Hell 

Inferno 

Live Like an Angel (Die Like a Devil) 

Blackned Are the Priests

Carnivorous

In Nomine Satanas 

There´s Only Black 

Black Metal

In League With Satan 

Countess Bathory 

Sons Of Satan 


Setlist Possessed: 

No More Room in Hell 

Damned

Pentagram

Seance

The Word

Storm in My Mind 

Dominion

The Eyes of Horror 

Tribulation

Graven 

The Exorcist 

Demon

Fallen Angel 

Death Metal 

Burning in Hell 



Agradecimentos à Tedesco Comunicação e Midia pelo credenciamento e Vip Station pela atenção.

Um comentário:

  1. Comecei a ler e só consegui parar qdo terminou! Vc é muito bom em prender a atenção do leitor, parabéns Robério!

    ResponderExcluir