Translate

27 de dezembro de 2022

Album Reviews: Warshipper - Past Essentials (2022)

Foto: Divulgação


Por: Alexandre Veronesi - Colaborador Big Rock N' Roll  


Com pouco mais de uma década de estrada, o grupo de Death Metal WARSHIPPER construiu, ao longo dos últimos anos, uma sólida e consistente trajetória dentro do cenário underground brasileiro. Fundada em 2011 na cidade de Sorocaba (interior do estado de São Paulo), a banda tem hoje em seu line-up o ex-Bywar Renan Roveran (vocal e guitarra), Rodolfo Nekathor (baixo), Roger Costa (bateria) - os 3 membros fundadores - e o recém incorporado Theo Queiroz (guitarra, desde 2021), que substituiu Rafael Oliveira.

Após a excelente repercussão de "Barren...", full-lenght disponibilizado no ano de 2020 (em meio à pandemia da Covid-19), o quarteto decidiu resgatar os seus primórdios, e consequentemente, presentear os fãs e amantes do Metal extremo em geral com um produto novo e diferenciado. Assim nasceu "Past Essentials", coletânea dupla lançada no início de 2022 pela Heavy Metal Rock, que abrange os dois primeiros álbuns do grupo, "Worshippers Of Doom" (2014) e "Black Sun" (2018), mais material extra e artes gráficas inéditas.

Um ponto interessante a se ressaltar aqui é o desenvolvimento musical e também composicional que ocorre naturalmente de um álbum para o outro, fator que se torna bastante nítido quando escutamos a íntegra da coletânea, ou seja, os 2 discos na sequência correta. Não me interpretem mal: em "Worshippers Of Doom", a banda já apresentava um bom refinamento técnico e melódico, porém, "Black Sun" eleva esta característica a outro patamar, com um número consideravelmente maior de nuances harmônicas, pitadas de Black, Doom e Thrash Metal, e até elementos progressivos em diversas de suas intrincadas passagens. Ao final, temos as faixas bônus do trabalho, que são "Atheist" (single lançado originalmente em 2019) e "Respect!" (canção do "Barren..." apresentada aqui em uma versão alternativa).

O único fator negativo em relação à sonoridade de "Past Essentials" é que não houve um trabalho de remasterização nas faixas, o que tornaria a audição, como um todo, mais homogênea - considerando que os álbuns possuem gravações bem diferentes - mas isso é apenas um detalhe, uma pequena implicância de minha parte.

Há de se destacar também o excelente trabalho gráfico desta coletânea. Além da bela arte da capa, a versão física do material (digipack) é luxuosa e de capricho ímpar, contando com os 2 CDs supracitados, pôster exclusivo, e um encarte rico em imagens e informações acerca do grupo.

Em suma, "Past Essentials" rapidamente se prova item essencial - com o perdão do trocadilho - na coleção de todo apreciador e entusiasta do Death Metal, não somente pela grande qualidade musical que o WARSHIPPER desempenha em seus discos, mas também por conta do esmero e o detalhismo exemplares que foram empregados nesta peça, tornando-a, definitivamente, um material de altíssimo nível.

Foto: Divulgação


Warshipper - Past Essentials

Selo: Heavy Metal Rock

Assessoria/Agência: Som do Darma

Data de lançamento: 09/02/2022


Tracklist:

CD 1

01 - Into The Dystopia

02 - Warshipper

03 - ...And The Darkness Calls

04 - Theatrical Dissection

05 - Autumn Mist

06 - Paranormal Connection

07 - Absence Of Colors - The Obsolete

08 - Absence Of Colors - Blackened


CD 2

01 - Nemesis (intro)

02 - Glowworm Dragon

03 - Cry Of Nowhere

04 - Black Sun (Part I, II, III)

05 - Rebirth

06 - Abandonment

07 - Descending - Genesis & Ontogenesis

08 - DeathBlast Overhead (intro)

09 - M.E. 262

10 - Delusions Of Grandeur

11 - Atheist (faixa bônus)

12 - Respect! (faixa bônus)


Formação:

Renan Roveran - voz e guitarra

Rafael Oliveira - guitarra

Rodolfo Nekathor - baixo

Roger Costa - bateria 

Nenhum comentário:

Postar um comentário