Translate

2 de março de 2018

Banda Cruzas (Argentina), que faz turnê pelo sul, lança releitura para música de trio gaúcho


A banda argentina Cruzas faz sua primeira gira internacional em Porto Alegre e arredores entre os dias 7 e 18 de março. E as razões para escolher essa rota vão além das facilidades geográficas que a proximidade fronteiriça proporciona. Há também um laço de amizade e admiração envolvido. Isso porque “la agrupación” de stoner blues se tornou parceira do trio porto-alegrense El Negro quanto este excursionou por Buenos Aires. Além disso, o vocalista do conjunto hermano, Tacho, já esteve pela capital do Rio Grande do Sul e gostou da movimentação roqueira. Logo, foi providencial descolar uma sequência de shows por estes pagos e materializar a “Guillotina Tour 2018”. Aproveitando o gancho das apresentações pelo sul do Brasil, os forasteiros disponibilizam um vídeo fazendo sua própria versão da faixa ‘Canção da Estrada’, dos amigos gaúchos com os quais dividiram o palco. A versão, rebatizada como ‘Canción de Carretera’, mostra bem o potencial sonora da Cruzas.

Para assistir, clique aqui!


Informações atualizadas podem ser encontradas na page da tour clicando neste link.

Sobre a Cruzas:
Cruzas é uma banda formada, inicialmente, como projeto de doom, blues, metal e sons alternativos pelos guitarras Alejandro Mastellone (Leke) e Mauro Cortés (Mauh), em 2003. Logo em seguida, foram convocados o vocalista Mariano Tarchini (Tacho) e o baterista Ariel. Por fim, o baixista Cristian Giglio (Titi) completou o conjunto. Algumas anos depois, houve uma troca na formação com a saída de Ariel e Mauh assumindo as baquetas. 

No início, a Cruzas foi o ato de abertura para os conterrâneos Los Natas (grupo de stoner e rock psicodélico) em Lomas de Zamora, município da província de Buenos Aires. Entre as influências do hoje quarteto estão nomes como Black Sabbath, Soundgarden, Pentagram e Pappos Blues. A saga por palcos da capital portenha e arredores continuou, com shows por La Plata e Rosário, entre outras cidades. Depois de cinco anos consecutivos tocando juntos, a Cruzas lançou o primeiro EP, chamado Viaje al Exilio, gravado em 2008 e apresentado em 2010 na sala de concertos e centro cultural Cultura del Sur, na cidade de Temperley. Simultâneamente, foi editado o segundo EP, En Búsqueda. Foi quando a banda começou a trabalhar com a Punkco Producciones. Dessa parceria, surgiu o terceiro álbum, De una Vida (2013). Após a apresentação desse registro e uma nova mudança de integrantes (Wilson entrou para o baixo), a Cruzas excursionou pela costa atlântica de seu país e editou mais um EP: El Zimple (2014). Entre 2013 e 2015, dividiu a cena com artistas como Aire, Poseidotica, Persona e Tricomas, entre outros. Em 2015, foi a vez de tocar ao lado das internacionais Los Viejos (México) e Cardiel (Venezuela). Um ano depois, os argentinos se apresentaram ao lado dos gaúchos da El Negro no mítico pub Tío Bizarro, em Burzaco. Em março do mesmo ano tocaram pela primeira vez em Ciudad de Mercedes (província de Buenos Aires). Pouco depois, mais uma mudança: Mauh saiu da banda após 12 anos e deu lugar a Leo Schuster no kit percussivo. Com 15 anos de estrada, a Cruzas foi convidada para participar do lendário festival B.A Rock, edição 2017. Em outro evento, tocaram com Rolando Castello Junior, baterista brasileiro da Aeroblus (banda formada também por Pappo e Alejandro Medina). Ainda no mesmo ano, gravaram ao vivo no Romaphonic Studios seu mais recente trabalho, Volumen 5. São 9 temas produzidos pela própria banda, com um lírica potente e um som cru. O material foi masterizado em Nashville (Tennesse, U.S.A) por Steve Corrao. Além da disponível em formato digital, o álbum tem uma edição especial em vinil. 

Entre os dias 7 e 18 de março, a Cruzas faz sua primeira turnê fora da nação em que foi criada. A “Guillotina Tour Brasil 2018” divulga o trampo mais recente. Durante os shows, a banda também deve executar uma versão para ‘Canção da Estrada’, dos amigos brasileiros da El Negro.


Agradecimento: Homero Pivotto Jr. - Assessor de Imprensa
Foto: Hernan Parera

Nenhum comentário:

Postar um comentário