![]() |
| Foto: Jim Louvau |
Na semana passada, os lendários ícones do thrash metal da Bay Area, EXODUS, anunciaram os detalhes de seu 12º álbum de estúdio, intitulado 'Goliath', com lançamento marcado para 20 de março de 2026. O disco marca o retorno do vocalista Rob Dukes, em seu primeiro trabalho com a banda desde 2010, além de ser a estreia do grupo pela gravadora Napalm Records. Goliath também sucede o álbum de maior sucesso comercial da carreira do Exodus.
Para apresentar essa nova fase, a banda divulgou o impactante single de abertura “3111”, acompanhado de um videoclipe tão extremo que não pôde ser exibido integralmente no YouTube devido ao seu conteúdo gráfico e violento.
O guitarrista Gary Holt comentou sobre a decisão de lançar o vídeo em sua forma completa e sem censura:
“Então aqui está, chegou a hora de compartilhar a versão completa e sem censura do vídeo de ‘3111’! Se usarmos a terminologia cinematográfica, temos a versão PG, PG-13 e, neste caso, uma versão para maiores de 18 anos. Como o YouTube vem sinalizando repetidamente o que consideramos a versão PG-13 com ameaças de remover nossa página permanentemente, decidimos ir além e incluir todas as cenas que SABÍAMOS que eles não permitiriam. Então aqui está o vídeo completo, com um site próprio para visualização. Aproveitem!”
Ambientada no contexto da guerra contra as drogas em Ciudad Juárez, no México, “3111” é uma faixa sombria e agressiva que escancara a brutalidade da realidade retratada. A música reforça não apenas a abordagem cada vez mais dinâmica e feroz do EXODUS, mesmo após décadas de carreira, mas também a disposição da banda em encarar temas duros e desconfortáveis sem filtros.
![]() |
| Foto: Divulgação |
Sobre o single, a banda explica:
“Decidimos ir com tudo no primeiro single, ‘3111’. A música fala sobre os assassinatos relacionados ao narcotráfico em Juárez, e ‘3111’ é o número estimado de homicídios somente no ano de 2010.”
Com 'Goliath', o EXODUS promete reafirmar seu lugar como um dos nomes mais implacáveis e relevantes do thrash metal mundial — sem suavizar a mensagem e muito menos o som.

.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário