Translate

2 de abril de 2025

De Papo com...Thobbe Englund – Sabaton

Foto: Divulgação 

Por: Paula Cavalcante 

Agradecimento: Agência TAGA


O guitarrista Thobbe Englund da banda sueca de powermetal Sabaton que se apresentará em maio no festival Bangers Open Air, conversou com a nossa repórter Paula Cavalcante, membro do fã clube feminino da banda, a Sabaton Witches Division e falou sobre seu retorno a banda, o relacionamento com os fãs e as expectativas para o show no Brasil.

Confira: 


Paula - Big Rock: A última vez que o Sabaton esteve aqui foi há 6 anos e de lá pra cá muita coisa aconteceu, a banda lançou um filme, um novo álbum e você está de volta a banda! O que os fãs podem esperar dessa versão 2025 do Sabaton que vai subir ao palco em maio e quais são as suas expectativas? 

Thobbe: Eu acho que eu sei o que esperar do público brasileiro , quero dizer, eu me lembro em 2014, faz algum tempo mas eu me lembro, tinha muita energia no ar e se eu não me engano vai ser do mesmo jeito e do ponto de vista da banda nós vamos a 200% e eu sei que teremos isso de volta do público, vai ser muito divertido! 


Paula - Big Rock: Bom, como eu disse, eu faço parte do fã clube da banda e certa vez estávamos imaginando que se houvesse um Sabaton do futuro, essa banda possivelmente estaria escrevendo sobre o que está acontecendo com a gente hoje! Talvez escrevendo sobre a pandemia, os conflitos entre Rússia e Ucrânia e seriam grandes músicas. Você acha que o Sabaton do presente poderia algum dia escrever sobre isso ao invés de falar sobre fatos que aconteceram há 30,40 anos atrás? 

Thobbe: O Sabaton escreve basicamente sobre conflitos e guerras, nós sempre buscamos escrever sobre fatos históricos e evitamos coisas que ainda estão em andamento, que não chegaram ao fim e pra que isso aconteça um certo tempo tem que se passar e assim teremos os fatos e podemos escrever sobre isso de um ponto de vista mais correto, por isso não escrevemos sobre conflitos atuais. 


Paula - Big Rock: Mesmo você não estando mais no Sabaton continuamos acompanhando sua carreira, você gostaria de falar um pouco sobre isso? 

Thobbe: Foi muito divertido, quando eu saí do Sabaton em 2016 foi porque eu estava constantemente em turnê no mesmo nível de antes e isso estava me consumindo um pouco. Eu me lembro que em um ano nós estávamos viajando 270 ou algo assim e eu até fui pro apartamento errado e isso exigiu muito de mim eu tinha que pegar mais leve, eu sabia disso e basicamente isso foi a razão pela qual eu saí em agosto de 2016 eu queria ficar com a minha música então eu montei uma banda, fizemos uma turnê europeia, lançamos alguns álbuns, participamos de alguns festivais e foi muito divertido mas foi em um ritmo mais lento e então meu filho nasceu em 2019 e então o ciclo estava completo quando me perguntaram se eu queria voltar para a banda, há quase um ano, então ninguém está mais feliz do que eu agora, eu estou de volta, não estamos tão constantemente na estrada porque todo mundo tem suas famílias agora então agora está bem balanceado comparado ao que era antes quando éramos mais jovens. 

Foto: Divulgação 


Paula - Big Rock: Uma coisa que eu percebi é que você saiu do Sabaton mas o Sabaton não saiu de você, quando eu vi você tocando com eles no Wacken essa foi a minha percepção, ele não saiu da banda! 

Thobbe: Sim, eu me lembro, foi bom que você trouxe isso a tona! Eu estava assistindo um show do Sabaton aqui em nossa cidade natal, Falun, eu acho que foi em 2022, era o Sabaton Open Air e eu estava lá assistindo o Sabaton tocar e um amigo nosso chegou e disse: Você não se sente estranho por não estar na banda? E eu falei: Mas eu estou! Eu estou na banda! Eu só não estou no palco! Porque o princípio básico de banda é isso, nós temos uma banda, nós temos um vínculo pessoal e isso nunca se quebrou mesmo que eu tenha "deixado" a banda por muitos anos! Nós sempre estivemos em contato, fizemos churrascos, tomamos cervejas e escrevemos músicas juntos e sempre tivemos um contato próximo durante esses anos. Esses caras são meus melhores amigos!


Paula - Big Rock: Eu sei que o Sabaton é muito próximo dos fãs, essa camiseta que eu estou usando foi um presente de uma das minhas amigas do fã clube e o Sabaton fez questão de enviar um cartão autografado pra mim, todo fã tem uma história com a banda, o que essa relação com os fãs representa pra você? 

Thobbe: Então, o relacionamento dos fãs com a banda, bem, é tudo sobre isso! Porque sem os fãs não existe a banda e estamos juntos, nós nunca esquecemos disso, nós sempre enxergamos cada fã como único e nós estamos curtindo isso juntos, nós gostamos da mesma música. E o que eu imediatamente me apaixonei sobre o Sabaton quando eu entrei na banda pela primeira vez em 2012, foi isso esse comprometimento quando se trata dos fãs e era tão verdadeiro e pra mim isso foi: wow! Porque eu sempre fui muito verdadeiro, esses caras são genuínos e isso combinou perfeitamente comigo e eu acho até os fãs sentem isso, durante as sessões de autógrafos, eu me lembro em 2013, ficamos 5 horas e meia dando autógrafos porque não podíamos parar! Porque imagina o cara ou a garota que está lá no final da fila, a gente simplesmente não pode cortar a fila! 

Foto: Divulgação 


Paula - Big Rock: Bom, como jornalista e fã eu poderia abrir uma cerveja aqui com você e ficarmos por horas conversando sobre vários assuntos mas infelizmente não temos muito tempo! Você gostaria de deixar uma mensagem para os fãs?

Thobbe: Nós amamos vocês, essa é a nossa mensagem! Quando a gente chegar aí vai ser muito divertido e eu estou ficando emocionado porque vai ser muito divertido voltar! 


Paula - Big Rock: Sim, nós amamos vocês de volta e estamos muito ansiosos e empolgados com esse retorno! A gente se vê em maio! Tack (obrigada em sueco) Tchau Tchau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário