![]() |
Foto: Belas Letras |
Em comemoração ao mês do rock, a editora Belas Letras lança na próxima quarta-feira, 2 de julho, dois livros inéditos no Brasil com as memórias de grandes nomes do punk e do pós-punk. “Cured: A História de Dois Imaginary Boys”, autobiografia de Lol Tulhurst, membro fundador do The Cure, e “Paradoxo Punk: Memórias de Greg Graffin”, que narra a trajetória do vocalista do Bad Religion. Os lançamentos fazem parte da programação especial da segunda edição do Bookstock – criado para celebrar o mês do rock que, neste ano, homenageia o punk rock e suas influências no cenário musical e cultural.
Em Cured, Lol relembra a formação do The Cure ao lado de Robert Smith, como se tornaram um dos maiores representantes do pós-punk e seus problemas com álcool e drogas, que resultaram em sua demissão da banda. Já Paradoxo Punk apresenta as memórias de Greg Graffin, revelando como sua mãe cortou laços com a igreja e afastou seus filhos da religião; sua relação com a cena punk de Los Angeles; como dividia seu tempo entre o Bad Religion e sua vida acadêmica; e como sua banda foi considerada “vendida” ao assinar com uma grande gravadora e fazer sucesso.
Os livros chegam ao catálogo da Belas Letras em uma edição capa dura com pintura trilateral, fitilho, marcador de páginas, adesivo e palheta. E quem comprar direto no site da editora ganha um bótom quadrado com a capa de um álbum das bandas.
Em Cured, Lol Tolhurst revisita sua história desde a infância em Horley, onde conheceu Robert Smith, até a ascensão global do The Cure. O livro traça um retrato íntimo da formação da banda, dos primeiros ensaios até o estrelato nos anos 1980, revelando bastidores inéditos dos álbuns mais icônicos, além de abordar os efeitos da fama, do vício e das tensões internas que culminaram em sua saída do grupo. No centro da narrativa, estão a amizade com Smith, os desafios pessoais e, anos depois, uma emocionante reconciliação em uma praia no Havaí.
O autor compartilha momentos marcantes, como o sentimento de vazio vivido mesmo no auge do sucesso, durante a Kissing Tour, e a dor ao receber a carta que selou seu desligamento da banda. Esse rompimento dá início a um processo de autoconhecimento e cura. Cured também revisita episódios icônicos, como a residência da banda no lendário Marquee Club, em Londres, quando ainda eram desconhecidos e dividiram o palco com o Joy Division. A obra é um mergulho profundo na trajetória emocional e artística de Tolhurst, revelando o lado humano por trás de uma das maiores bandas do rock alternativo.
![]() |
Foto: Belas Letras |
Paradoxo Punk traça a jornada pessoal e artística de Graffin desde sua juventude no Centro-Oeste americano até a efervescente cena punk de Los Angeles nos anos 1980, passando pela formação da lendária banda e sua improvável vida dupla como músico de renome e acadêmico. Combinando reflexões filosóficas com memórias intensas da estrada, o livro apresenta um olhar único sobre o espírito do punk rock e sua capacidade de resistência e reinvenção.
Ao longo das páginas, Graffin revela bastidores de momentos cruciais da trajetória do Bad Religion, como o polêmico álbum Into the Unknown (1983), marcado por influências musicais distantes do punk tradicional e rejeitado pela cena da época. Em contraste, a criação do clássico Suffer ganha destaque pelo conceito profundo e pelas ilustrações com fortes referências budistas, refletindo temas como conceitos filosóficos, incluindo biologia evolutiva, ideologia marxista, capitalismo e fanatismo religioso. O livro também aborda a frustrada estreia da banda em grandes festivais europeus, a turbulenta relação com empresários da indústria e a controversa assinatura com a Atlantic Records em 1993, episódio que gerou críticas de que a banda havia se "vendido". Paradoxo Punk é mais do que uma biografia: é uma análise instigante sobre identidade, integridade e a constante tensão entre rebeldia e reconhecimento.
Os livros “Cured: A História de Dois Imaginary Boys” e “Paradoxo Punk: Memórias de Greg Graffin” estão disponíveis no site da editora e em sites parceiros, como Travessa, Livrarias Curitiba, Martins Fontes, Livraria da Vila, Amazon entre outros. A obra chega às livrarias a partir do dia 20 de julho de 2025.
Confira: https://www.belasletras.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário