Translate

14 de dezembro de 2024

'Brasil', dos Ratos de Porão, e 'Antes do Fim', da Dorsal Atlântica, ganham relançamento em vinil

Foto: Divulgação 


O projeto Rocinante Três Selos relança em vinil dois discos fundamentais para os fãs de metal e punk: “Antes do Fim”, da Dorsal Atlântica, e “Brasil”, dos Ratos de Porão. Os álbuns capturam o espírito de rebeldia e frustração que marcou os 1980, abordando temas como preconceito contra minorias, desigualdade social, violência e corrupção - continuando mais necessários do que nunca. 

Os lançamentos já estão disponíveis no site do projeto www.rocinantetresselos.com.  


A nova edição de “Antes do Fim”, original de 1986, é em vinil vermelho 180g e inclui capa dupla, envelope com letras e texto do jornalista e escritor Bento Araujo, autor da série de livros Lindo Sonho Delirante. Já a reedição de “Brasil”, lançado em 1989, é em vinil duplo vermelho 180g, capa dupla e inclui reprodução do encarte/poster original e de diversos materiais impressos da época (releases, mapa de palco e foto promocional). O disco extra contém demos e uma faixa inédita. 

“Antes do Fim”, o primeiro LP da Dorsal Atlântica, é um marco pioneiro na fusão do metal com o punk e o hardcore no país. É também a Pedra de Roseta do metal brasileiro, cujo conteúdo foi crucial para a compreensão do rock pesado produzido no país — no repertório, nove temas furiosos, letais e velozes como nada feito até então. As letras abordavam tópicos como “as minorias raciais e a má interpretação da música em mentes distorcidas”. Destaque para “Guerrilha”, "HTLV-3”, “Joseph Mengele” e “Morte aos falsos”.

Três anos depois, em 1989, os Ratos de Porão soavam letais em “Brasil”, seu primeiro disco gravado no exterior. As letras de João Gordo para o disco permanecem extremamente atuais, como entregam os títulos das composições: “Amazonia Nunca Mais”, “Retrocesso”, “S.O.S. País falido”, “Crianças sem Futuro”, “Farsa Nacionalista”, “Porcos Sanguinários”, “O Fim”, “Máquina Militar” e “Terra do Carnaval”, entre outras. Três faixas se tornaram hinos instantâneos do Ratos: “Aids, Pop, Repressão”, “Beber até Morrer” e “Plano Furado II”.  

Foto: Divulgação 


As novas edições oferecem uma oportunidade para reviver a brutalidade e a honestidade dessas duas bandas que marcaram o punk e o metal brasileiros. É hora de resgatar esses sons que, mais de três décadas depois, ainda têm o poder de incomodar e de fazer pensar. “Antes do Fim” e “Brasil” já estão disponíveis, exclusivamente no e-commerce rocinantetresselos.com


Agradecimento: Pantim Comunicação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário