Translate

26 de janeiro de 2023

Uma collab especial: Marcelo Magal, André Frateschi, Ícaro Scagliusi e Rafael Bisogno lançam versão de Led Zeppelin

Foto: Divulgação


Que a música une as pessoas, disso não temos dúvidas. E com esse quarteto de peso não foi diferente.

Marcelo Magal, é baixista há 15 anos da clássica banda de rock, Biquíni. Ícaro Scagliusi, guitarrista ao lado de Paulo Ricardo. Rafael Bisogno, é baterista na banda de Humberto Gessinger. André Frateschi é aquele artista versátil, ator e músico, que percorre o Brasil com projetos incríveis como o Tributo a David Bowie e desde 2015 assumiu os vocais da banda Legião Urbana.

Dos encontros em backstage pelos festivais de música afora, para o Projeto Led, assim se chama essa collab.

A canção escolhida é Immigrant Song, um clássico da banda Led Zeppelin, lançada em 1970. E essa escolha tem uma história que vamos contar pra vocês.

Dia 4 de agosto é aniversário do Juba, baterista da Blitz, amigo em comum de todos nós. Uns dias antes ele me ligou pedindo para eu gravar Immigrant Song, do Led Zeppelin, em homenagem ao seu aniversário. Durante uma passagem de som, coloquei o áudio no telefone e toquei acompanhando a música. Após gravá-la, liguei para o Magal e o convidei para gravar o baixo. Durante a conversa, pensamos em convidar o Ícaro para gravar a guitarra, visto que nós já havíamos realizado outra collab, Dancing Days, também do LED (coincidência), onde o Bruno do Biquíni gravou as vozes. Até aí, tínhamos quase tudo, faltava apenas o cantor.  Foi então que o Magal sugeriu e fez o convite ao André, e foi unânime a alegria de saber que ele tinha topado esta empreitada com a gente. Em suma, de um simples registro de celular em alguma passagem de som, surgiu um projeto que promete ser muito rock'n roll”, conta Rafael Bisogno.

O que era para ser um projeto instrumental, ganhou voz, e cresceu. Hoje temos uma canção em áudio visual para todos apreciarem sem moderação.

A princípio iríamos fazer uma versão instrumental, porque não seria fácil achar alguém pra cantar essa música. Eis que, a Luciana (Minha assessora de comunicação), sabendo da Collab falou do André, e eu achei bacana, porque poucas semanas antes tínhamos feito um festival em Fortaleza e eu tinha assistido e curtido muito o show da Legião. Ali conheci o André, até o vi ali do meu lado no palco no meio do show do Biquíni. Eu já sabia que ele cantava bem, tinha acabado de ver. Mas, fiquei muito impressionado mesmo no dia da gravação” – Marcelo Magal.


A gravação da versão desse sucesso aconteceu em novembro de 2022, e teve o apoio do estúdio Clandestinos, em São Paulo.

 “Viver é a arte do encontro.  Acredito nisso e busco encontros significativos como quem procura joia na areia da praia. Contudo, nem sempre a sorte sorri desse jeito. Nos cruzamos algumas vezes nos grandes festivais de rock pelo país, e já admirava cada um deles. Agora estamos juntos pela primeira vez e já começamos com Led Zeppelin, por que só se brinca à sério com essa turma.  Que esse encontro se repita muitas vezes.  Só o Rock Salva”, destaca André Frateschi.

O lançamento está disponível no YouTube (Marcelo Magal) e também em breve nas plataformas de streamings de música.


Recebi uma mensagem do Magal, perguntando se eu gostaria de fazer mais uma parceira com ele e Rafa em uma segunda música do Led, agora seria Immigrant Song. Aquilo significou que teria mais por vir, o que me deixou muito feliz. Como a vontade de concretizar o trabalho era grande e ainda não tínhamos o cantor, tentamos uma versão instrumental, mas algo ainda estava faltando, a voz certa. Foi então que a Luciana trouxe o André e em poucos minutos tudo se encaixou perfeitamente. Um outro ponto interessante, foi a preocupação com os arranjos para que não soasse como uma fotocópia exata, porém, todos os elementos escolhidos fazem parte do universo Led Zeppelin, o que torna a versão respeitosa com o artista. É uma alegria enorme poder fazer parte de tudo isso e que venha muito mais”, finaliza Ícaro Scagliusi.


Agradecimento: Luciana Scudelari

Nenhum comentário:

Postar um comentário