Translate

29 de agosto de 2018

Carrousel - Dortmund, Alemanha, 24 de Agosto

Foto: R. Gogniat

Morar na Alemanha tem suas vantagens e desvantagens. A desvantagem mais óbvia é ficar longe da família e dos amigos, enquanto as vantagens estão nas facilidades que o país traz. Uma delas é a grande quantidade de eventos culturais gratuitos. Foi em um desses que na última sexta-feira (24) tive uma grata surpresa. Às vezes você sai para uma cerveja com os amigos e encontra algo para escrever sobre, e isso encontrei na forma da banda Carrousel, na verdade um duo entre a francesa Sophie Burande e o suíço Léonard Gogniat, cantando juntos a maioria das músicas, juntamente a três músicos de apoio em baixo/guitarra, bateria e teclado.

O som da dupla passeia por variações de folk com pitadas de pop e rock - embora a segunda seja mais visível no show do que em suas gravações de estúdio. Todas as músicas são em francês, com exceção do cover da música “Wolke 4” do alemão Phillip Dittberner, cantada por Léonard.

O frio da sexta-feira à noite afastou um pouco o público do Micro!Festival em Dortmund, terra do segundo maior clube da Alemanha, o Borussia Dortmund. Ainda assim a banda não desanimou e cativou várias das pessoas que estavam por ali, com vários surpresas pelo uso da escaleta (também conhecida como melódica) pela vocalista Sophie - o show teve também bastante uso de sanfona por Léonard, que é um instrumento mais comum na música europeia do que costuma-se acreditar no Brasil.

Donos de uma discografia de quatro discos de estúdio e um ao vivo, os franco-suíços focaram bastante no mais recente, Filigrane, tocando sete músicas da bolacha de 2017 - incluindo o single “Plus de Coulers”, que teve uma das melhores recepções do público. Outra que atraiu gente para dançar perto do palco foi “Eva” e a já mais velha “J'avais rendez-vous”, que garantiu ao duo o segundo lugar da Suíça no Festival Eurovision Song Contest de 2013 - para quem não sabe, uma competição musical entre os países da Europa, que entregou ao mundo ABBA e Celine Dion - além de, no campo do metal, ter catapultado os vencedores finlandeses do Lordi com Hard “Rock Hallelujah” em 2006.

A única parte ruim foi a escolha da vocalista Sophie de tentar falar francês ao invés de inglês em um show na Alemanha - ou deixar o suíço Léonard falar alemão por ela. Ao fim, se você gosta só de rock clássico e metal, passe longe. Se gosta de passear pelos estilos que bebem do rock, dê uma chance.

Foto: Jair Cursiol Filho



Setlist:

Dans ta foulée
Aussi simple que ça
J'avais rendez-vous
Franc-jeu
Itinérant
Gris-bleu
Papier Buvard
Elle danse
Wolke 4
La grande traversée
Eva
La carte postale
Sur un volcan
C'est la vie
Reviendra
Plus de coulers






Por: Jair Cursiol Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário