Translate

17 de outubro de 2018

ELES AINDA SÃO TÃO JOVENS: No Espaço das Américas (SP), Bonfá, Villa-Lobos e Frateschi comemoram 30 anos dos icônicos Dois e Que país é este?

Foto: Carlos Vieira

Na sexta-feira (05 de outubro), os holofotes cruzaram-se para formar três letras “x” sobre o palco. O numeral romano simbolizava os 30 anos de dois álbuns da Legião Urbana, cantados por Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá, juntamente com o recente companheiro de estrada André Frateschi. Quer dizer, não exatamente...

O próprio Dado comentou, com risos durante a apresentação, “como é que pode dois álbuns fazerem aniversário juntos?”. Na verdade, a data simbólica recupera o sucesso de "Dois" e "Que país é este?", de 1986 e 1987, respectivamente. Ainda assim, parece um caminho natural a se seguir pouco tempo depois da turnê de comemoração do primeiro disco. A própria escolha de se manter Frateschi no vocal revela uma continuação da turnê de dois anos atrás, além da boa recepção que o ator e cantor recebeu desde então.

Foto: Carlos Vieira

André Frateschi não escondeu, no palco, sua eterna admiração pela Legião, dispensando frases como “essas músicas correm dentro das minhas veias” e “eu sou feito de Legião Urbana, que nem vocês”. E como não poderia deixar de ser, elogiou o icônico Renato Russo, chamando-lhe de um dos maiores compositores do Brasil, um “legionário” (e vale aqui a força da ambiguidade) e, por fim, pedindo palmas para sua memória.

A maioria das canções foi entoada pelo próprio Frateschi, embora Bonfá tenha assumido alguns vocais, como "Eduardo e Mônica" ou "Vento no Litoral"; e Villa-Lobos, permanentemente em seu baixo, cedeu voz apenas a "Giz". Vale dizer que, antes de começar os versos “E mesmo sem te ver, acho que estou indo bem”, Dado permitiu-se revelar que se tratava da música favorita do colega Renato Russo.

Foto: Carlos Vieira

Uma vez que seria desnecessário dizer aqui a competência dos artistas sobre o palco, vale finalizar a matéria da mesma maneira que André Frateschi finalizou o espetáculo. Erguendo um pano sobre sua cabeça, inicialmente parecia que estenderia algum tipo de bandeira... mas então os fãs viram: tratava-se de um tecido, grande de fato como uma flâmula, mas com a capa do álbum "Que país é este?". E balançava, com respeito e admiração, a imagem dos quatro integrantes da Legião Urbana.


Foto: Carlos Vieira


SETLIST
ÁLBUM “DOIS”

"Daniel Na Cova Dos Leões"
"Quase Sem Querer"
"Acrilic On Canvas"
"Eduardo e Mônica"
"Central Do Brasil"
"Tempo Perdido"
"Metrópole"
"Plantas Embaixo Do Aquário"
"Música Urbana 2"
“Andrea Doria"
"Fábrica"
"Índios"
"Química"

ÁLBUM “QUE PAÍS É ESTE?”
"Que País É Este”
"Conexão Amazônica" 
"Tédio (Com Um T Bem Grande Pra Você)" 
"Depois do Começo" 
"Eu Sei" 
"Faroeste Caboclo" 
"Angra dos Reis" 
"Mais do Mesmo" 




Por: Carlos Daniel Vieira

Agradecimento pelo credenciamento: Fabiana Villela / Estela Lopes - Talento Comunicação / Espaço das Américas

Nenhum comentário:

Postar um comentário