Translate

23 de fevereiro de 2022

Dave Grohl revela perda auditiva e diz que lê lábios há 20 anos: 'Sou surdo'

Foto: Reprodução


Depois de décadas se divertindo no palco noite após noite, Dave Grohl está começando a pagar o preço quando se trata do status de sua audição.

O vocalista do Foo Fighters, de 53 anos, se descreveu como "surdo pra caralho" durante uma aparição no The Howard Stern Show na semana passada, e explicou que ele depende da leitura labial nos últimos 20 anos.

"Eu não os testo há muito tempo - quero dizer, eu sei o que eles vão dizer", disse ele sobre ter seus ouvidos examinados por um médico. "'Você tem zumbido de dano auditivo no ouvido esquerdo, mais do que no ouvido direito.'"

Grohl disse que acha extremamente difícil ouvir outras pessoas em locais públicos e lutou durante a pandemia, pois as máscaras das pessoas cobrem a boca e ele não pode mais confiar na leitura labial.

"Se você estivesse sentado ao meu lado aqui no jantar, eu não entenderia nenhuma palavra do que você me disse, o tempo todo", disse ele a Stern. "Não tem jeito. Em um restaurante lotado, isso é pior. A pior coisa nessa merda de pandemia são as pessoas usando máscaras. Eu leio lábios há, tipo, 20 anos… Eu sou um músico de rock. Eu sou surdo. Não consigo ouvir o que você está dizendo."

O zumbido, que Grohl disse ter no último ano, é um zumbido no ouvido que pode se desenvolver ao longo do tempo quando a exposição contínua ao ruído danifica minúsculas células ciliadas sensoriais no ouvido interno que ajudam a transmitir o som ao cérebro, de acordo com o Instituto Nacional. sobre Surdez e Outros Distúrbios da Comunicação.

Apesar das dificuldades de conversação de Grohl, ele disse que ainda é capaz de ouvir "as menores coisas" ao gravar no estúdio e mixar álbuns.

"Meus ouvidos ainda estão sintonizados em certas frequências, e se eu ouvir algo que está um pouco desafinado, ou um prato que não é brilhante o suficiente ou algo assim, na mixagem, eu posso ouvir as minúcias de tudo o que ouvimos. fizeram com essa música, eu realmente posso", disse ele.

Enquanto muitos artistas usam retorno com fones de ouvido enquanto se apresentam para lhes dar uma fonte direta de som e proteger seus ouvidos, Grohl não usa, pois acha que "remove [ele] do som da atmosfera natural".

"Eu quero ouvir o público como, na minha frente e eu quero virar para poder ouvir Taylor [Hawkins] ali e ir aqui e ouvir Pat [Smear], e ir aqui e ouvir Chris [Shiflett] e coisas assim", explicou. "Isso apenas mexe com sua compreensão espacial de onde você está no palco."

Confira a entrevista [em inglês]:

Nenhum comentário:

Postar um comentário