Translate

16 de março de 2020

Martin Barre no Espaço das Américas – São Paulo (SP) - 05/03/2020

Foto: Roberio Lima

O lendário Martin Barre – guitarrista que fez parte da fase áurea do Jethro Tull - se apresentou na primeira quinta-feira do mês de março, em São Paulo. Além dessa data, o músico teve passagem pelo Rio de Janeiro (RJ), em show bastante concorrido na cidade carioca.
Quem entende o mínimo de boa música, sabe a importância que os riffs e solos refinados de Martin B. tiveram na história de sucesso do  Jethro Tull. E nem precisamos aqui, colocar em questão a legitimidade do músico estar comemorando os cinquenta anos de carreira da banda com essa turnê. Por isso, estivemos no Espaço das Américas para conferir esse show. Vale registrar que dois convidados muito especiais participaram da festa. Foram  eles: Dee Palmer (outra personagem emblemática na história da banda e que substitui nessa turnê o baterista Barrie Barlow, que inicialmente viria ao Brasil, mas que cancelou sua participação por problemas de saúde) e Adam Wakeman (além de ser filho de Rick Wakeman, tocou com Black Sabbath e Ozzy Osbourne – não dá para reclamar desse currículo!)

Como é comum em eventos dessa natureza, muitos fãs nostálgicos se dirigiram ao Espaço das Américas para reviver um pouco dessa rica história musical. Alguns senhores e outros mais jovens com aquelas camisetas surradas do Deep Purple, Sabbath e do próprio Jethro, eram facilmente identificada entre os presentes. Também tinham os 'tiozões' mais abastados, acompanhados de suas respeitáveis senhoras e que muito provavelmente nem escutem mais o som da banda com a mesma intensidade de outrora, mas que cultivam o prazer de ostentar os “comes e bebes”, adquiridos a peso de ouro nas dependências da casa de shows - e outras regalias que só servem para inflar uma soberba inconsciente desses senhores.
Voltando ao que interessa, de alguma forma todos estavam ali para conferir a performance de M.B. e ouvir os grandes sucessos  do Jethro. E não é difícil afirmar que  foram muitos clássicos no setlist!

Foto: Roberio Lima

Pontualmente às 21:30h, Martin Barre e banda ocupam o palco para já mandar logo de cara “A Song For Jeffrey” e emendar com  “My Sunday Feeling” , onde as partes originalmente tocada com flauta transversal, foram adaptadas para guitarra e teclados. Por isso, a sonoridade das canções ficaram mais jazzísticos e bem diferente das versões originais. Ao término da segunda canção, Martim Barre fez o primeiro contato com o público e se mostrou bastante amistoso com a audiência.. 
Com uma banda que ainda conta com Dan Crisp (vocal e guitarra), Alan Thompson (baixo) e Darby Todd (bateria) a diversão foi garantida - tanto para os músicos como para a plateia que se deliciava com sons como “Aqualung”, “Trick as a Brick” “Cross-Eyed Mary”, saindo dos alto-falantes. As projeções do telão, mostravam imagens dos discos e algumas fotos de Martin quando fazia parte da banda. De alguma forma essas projeções ressaltavam a parceria de sucesso que Martin Barre teve com Ian Anderson em composições emblemáticas. 
Como anunciado - Martin Barre e sua banda, tocaram aproximadamente duas horas de clássico com um setlist que contemplou boa parte da discografia do Jethro. “Back to the Family” foi o número final de um Martin Barre muito feliz por ter conquistado a plateia paulista. E diga-se de passagem, ainda com um vigor invejável para um senhor que já passou do setenta anos. O público se aglomerou em frente ao palco para receber um pouco dessa energia e reverenciar a história de mais uma lenda do Rock! 

Vale registrar que ainda esse ano teremos a visita de Ian Anderson, e aqui nem preciso me estender muito, pois será imperdível!!



Setlist Martin Barre:

A Song for Jeffrey

My Sunday Feeling

Teacher

To Cry You a Song

Hymn 43

Aqualung

Thick as a Brick

Minstrel in the Gallery

Songs From the Wood

Hunting Girl

Heavy Horses

Jump Start

Locomotive Breath

Cross-Eyed Mary

Nothing is Easy

A New Day Yesterday

Warchild

Sealion

For a Thousand Mothers

Back to the family


Por: Roberio Lima

Agradecimento pelo credenciamento: Fabiana Villela - Talento Comunicação / Espaço das Américas

Nenhum comentário:

Postar um comentário