Translate

14 de novembro de 2022

Keith Levene, guitarrista cofundador do The Clash, morre aos 65 anos

Foto: Divulgação / Twitter


Keith Levene, guitarrista cofundador do The Clash e mais tarde do Public Image Ltd. (PIL), morreu na última sexta-feira (11), aos 65 anos. A notícia foi confirmada pelo autor e escritor britânico Adam Hammond.

Hammond não revelou a causa da morte, embora relatos digam que o músico sofria de câncer de fígado: "É com grande tristeza que informo que meu amigo íntimo e lendário guitarrista da Public Image Limited, Keith Levene, faleceu na sexta-feira, 11 de novembro. Não há dúvida de que Keith foi um dos guitarristas mais inovadores, audaciosos e influentes de todos os tempos. Keith procurou criar um novo paradigma na música e com colaboradores dispostos John Lydon e Jah Wobble conseguiram fazer exatamente isso. Seu trabalho de guitarra durante os nove minutos de 'Theme', a primeira faixa do primeiro álbum do PiL, definiu o que a música alternativa deveria ser."

Ao lado do baixista Paul Simonon e do guitarrista Mick Jones, Levene fundou uma das bandas de rock mais populares de todos os tempos: The Clash. Ele foi o responsável por convencer Joe Strummer, então integrante do 101ers, a se juntar ao grupo. 

Levene deixou o Clash antes do lançamento do primeiro álbum da banda, em 1977, mas chegou a participar de seus primeiros shows. No ano seguinte, o guitarrista fundou o PIL com John Lydon, vocal do Sex Pistols. Ele deixou o projeto em meados dos anos 1980, quando o grupo tomou rumos mais comerciais.

Descanse em paz, Keith Levene...

Nenhum comentário:

Postar um comentário