Translate

9 de fevereiro de 2022

Album Reviews: Carttada - Recharged (2021)

Foto: Divulgação
Gravadora: RTR Records



Por: Alexandre Veronesi - Colaborador Big Rock N' Roll 


Frequentemente me deparo com declarações dos fãs de Rock e Heavy Metal, nas quais são proferidos verdadeiros impropérios acerca de bandas que soam muito similares a outras, por vezes seguindo à risca fórmulas e padrões pré-estabelecidos, e, confesso, nunca compreendi muito bem este tipo de argumentação, considerando que (praticamente) nada nos dias atuais é de fato inovador, além de que, os famigerados "clichês" são reciclados à exaustão por um motivo muito simples: eles são bons e funcionais. Que existem por aí inúmeras cópias mal feitas de ícones do passado, não há como refutar, mas felizmente tal alcunha não se aplica à banda CARTTADA.

O grupo curitibano foi fundado em 2009 por Carlos Nunes (conhecido pelo pseudônimo Carlos Bastard), sob o nome Motorbastards, com o intuito de homenagear o Motörhead, sua influência primária. Após alguns anos inteiramente dedicados à reprodução fiel da lendária obra de Lemmy e cia., o trio, composto pelo supracitado Carlos (vocal e contrabaixo), Aly Fioren (guitarra) e Antonio Death (bateria), enfim materializou seu desejo de trilhar um caminho autoral, culminando no lançamento do álbum "Divisão Rock N' Roll", de 2015 (fora de catálogo, mas disponível para apreciação nas plataformas digitais). Já no ano de 2020, dois acontecimentos marcaram um novo ponto de virada na carreira da banda: a parceria firmada com a gravadora anglo-americana RTR Records, e posteriormente, a mudança de seu nome para CARTTADA. Visando então dar início a uma nova e promissora etapa em sua trajetória, o grupo está em vias de disponibilizar seu novo disco de estúdio, astuciosamente batizado de "Recharged", que tem o lançamento oficial previsto para 18 de Fevereiro (à princípio somente em versão física, no formato CD).

Sem jamais negar as origens, a banda apresenta, em seu primeiro full-lenght - sob a nova denominação - uma sonoridade 100% old school e bastante calcada em Motörhead, contudo, ainda mais veloz, pesada, e com algumas boas pitadas de Thrash Metal aqui e acolá, alcançando assim elevados níveis de potência e visceralidade. A energia pulsante de composições como "When The Devil Comes", "The Dance", "Look Twice", "We Are Bastards" e "Bad Reputation" atesta de maneira inquestionável a gana e a competência desse power trio - especialmente em termos de execução - desde os vocais, que possivelmente fariam Ian Fraiser Kilmister questionar se não era ele próprio ali cantando, até a base instrumental sólida e vigorosa, tudo isso apoiado por um trabalho de produção (mixagem e masterização) de alta qualidade, no qual foi atribuído a cada instrumento sua devida proeminência. Outros destaques são as duas canções em português presentes no registro: "A Mina de Tamandaré", que em muito remete ao Rock N' Roll cru e sacana de nomes como Baranga; e o Blues Rock "Espelho Quebrado", surpreendendo ao mostrar uma outra faceta dos curitibanos, levemente ousada e muito bem-vinda.

Em resumo, "Recharged" foi forjado sob medida para ouvidos pouco sensíveis e sedentos pelo lado mais sujo - no bom sentido, é claro - do Heavy Metal. É música para se divertir, beber e bater cabeça, sem pretensão alguma em soar moderna ou distinta. Caso tenha se identificado com estas palavras finais, caro leitor, o som do CARTTADA é perfeito para você.

Aos interessados em adquirir o material, que se encontra em pré-venda, basta entrar em contato com a própria banda por meio das redes sociais.

Foto: Divulgação / Facebook


Carttada - Recharged

Data de lançamento: 2021

Gravadora: RTR Records


Tracklist:

01 - When The Devil Comes

02 - The Dance

03 - Look Twice

04 - A Mina de Tamandaré

05 - We Are Bastards

06 - Nightmare

07 - Bad Reputation

08 - Espelho Quebrado

09 - Beer Thirty


Formação:

Carlos Bastard - voz e baixo

Aly Fioren - guitarra

Antonio Death - bateria

Um comentário: