Translate

6 de abril de 2022

Album Reviews: Cradle Of Filth - Existence Is Futile (2021)

Arte: Arthur Berzinsh
Gravadora: Nuclear Blast / Shinigami Records



Por: Alexandre Veronesi - Colaborador Big Rock N' Roll   


Nos idos da década de 2000, recordo-me de ler e ouvir, com frequência, numerosas quantidades de impropérios destilados contra a banda CRADLE OF FILTH. Tamanha ojeriza vinha, majoritariamente, dos mais fervorosos seguidores do Metal extremo (especialmente do Black Metal), e isto posto, torna fácil tarefa entender os motivos, afinal, o grupo britânico capitaneado por Dani Filth sempre flertou com a vertente mais blasfema do Metal - inclusive no que tange à estética - contudo, na prática, a sonoridade é muito mais ampla e diversificada, tendo o Black Metal somente como uma de suas inspirações, e ter isso em mente é o primeiro passo para entender a música executada pelo grupo.

Nascido em 1990 no distrito de Ipswich (condado de Suffolk, Inglaterra), ainda sob a alcunha de Burial - que perduraria por apenas um ano - o CRADLE OF FILTH atravessou as décadas seguintes de maneira intensa e até turbulenta, vivenciando altos e baixos, com inúmeras mudanças em sua formação e 14 álbuns de estúdio na bagagem (além de vários EPs e alguns registros ao vivo). "EXISTENCE IS FUTILE", o 15º full-lenght, marca a estreia da musicista Anabelle Iratni (voz, teclados, lira e orquestrações), que ingressou na banda em 2019, no lugar de Lindsay Schoolcraft, juntando-se a, além do supracitado Dani Filth (vocal), Richard Shaw (guitarra), Marek "Ashok" Smerda (guitarra), Daniel Firth (baixo) e Martin "Marthus" Skaroupka (bateria), line-up este unido desde 2014.

O relativamente extenso repertório da bolacha conta - oficialmente - com 12 faixas, que juntas totalizam pouco menos de 60 minutos. Todas as características que fizeram com que a banda despontasse no cenário Heavy Metal mundial e angariasse uma verdadeira legião de seguidores estão aqui, como as sombrias ambientações, alternância precisa entre cadência e velocidade, e as onipresentes orquestrações macabras, além dos vocais profanos e únicos de Filth (com destaque aos potentes gritos rasgados e super agudos), podendo ser amplamente notadas e apreciadas por meio de canções impactantes como "EXISTENTIAL TERROR", "NECROMANTIC FANTASIES", "CRAWLING KING CHAOS", "BLACK SMOKE CURLING FROM THE LIPS OF WAR", "THE DYING OF THE EMBERS", "HOW MANY TEARS TO NURTURE A ROSE?", e o poderoso encerramento com "US, DARK, INVINCIBLE". Temos ainda aqui 2 "bonus tracks" de qualidade elevada, considerando a natureza deste tipo de material, que são "SISTERS OF THE MIST" e "UNLEASH THE HELLION".

Em suma, "EXISTENCE IS FUTILE" é mais uma bela e interessante entrada na rica discografia do CRADLE OF FILTH. Deve agradar em cheio aos fãs de longa data do grupo, e também se mostra uma boa pedida àqueles que possuem a cabeça aberta o suficiente para adentrar o estranho teatro sinfônico dos horrores proposto por esse singular sexteto britânico.

O disco teve lançamento no Brasil, em formato físico (CD), por intermédio da parceria Shinigami Records / Nuclear Blast.

Foto: Divulgação


Cradle Of Filth - Existence Is Futile

Gravadora: Nuclear Blast / Shinigami Records

Data de lançamento: 22/10/2021


Tracklist:

01 - The Fate Of The World On Our Shoulders

02 - Existential Terror

03 - Necromantic Fantasies

04 - Crawling King Chaos

05 - Here Comes A Candle... (Infernal Lullaby)

06 - Black Smoke Curling From The Lips Of War

07 - Discourse Between A Man And His Soul

08 - The Dying Of The Embers

09 - Ashen Mortality

10 - How Many Tears To Nurture A Rose?

11 - Suffer Our Dominion

12 - Us, Dark, Invincible

13 - Sisters Of The Mist (bonus track)

14 - Unleash The Hellion (bonus track)


Formação:

Dani Filth - vocal

Richard Shaw - guitarra

Marek "Ashok" Smerda - guitarra

Daniel Firth - baixo

Martin "Marthus" Skaroupka - bateria, teclados e orquestrações

Annabelle Iratni - vocal, lira, teclados e orquestrações

Nenhum comentário:

Postar um comentário