Translate

19 de janeiro de 2023

David Crosby, co-fundador do The Byrds and Crosby, Stills & Nash, morre aos 81 anos

Foto: Taylor Jewell


O cantor, compositor e guitarrista David Crosby, membro fundador de duas populares e extremamente influentes unidades de rock dos anos 60, os Byrds e Crosby, Stills & Nash (mais tarde Crosby, Stills, Nash & Young), morreu. Ele tinha 81 anos.

Sua esposa divulgou um comunicado à Variety, escrevendo: “É com grande tristeza, após uma longa doença, que nosso amado David (Croz) Crosby faleceu. Ele estava carinhosamente cercado por sua esposa e alma gêmea Jan e seu filho Django. Embora ele não esteja mais aqui conosco, sua humanidade e alma bondosa continuarão a nos guiar e inspirar. Seu legado continuará a viver através de sua música lendária. Paz, amor e harmonia para todos os que conheceram David e aqueles que ele tocou. Sentiremos muito a falta dele. Neste momento, respeitosamente e gentilmente pedimos privacidade enquanto lamentamos e tentamos lidar com nossa profunda perda. Obrigado pelo amor e orações.

A morte foi uma surpresa para aqueles que seguiram sua conta muito ativa no Twitter, na qual ele continuou twittando até esta quarta-feira (18).

Oito meses atrás, Crosby ganhou as manchetes quando disse que havia parado de se apresentar ao vivo, declarando: “Estou muito velho para fazer isso. Eu não tenho resistência; Eu não tenho forças.” Mas ele disse que estava gravando e ficando o mais ocupado possível: “Tenho feito discos em um ritmo surpreendente…Agora estou com 80 anos, então vou morrer muito em breve. É assim que funciona. E então estou me esforçando muito para produzir o máximo de música possível, contanto que seja realmente boa… Já tenho outra pronta esperando.” Posteriormente, Crosby voltou atrás sobre fazer shows, dizendo recentemente que havia mudado de ideia e esperava tocar ao vivo novamente.

Crosby alcançou a fama como cantor e guitarrista do The Byrds, a influente banda de folk-rock de Los Angeles que combinava um som de guitarra inovador com melodias eloquentes. Ele passou quatro anos com o grupo de 1964 a 1968, cantando em seus muitos sucessos, incluindo os covers do topo das paradas “Mr. Tambourine Man” e “Vire! Virar! Virar!"

Mas Crosby encontraria um sucesso comercial muito maior com seu próximo grupo.

Ele se juntou aos outros habitantes de Lauren Canyon, Stills e Nash, para formar Crosby, Stills & Nash, cujo álbum de estreia homônimo de 1969 alcançou o Top 10. Apresentando harmonias brilhantes e muitas vezes mágicas, o disco incluía faixas clássicas como "Suite: Judy BLue Eyes" e " Marrakech Express ”- ambos foram os 30 maiores sucessos pop - e o LP vendeu mais de 4 milhões de cópias apenas nos Estados Unidos.

Descanse em paz, David Crosby...

Nenhum comentário:

Postar um comentário