Translate

22 de fevereiro de 2022

Album Reviews: Exodus - Persona Non Grata (2021)

Arte: Par Olofsson
Gravadora: Nuclear Blast / Shinigami Records


Por: Alexandre Veronesi - Colaborador Big Rock N' Roll  


A trajetória dos norte-americanos do EXODUS se confunde com a história do próprio Thrash Metal. Fundado em 1979, na antológica região da Bay Area, em São Francisco, o grupo foi um dos grandes pioneiros do estilo, tendo o mais alto grau de importância no que se refere à difusão e consolidação deste gênero ao longo das décadas. Encerrando um hiato de 7 anos - desde o bom "Blood In, Blood Out", de 2014 - a banda enfim ataca os nossos ouvidos novamente com "Persona Non Grata", seu 11º álbum de inéditas, disponibilizado mundialmente em Novembro de 2021, com lançamento em território nacional por intermédio da parceria Nuclear Blast / Shinigami Records.

Temos aqui um verdadeiro desfile de riffs intrincados e avassaladores, uma cortesia da dupla Gary Holt e Lee Altus, mais as características vociferações insanas de Steve "Zetro" Souza, tudo isso apoiado pela seção rítmica pujante executada pelos sempre precisos Tom Hunting - que recentemente triunfou perante árdua batalha contra um câncer de estômago - e o baixista Jack Gibson.

Gosto sempre de ressaltar que, particularmente, tenho certa preferência por discos com uma duração reduzida - algo em torno de 35 a 45 minutos - mas "Persona Non Grata", com sua 1 hora completa, prova que toda regra possui as suas exceções, pois não há um segundo sequer que seja ruim ou dispensável. Cada uma das 12 canções presentes no registro possuem proeminências únicas, desde a progressão brutal da faixa-título, responsável por iniciar os trabalhos; até a urgência de "The Beatings Will Continue (Until Morale Improves)"; passando pelas cadenciadas "Prescribing Horror" e "The Years Of Death And Dying"; as velozes e fulminantes "R.E.M.F." e "Clickbait"; "Elitist", com seu arranjo e refrão marcantes; o interlúdio acústico "Cosa del Pantano", detentor de um clima interiorano que casa perfeitamente com seu título; "Lunatic-Liar-Lord", petardo quase apocalíptico que conta com as participações especiais de Rick Hunolt (ex-guitarrista do grupo) e Kragen Lum (guitarrista do Heathen); para então encerrar a audição com a moedora de ossos "Antiseed".

Abordando a ficha técnica do material, o renomado produtor Andy Sneap, parceiro de longa data do EXODUS, assina mixagem e masterização, entregando, como de costume, um design sonoro de altíssima qualidade, que captura a essência do quinteto com perfeito equilíbrio e primazia. A arte da capa também é um show à parte, tendo sido desenvolvida pelo artista sueco Pär Olofsson, conhecido por seu trabalho com ícones do Metal extremo como Onslaught, Immolation, Unleashed, Malevolent Creation, Aborted, Spawn Of Possession, Pathology e Abysmal Dawn. E temos ainda um representante brasileiro na equipe, Marcelo Vasco, que foi o responsável pelo layout gráfico da bolacha.

Passados impressionantes 42 anos de sua formação, o EXODUS mais uma vez reivindica, imponente, o seu merecido posto no panteão do Thrash Metal. Em uma temporada de grandes lançamentos como foi a anterior, "Persona Non Grata", sem sombra de dúvidas, figura em uma posição privilegiada dentre os principais destaques, e merece ser apreciado à exaustão.

Foto: Divulgação


Exodus - Persona Non Grata

Gravadora: Nuclear Blast / Shinigami Records

Data de lançamento: 19/11/2021


Tracklist:

01 - Persona Non Grata

02 - R.E.M.F.

03 - Slipping Into Madness

04 - Elitist

05 - Prescribing Horror

06 - The Beatings Will Continue (Until Morale Improves)

07 - The Years Of Death And Dying

08 - Clickbait

09 - Cosa del Pantano

10 - Lunatic-Liar-Lord

11 - The Fires Of Division

12 - Antiseed


Formação:

Steve "Zetro" Souza - vocal

Gary Holt - guitarra

Lee Altus - guitarra

Jack Gibson - baixo

Tom Hunting - bateria

Nenhum comentário:

Postar um comentário