Translate

27 de dezembro de 2018

Earthless, Mars Red Sky e Psilocibina – Fabrique Club - São Paulo – 03/11/2018

Foto: Roberio Lima


Se fosse necessário definir em uma palavra o que rolou no Fabrique Club, na noite de 03/11/2018, eu certamente me apropriaria de uma palavra que não aparece no dicionário, mas que ilustra com riqueza de detalhes o que foi apresentado pelas bandas Psilocibina, Mars Red Sky e Earthless, em mais uma noite para não esquecer nem tão cedo.
“Fritação” é a palavra, e tenho a certeza de que o raríssimo leitor, concordará com esse que vos escreve, se procurar na internet alguns vídeos (ou logicamente se tiver comparecido ao Fabrique) do que as bandas mencionadas apresentaram no palco.

Foto: Roberio Lima
 
O Psilocibina está divulgando seu debut autointitulado, e já apresenta um rock/fusion de primeiríssima linha. Os que assistiam o power trio, formado por Alex Sheeny (guitarra), Rodrigo Toscano (baixo) e Lucas Loureiro (bateria) permaneciam boquiabertos tamanha a destreza dos rapazes em esmerilhar seus instrumentos com uma naturalidade invejável. Não deixaram pedra sobre pedra com seu som instrumental desconcertante. O final da apresentação dos cariocas impulsionou aos que assistiram atônitos sua performance a correr para a banquinha de merchandising, e garantir o “disquinho” ou o “discão” (o Vinil é o fetiche mais cortejado em eventos como esse). 

Foto: Roberio Lima

Os franceses do Mars Red Sky foram a próxima atração a se apresentar. Com um público já absolutamente inebriado, arrebataram a plateia com seu som pesado e ao mesmo tempo lisérgico. A discografia dos rapazes é um suporte e tanto para sustentar um setlist tão vigoroso, como foi apresentado. Com o mais recente trabalho embaixo do braço, “Apex III (Praise For The Burning Soul)” (2016), os franceses aproveitaram o giro pelo país, e tiveram também uma data na cidade de Palmas (TO), o que deixa claro o objetivo de divulgar o trabalho para o maior número de pessoas possível. Depois de abrir o show com a épica “Alien Ground/Apex III”, os destaques ficaram por conta de “Be My Guide” e “Marble Sky”. Com essa apresentação, o M.R.S. certamente saiu do palco maior de que entrou.

Foto: Roberio Lima
Essa turnê marcou a estreia do Earthless no país, e com seu mais recente trabalho lançado no Brasil “Black Heaven” (Abraxas/Nuclear Blast, 2018), foi organizado no dia anterior ao show, uma noite de autógrafos na mítica Loja Woodstock, onde seu proprietário, Walcir Chalas, preserva com absoluta dedicação à história do rock. Parecia mais um encontro entre amigos, e devido a um acidente sofrido no México, o baixista Mike Egington, desfalcou a banda no giro pelo país, e nesse caso, já tínhamos a informação que Rodrigo Toscano (Psilocibina), seria o substituto. Voltando ao show, Isaiah Mitchell extraiu de sua guitarra algo que só pode ser explicado através do sobrenatural. O homem simplesmente apavorou no palco. Enquanto Rodrigo T. mantinha seu instrumento de quatro cordas na contenção dos solos endiabrados, o baterista Mário Rubalcaba só não fazia chover. A iluminação estava condizente ao que se apresentava no palco, e as projeções do telão refletiam o espírito acid rock apresentado naquela noite em doses cavalares. O set teve seis músicas que ainda incluiu “Cherry Red”, (cover do The Groundhogs), no entanto, se engana quem possa imaginar que foi curto.

Esse foi o último show internacional  produzido pela Abraxas no ano, pois o que seria efetivamente o derradeiro, não aconteceu (o black Dahlia Murder, inicialmente se apresentaria em Dezembro, e  que depois teve o show adiado para 2019, mas por motivos adversos, a apresentação foi definitivamente cancelada). De qualquer forma, a produtora encerra o ano com o saldo mais que positivo. Até porque, se fizermos uma retrospectiva rápida, tivemos Kadavar, Radio Moscow e Eyehategod. Se isso for pouco, não sei mais de nada.



Setlist Earthless: Uluru Rock
Electric Flame
Gifted By The Wind
Flower Travellin’ Man
Cherry Red (cover Groundhogs)


Setlist Mars Red Sky:
Alien Grounds / Apex III
Hovering Satellites
Mindreader
Be My Guide
New Song
Marble Sky
Strong Reflection


Setlist Psilocibina:
Supernova 3333
2069
Galho Pt.2
Na Selva Densa
Galho
Trópicos
Lsd
Por: Roberio Lima
Agradecimento pelo credenciamento: Erick Tedesco - Abraxas

Nenhum comentário:

Postar um comentário