Translate

22 de agosto de 2018

Unabomber lança novos singles e prepara segundo EP para 2018

Foto: Marcos Hermes

O rock pesado e eletrizante da Banda Unabomber está presente em dois novos singles. "Silêncio" e "Pesadelo" farão parte do segundo EP do grupo com previsão de lançamento para 2018. “Pesadelo” ganhou um clipe, que pode ser visto no YouTube.

Entre um riff de guitarra pesado e outro mais ainda, Paulo Stocco ou PC (bateria), os irmãos Sandro Luz (guitarra) e André Luz (voz) e Alan Vieira (baixo) resolveram calar a música por um tempo. A pausa durou alguns anos, até que os artistas decidiram reacender a chama do rock pesado com letras que cutucam o senso crítico da sociedade.

Em 1º de maio de 2017, Unabomber voltou com a energia que o rock precisa e já nos deu de presente o EP "Massas & Manobras S/A", formado por releituras de algumas composições lançadas nas demo-tapes "Unabomber" (1996) e "R" (1997), a última com produção do então iniciante Rafael Ramos. Já o EP contou com produção musical de Celo Oliveira, além de projeto visual do fotógrafo Marcos Hermes.

Paulo, Sandro, André, Alan e Jeff voltaram para fazer barulho. No reencontro surgiu o desejo de dizer algo mais. Foi assim que, em meio ao xadrez sociopolítico vivido no presente, a banda compôs e gravou "Silêncio", produzida por Celo Oliveira e lançada como single no final do ano passado. Jeff, o segundo guitarrista, deixa a banda pouco após esse single.  

Primeira inédita após o retorno e concebida no calor dos escândalos políticos, a composição expressa uma espécie de catarse da banda relacionada ao momento atual do Brasil. “Talvez a música seja uma forma de preservar a sanidade e continuar mantendo a esperança em um país melhor, além de estímulo à reflexão das pessoas, no sentido da percepção quanto ao perigo da resignação paralisante”, dizem os artistas.

Depois, veio “Pesadelo”, composta por Paulo César Pinheiro e Maurício Tapajós, gravada originalmente pelo MPB4 em 1972 (ainda sob o peso da ditadura militar). A letra é atual e passeia por velhas preocupações ressurgidas e a necessidade de novas perspectivas, em meio a maior polarização política, social e ideológica jamais vista no país. O novo single é mais um trabalho com a mão do produtor Celo Oliveira.

Bio
 
Alguém lembra de Theodore Kaczynski? O terrorista e matemático americano, um gênio do mal preso nos anos 1990 e trancafiado até hoje? O pseudônimo do terrorista, Unabomber, serviu como ideia para um grupo de músicos da Baixada Fluminense, nos mesmos anos 1990, darem o nome à sua banda de rock.

Enquanto integravam outros grupos, os rapazes se reuniam no fim de semana para tocar e compor. O batera Paulo Stocco (PC, figurinha fácil e querida no underground carioca, de bandas como Jason, Mandril e Perdidos na Selva) e os irmãos Sandro Luz (guitarra) e André Luz (vocais) convidaram o baixista Alan Vieira. Após alguns shows, resolveram recrutar mais um guitarrista e Jeff Barata se prontificou de imediato a assumir a posição.

Em 1994, PC, André e Sandro criaram a pequena e bem estruturada casa de shows, o Canil Pub, também na Baixada. As bandas mais significativas do chamado underground carioca dos anos 1990 e de outros cantos do Brasil e até da Argentina tocaram por lá, como Second Come, Planet Hemp, Piu Piu e sua Banda, Gangrena Gasosa, Dementia e tantas outras. Apesar do sucesso, resolveram encerrar as atividades do Canil Pub naquele mesmo ano.

A partir de 1995, a banda iniciou uma reformulação no som e nas composições. Foi quando o Unabomber gravou sua primeira demo, com produção própria. A repercussão foi forte, com resenhas em todas as revistas especializadas e zines. A imprensa roqueira na internet ainda engatinhava. O segundo tape foi gravado em agosto de 1997, com a produção do então iniciante Rafael Ramos (hoje um nome de peso da indústria da música no Brasil, sócio da gravadora Deck). O material foi lançado oficialmente em janeiro de 1998, novamente com bom eco na imprensa, que destacava a originalidade do som.

Os músicos do Unabomber foram classificados para as três edições do Festival Skol Rock, entre os anos de 1996 e 1998, e obtiveram o 2º lugar na etapa Rio, em 1997. No período, abriram shows de bandas como Titãs, Raimundos, Charlie Brown Jr., Paralamas do Sucesso, Lemonheads e outras, em casas como Imperator, Metropolitan e Mistura Fina, no Rio, e Ginásio Álvares Cabral, em Vitória (ES).

Mostraram a cara em programas de rádio e TV, como o "Ultrassom", da MTV, e "Caderno Teen", da TVE. As músicas “Sociedade Aberta e seus Inimigos” e “Só Hoje” foram executadas em emissoras como a Cidade FM (Rio) e Brasil 2000 FM (São Paulo).

Em 1999, apresentaram-se algumas vezes na capital paulista pelo Festival Lollapalooza Playcenter. Unabomber foi a única banda fora do estado de São Paulo classificada para gravar uma faixa no Be Bop Studio para a coletânea oficial do festival, com outras 12 bandas como o Nitrominds e o End of Dread. No mesmo ano, Unabomber encerrou as atividades. O batera PC foi o único que seguiu na música.

No início de 2017, Unabomber voltou a tocar. O grupo gravou seis músicas selecionadas a partir das demo-tapes dos anos 1990, com um embrulho profissional que dá total destaque ao instrumental preciso e aos vocais agressivos de André Luz, mais ou menos como se o cultuado disco "Titanomaquia" (1993) ganhasse vida própria.

O material foi gravado, mixado e masterizado no Kólera Studio, com produção de Celo Oliveira (Hydria/Fleesh) e compôs um EP lançado exclusivamente em meio digital. A direção artística foi do fotógrafo Marcos Hermes.”  (Por Bernardo Araújo, Jornal O Globo)



Links
https://www.facebook.com/unabombergroup/
https://www.youtube.com/channel/UCi2IuJ8ThnZ6SRIQ6EoRTDw
https://www.instagram.com/unabomber1994/
https://www.unabomber.com.br/
https://twitter.com/@unabombergroup
https://unabomber.bandcamp.com/    


Agradecimento: Adriana Baldin

Nenhum comentário:

Postar um comentário